Porque Se Usa A Aliança De Casamento Na Mão Esquerda?

Alianças de Casamento

A aliança é um dos maiores símbolos que temos no mundo nos dias de hoje e o seu simbolismo pode ser atrelado ao casamento, a união, ao companheirismo, ao amor, ao romance, entre muitos outros significados. Apesar de todos os usos das alianças, provavelmente o mais conhecido e apreciado é definitivamente o uso no casamento, hoje só de vermos as pessoas com o anel dourado em seu dedo anular na sua mão esquerda automaticamente já podemos deduzir que ela é casada, no entanto uma coisa importante é que aonde o anel está significa mais do que a sua coloração, pois nos dias de hoje muitos casais vem optando por alianças de outras tonalidades como o ouro rosê, ainda que o dourado seja definitivamente o mais comum, essas outras variações vem pouco a pouco ganhando o seu espaço no mercado.

Na sociedade atual e ocidental, as alianças já se tornaram muito mais que um item de luxo, supérfluo ou algo que é usado como um status, elas se tornaram um dos maiores indicadores e símbolos sociais de compromisso com outra pessoa, não importa se sejam elas caras ou mais simples, não importa se são de ouro verdadeiro ou algum tipo de replica, o mais importante é o significado desse ano, que com certeza é muito mais do que um simples anel. Há outros tipos de aliança para compromisso, como a aliança de namoro e a aliança de noivado, sendo que a de namoro normalmente é de prato ou na coloração prata, enquanto que a aliança de noivado é também dourada em geral, mas usada em um outro dedo, apesar de todas as variedades desse tipo de anel, a aliança de casamento ainda é a mais comum entre todas elas.

Diante de todas essas informações qual seria então o significado de fato das alianças? Vamos começar falando sobre a palavra aliança e o que ela quer dizer, segundo se acredita ela teve as suas origens na linguagem latim e seria derivada da palavra alligare, que tem como significado compor e se ligar a algo. Se formos considerar o uso da palavra aliança, temos principalmente a sua aplicação no livro da Bíblia, na qual a palavra é citada muitas vezes, inclusive a Bíblia é normalmente dividida entre duas alianças ao longo da história, a nova e a antiga aliança, sendo a nova correspondente ao novo testamento. É interessante saber que a palavra aliança referindo-se ao anel de compromisso tem uma aplicação de uso mais recente, uma vez que as alianças de casamento só passaram a ter o simbolismo que elas têm nos dias de hoje, a partir do século XV, apesar de serem usadas como contrato desde o século IX.

Alianças de Casamento

Alianças de Casamento

Acredita-se que os povos chamados de hindus, que por sua vez viviam no lado oriental do mundo, já usavam a aliança muitos séculos antes que elas chegassem ao Ocidente, antes mesmo dela ser usada por qualquer tipo de ato cristão ou ocidental familiar. É preciso pontuar que a aliança foi usada por muito tempo como símbolo de união de famílias (diante da sociedade, união de bens, união de interesses), mas em que nada tinha a ver de fato com fidelidade, romantismo ou amor, era como se fosse a assinatura de um contrato comercial, essa conotação da aliança como símbolo de compromisso e amor, surgiu quando o símbolo passou a ser usado por noivos para demonstrar o compromisso e o carinho com o outro, mas isso não foi uma invenção da igreja, foi uma incorporação de algo que existia na sociedade para indicar fechamento de contratos, inclusive a igreja pode ter instituído as alianças no século IX, mas demorou ainda muitos séculos para esse anel ser ligado ao sentimento de amor.

Por Que Se Usa Aliança De Casamento Na Mão Esquerda?

Um outro grande simbolismo da aliança de casamento é quanto ao seu uso na mão esquerda e no dedo anular, inclusive porque o dedo anular se chama dedo anular você sabe? O uso de anéis de compromisso no dedo que chamamos de anelar tem as suas origens na sociedade egípcia a mais de 2500 anos antes de Cristo, quando eles acreditavam que esse dedo especificamente tinha uma ligação com o coração através de uma veia, particularmente o dedo anular da mão esquerda. No entanto, esse costume ainda demorou milhares de anos para ganhar espaço no Ocidente, onde inclusive a começou a ser implementado como contrato, mas quando o costume de uso das alianças foi finalmente atrelado aos sentimentos e ao amor, o uso em especial no dedo anelar da mão esquerda também foi adotado como padrão.

Alguns séculos depois, mas ainda na sociedade antes da era de Cristo, por volta de 2000 a. c. foi descoberto o fenômeno do magnetismo pelos povos gregos, com isso mais um conceito importante foi ligado aos atos de união entre duas pessoas foi adicionado, esse conceito foi o uso do material ferro (Fe) para confeccionar as alianças, pois naquela época com a descoberta do magnetismo dos materiais e se conhecendo essa propriedade do ferro e seus efeitos magnéticos, usar as alianças no dedo anelar da mão esquerda e em material de ferro, faria com que os dois corações dos noivos fossem sempre ligados com a ajuda do magnetismo, já que tendo esse propriedade nos dedos que ligavam diretamente ao coração, essa atração seria então muito maior e mais efetiva, era como se os próprios corações tivessem ligados uns aos outros e fossem constantemente lembrados e atraídos pelo amor.

Hoje em dia há mais uma tradição em relação as alianças, que é o fato dos noivos mandarem gravar os seus nomes na aliança do outro e em alguns casos são também gravadas as datas do compromisso, e até mesmo alguma frasezinhha mais curta ou palavra que tenha um significado ao casal. Não são todos que adotam esse costume, mas é bem comum atualmente. Muitas pessoas já pedem para serem adicionados esses detalhes no momento da compra, outras mandam gravar depois, fica a critério de cada um. Existe, no entanto, um outro lado que são os casais que optam por não usar mais alianças, mesmo depois de casados, essa pratica vem cada vez mais aumentando o número de adeptos. Quanto as alianças de namoro, o uso desse tipo de anel já caiu muito em desuso no nosso país, onde antigamente era uma tradição muito seguida, mas que hoje raramente acontece.

Trocando Alianças

Trocando Alianças

É interessante citar também uma diferença muito grande que existe nesse assunto entre a sociedade brasileira e a sociedade americana, em relação ao noivado, aqui no Brasil é muito mais comum que duas pessoas se tornem noivas e neste momento passem a usar a aliança dourada, mas na mão direita ainda, após o casamento então a mesma aliança é usada, mas agora é colocada na mão esquerda (na maioria dos casos usa-se a mesma aliança). Já nos Estados Unidos o que acontece segundo as tradições de casamento do país, é que uma pessoa quando pede a outra em casamento ela deve dar um anel (à mulher em geral é quem recebe o anel) de brilhantes verdadeiro ou um mais simples apenas imitando, mas deve dar um anel que seja significativo e ele é usado somente pela mulher ou a pessoa que recebeu o presente independente do sexo, então quando se casam é quando entram em cena as alianças, que são usadas por ambos os noivos e esse anel de brilhantes pode ser usado apenas esporadicamente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *