Casamento
Os casamentos são celebrações que marcam o dia especial das pessoas, é aquele dia que fica marcado na vida de todos os envolvidos, não somente na vida dos noivos que estão se casando, mas também na vida da família e dos amigos e de todos aqueles que torcem pela felicidade genuína do casal. Por causa de tudo isso, o casamento é uma das cerimonias mais planejadas que existem, eles envolvem um grande número de pessoas planejando e trabalhando para que tudo saia perfeito.
Hoje em dia não há mais tantas regras relacionadas a realização de casamentos, uma vez que a maior parte das tradições já se tornaram bem flexíveis com o passar dos anos, como por exemplo, em função do local de realização dos casamentos. Antigamente no tempo dos nossos avós e até mesmo no tempo dos nossos pais, em um país Ocidental, principalmente se tratando de um país como o Brasil, era quase que um pecado contra a igreja não fazer o casamento dentro de uma instituição religiosa, mas nos dias de hoje já existe uma liberdade bem maior em relação a isso.
Todas essas mudanças que foram citadas, até certo tempo atrás eram inimagináveis, mas atualmente são completamente naturais. É claro que se há diferentes maneiras de se planejar uma cerimônia de casamento hoje em dia, o natural é que tudo relacionado ao tema também fosse um pouco modificado, afinal um casamento que não tem sua celebração em algum tipo de igreja, terá que ter a sua oficialização realizada em algum outro lugar, a opção principal dos casais vêm sendo as locações a céu aberto.
Os casamentos durante o dia e os casamentos integrados com a natureza vem sendo cada vez mais comuns, no entanto, não devemos nos esquecer que moramos em um país tropical e por mais que alguns ambientes fiquei lindos na luz do dia, a temperatura nesses horários pode ser muito intensa, pode fazer muito calor e isso atrapalhar toda a cerimônia e até mesmo a festa ou recepção que acontece em seguida. Lembre-se em lugares abertos é bem mais difícil de se refrescar o ambiente como um todo, já que por exemplo o ar condicionado é funcional apenas para locais fechados, sendo assim uma ótima opção é que se escolha um intermediário, o que seria um casamento que acontece no horário do fim da tarde e já começo de noite, ou ainda que seja inteiramente no período da noite.
Diante de todas essas informações citadas acima, fica muito claro que o dress code, ou seja, que as vestimentas mais adequadas para um casamento, também vem mudando, elas não são nem tão tradicionais e também não são tão simples de se escolher como antes, em que tudo era praticamente padronizado. Hoje em dia são muitos cenários prováveis e por isso as possibilidades de roupas também são muito maiores, certos casais de noivos vem fazendo para não deixarem os seus convidados assim tão perdidos, é já no convite de casamento estabelecer qual será o estilo da celebração e o tipo de roupa mais adequada, mas ainda há pessoas que não escrevem nada e nem deixam nada muito claro através do convite, apesar dessas serem minoria, nesses casos o mais indicado é ligar para um dos noivos e perguntar qual será o estilo de vestimenta mais adequada para a ocasião.
Como vimos, muitas regras ficaram no passado, além das regras sociais que se tinha em volta do casamento, que definia os tons de cores usadas, os locais mais adequados para a cerimônia, as decorações mais aceitáveis, etc, o Brasil foi criado com base na imposição da religião católica por parte de Portugal que foi o seu país colonizador, as regras para o casamento católico eram muito claras, mas hoje o Brasil já tem uma participação maior de muitos outros grupos religiosos, que tem outras tradições, outros estilos de casamento e também outras roupas mais adequadas ao momento de acordo com as suas próprias tradições.
É interessante considerar que em nosso país sempre associamos a noiva à cor branca, mas em muitos países do Oriente, por exemplo, a cor mais comum e indicada para um noiva é o vermelho, são essas diferenças religiosas e culturais, que vem modificando o cenário dos casamentos no Brasil e em todo o mundo, além de também abrir espaço para opções diferenciadas de celebrações matrimoniais, o que consequentemente fez com que aumentasse o mercado e valor anual financeiro que gira em torno desse tipo de celebração.
Roupas Para Se Usar Em Casamentos – Convidados
Um dos pontos que podem causar mais dúvidas quando se fala em casamentos, definitivamente são as roupas, isso pode gerar dúvidas tanto nos convidados, quanto nos principais envolvidos na cerimônia, que são os noivos, por esse motivo que uma boa assessoria de casamentos pode e vai ajudar muito a passar por essas questões sem grandes complicações. Uma boa parte dos casais de noivos prestes a se casar, normalmente contratam uma empresa para ajudar os preparativos da cerimônia e da festa, mas sabemos também que não são todas as pessoas que tem essa oportunidade e que podem aumentar os gastos com esse tipo de serviço.
É claro que esses profissionais facilitam mil vezes a vida dos noivos, diminuindo muito a probabilidade de haver qualquer tipo de problema, mas se o dinheiro está curto é melhor economizar o quanto puder, por esse motivo aqui vamos dar algumas dicas do que vestir em casamento, não importa se você for a noiva, o noivo ou um dos convidados, aqui vamos falar um pouco de tudo para que você possa escolher qual dentre as opções que realmente combina com você e vai te fazer se sentir melhor neste dia tão especial. As opções são muitas, portanto, antes de decidir qualquer coisa sobre as roupas, você deve saber qual será o estilo de casamento que você vai e também aonde vai ser, essa é a primeira informação que você deve ter.
Podemos dizer que uma segunda informação que seria muito importante em relação as roupas, seria em relação a estação que o casamento será realizado, afinal uma festa no inverno não é a mesma coisa de uma festa realizada no verão e vice versa. O padrão de temperaturas, de horas de sol e probabilidade de chuvas, tudo isso pode ter uma grande variação, sendo assim, as roupas escolhidas também mudam, pois é preciso se adequar as condições do dia e do local, portanto é correto dizer que a data do casamento também influencia nas vestimentas das pessoas que irão comparecer ao evento.
Há pessoas que perguntam sobre as roupas diretamente para os noivos, no entanto, hoje em dia é muito comum que o casal faça um site especialmente deles para o seu casamento, nesse site se encontram muitas informações e até mesmo as listas de presente, alguns contam ainda com a história do casal, junto com algumas de suas principais fotos. Neste endereço online provavelmente estarão todas as respostas que você precisa, principalmente em relação ao que vestir, mas se por acaso não houver um site do casamento que você vai, uma dica é observar se no convite não há essas informações, se ainda não tiver, o estilo do convite é um grande indicativo de como será a festa.
Casamentos Durante a Noite No Verão
Podemos dizer que em geral, o verão no Brasil é uma estação muito conhecida pelo intenso calor e também pelas chuvas, que podem ser rápidas, mas ainda assim muitíssimo intensas causando até mesmo alguns estragos. Deve-se ter em mente também que a grande maioria das chuvas de verão acontecem no período do fim de tarde ou começo da noite, que é justamente quando o dia já acumulou um calor muito grande e as nuvens se formam, em consequência acontecem as precipitações de verão.
Sendo assim, antes de realizar qualquer casamento nessa estação, é preciso ter certeza que o lugar escolhido para fazer a festa é adequado, independentemente de quais sejam as previsões em relação as condições meteorológicas do dia. Sendo você um dos noivos ou um dos convidados do casamento, sempre cheque a previsão do tempo com antecedência, mas também na semana do evento, afinal elas podem mudar. Os verões por aqui em nosso país costumam ser quentes, mesmo nos dias que são mais chuvosos, por isso procure por roupas que tenham tecidos mais leves e mais frescos, roupas que não pesem no look, sapatos que não façam o seu pé suar ou que possam te machucar, etc.
As roupas mais indicadas para casamentos de noite, se tratando dos convidados da festa, geralmente são os vestidos longos para as mulheres e roupas sociais como terno e gravata para os homens. Os ternos em geral, costumam ter cores mais escuras, no entanto, se tratando de um casamento no verão, dependendo da locação da festa e da recepção, atualmente é completamente aceitável que os homens usem cores mais claras em suas roupas, quebrando aquele padrão de que homem só usa cor escura em casamentos.
No verão também é muito comum que as convidadas da festa troquem o clássico vestido longo, por vestidos mais curtos, afinal as festas durante essa estação são mais descontraídas, as cores também podem ser mais alegres, geralmente até a decoração dos casamentos é diferente, uma vez que conta com um investimento bem maior nas cores alegres, mas mais uma vez reforçamos que isso é muito influenciado pelo estilo escolhido de casamento, então abaixo vamos falar um pouco mais especificamente sobre os diferentes temas de casamento, que hoje estão entre as principais escolhas de quem vai se casar.
Casamento na praia: Há um grande número de noivos que hoje optam por realizar o seu casamento na praia, a beira da areia ou no que chamamos de beach clubs, esses casamentos tem uma pegada bem mais tranquila, que perde muito de sua formalidade, isso não quer dizer que eles não sejam elegantes, charmosos e muito bonitos, pois são, mas sim que são diferentes e tem uma proposta mais leve. Algumas pessoas optam por um clima mais praiano de festa, outras continuam seguindo na linha chique mesmo na praia, independente disso, esse tipo de festa quando acontece no final da tarde e continua no período da noite, pede roupas mais leves, com cores mais coloridas (não necessariamente cores fortes), mas a cartela adotada aqui pode ser bem mais variada.
Muitas pessoas, independente se é homem ou mulher, tem optado por usar o amarelo claro, os diversos tons de azul (desde o mais claro a até os mais escuros), o rosa, o roxo e o lilás vem se destacando também, o verde é uma boa pedida, assim como o azul, o verde é visto em uma grande variedades de tonalidades, até o laranja vem sendo mais aceito, sem falar também dos vestidos estampados, que podem ter tudo a ver com a festa, principalmente se ela começa no final da tarde, assim aproveitando um período do dia, se a festa for somente durante a noite o estampado pode não cair tão bem assim, vai depender também da estampa em questão.
Um ponto muito importante é saber qual a cor do vestido da noiva, se ela vai usar o branco que é o mais tradicional ou se ela irá optar por algum outro tom, afinal já não existe mais a obrigatoriedade de se usar o branco, normalmente a noiva deve avisar se ela escolher usar outra cor, para que os convidados não usarem a mesma tonalidade, se nada for dito é porque geralmente ela escolheu o branco, de qualquer forma, para que não haja nenhum mal entendido, é sempre bom entrar em contato e perguntar explicitamente sobre a questão.
Uma regra é que as roupas das mulheres ou dos homens, sejam mais soltinhas e mais frescas, inclusive para mulheres é completamente aceitável que usem vestidos mais curtos e também macacões, que combinam e podem ser a pedida perfeita para a ocasião. O noivo não tem a obrigatoriedade também de usar o tradicional preto, afinal ele está na praia, por isso é bem mais difícil de se ver um noivo se casando com cores escuras nesses estilos de festa, assim também os convidados do sexo masculino estão mais livres para variar no tom de suas roupas, mas vale o mesmo cuidado descrito para com a noiva, cheque antes do evento, nesse caso com o noivo, se há alguma cor que seja “proibida”.
Casamento na fazenda: Esse tipo de casamento que tem aquele ar de fazenda, aquele ar do campo, normalmente são realizados ao ar livre, em locais onde se tenha um grande gramado, mas eles nada têm a ver com o estilo praiano que se vê nos casamentos do litoral. Dentro desse segmento “fazenda” uma das coisas mais comuns é inclusive o estilo camponês chique, onde as festas são feitas com base em tendências “boho chique” e rustico chique, o que fica muito lindo, afinal quebra o ar tradicional, sem perder a característica de uma festa com requinte. É claro que há vários estilos de festas, mas os casamentos a céu aberto no campo são incríveis em todas as suas variações.
As roupas para esse tipo de festa vão depender muito se a festa é mais tradicional, ainda que seja no “campo”, ou se ela é mais descontraída, no estilo rústico original, consequentemente as roupas serão diferentes de acordo com a escolha do tema. Um casamento na fazenda mais chique e tradicional, pode seguir os mesmos estilos de roupas que se usaria em um casamento tradicional de salão, com vestidos longos, com uma cartela de cores mais sérias, mas ainda assim o clima do local pode ser propicio ao uso de tecidos mais fluidos.
Os vestidos mais curtos também estão liberados, desde que eles sejam elegantes e sofisticados, não faz tanta diferença o comprimento quando se está de acordo com a temática e o nível de requinte da festa. Nesse caso os vestidos pretos entram com certeza, como uma das melhores opções a serem escolhidas, afinal o preto é a cor coringa das grandes produções, mesmo quando o vestido é mais básico, o tom preto com um bom acessório e a maquiagem certa, deixa qualquer look muito chique.
Em relação aos homens, não tem problema se você quiser usar o terno preto, mas saiba que um terno cinza ou azul marinho cabe perfeitamente na ocasião, se o casamento na fazenda for mesmo em um estilo mais rustico, uma opção é optar por tons ainda mais claros e descontraídos, é claro se couber dentro do tema da festa, além disso, ternos com tecidos menos estruturados são perfeitos, muitas pessoas optam ainda pelas opções de ternos do tipo slim, que dão uma impressão de alongamento para o corpo, é claro que o mais importante é você conhecer o seu próprio corpo e biotipo, dessa forma você conseguirá identificar qual modelo ficará melhor.
Nos casamentos mais informais, o uso da gravata para os convidados podem ser até dispensado do look, no entanto, se você ainda quer usar esse tipo de acessório, uma opção muito interessante é apostar em modelos mais descontraídos e divertidos, fugindo um pouco das cores mais escuras e muito sérias. As cores claras se saem muito bem para quebrar a imagem de seriedade da produção, uma única regra que se tem sobre as gravatas é que elas não devem ser mais claras do que a camisa social escolhida, fora isso, use a criatividade a vontade. Em relação aos tamanhos, hoje está em alta o tipo de gravata mais fina, conhecida também como gravata slim, nesse caso muitos dizem que ela fica melhor em pessoas mais magras, por ficar mais proporcional visivelmente, mas a verdade é que a gravata slim é linda e fica bem em praticamente 100% das pessoas.
Os vestidos com detalhes em renda, tricô e com estampas podem casar muito bem, mas atente-se para a sofisticação da peça, além disso, observe a sensualidade do vestido, por uma questão de proporção mesmo, é indicado que se equilibre decote e comprimento da peça, afinal o centro das atenções nesse dia devem ser os noivos, em especial a noiva, mas seja livre e criativa para usar o que achar melhor, desde que não ofusque as pessoas que estão se casando. O brilho também é bem vindo já que estamos falando de casamentos durante a noite, mas ele deve ser em pequenas proporções e sem exageros, afinal é um casamento na fazenda e não em um salão tradicional, onde seria mais aceitável esse modelo.
Casamentos tradicionais: Aqui vamos incluir os casamentos tradicionais, como sendo os casamentos realizados em alguma instituição religiosa e também os que contam com festas e recepções em estilo mais formal, realizadas em salões, em clubes urbanos ou em outros ambientes que seguem o mesmo padrão de decoração e estilo. Normalmente esses casamentos pedem um pouco mais de sobriedade nos looks, com os homens vestidos em cores mais escuras e mulheres vestidas com vestidos em modelos mais sérios, porém com um bom toque de sofisticação.
Provavelmente essa é a ocasião em que o famoso vestido “pretinho básico” mais se encaixa, afinal estamos falando de uma ocasião mais formal e não necessariamente você precisa ter um vestido cheio de pedrarias ou de brilho para ter um look requintado, o pretinho básico certo, com os acessórios certos, um cabelo bem hidratado ainda que não esteja com um penteado muito produzido e uma maquiagem certeira, pode ser a receita infalível dessa ocasião. As vezes não é preciso de muito, mas de tudo na medida certa. Agora em casamentos que podem um traje de gala, as superproduções podem ser muito bem vindas, com vestidos de pedrarias, etc.
Em relação aos sapatos, nesse tipo de casamento, não é nem um pouco indicado os sapatos menos formais e mais despojados, como sapatos estilo “rasteirinhas”, além desse modelo, os saltos Anabela não combinam nada com a ocasião, muito menos aqueles que são feitos de “corda”, de madeira ou ainda o sapato de cortiça. O mais comum é o uso de sandálias sofisticadas com brilho ou apenas um metalizado, com saltos altos e finos. Outra opção que nunca sai de moda e que podemos considerar como sendo um clássico atual são os sapatos do tipo scarpins, desde que sejam elegantes e básicos eles serão certeiros para os casamentos, uma vez que scarpins muito chamativos podem ser um pouco exagerados e quebrar toda a elegância da produção.
Existem ainda outras opções de sapato que podem ser usadas, como por exemplo, as famosas ankle boots, que são aquelas botas de cano mais curto (na altura dos tornozelos, como o próprio nome já diz) e com saltos, elas podem ser uma combinação perfeita dependendo do seu vestido, mas atente-se ao modelo, pois não são todas as botinhas que se encaixam aqui, somente aquelas que tem um ar mais chique, com salto e detalhes que combinem com o resto da sua produção, saiba avaliar com cautela se a sua ankle boots é apropriada ou não, uma outra indicação são os modelos de sapato chamados de peep toe.
Em relação a bolsas, lembre-se que os casamentos realizados a noite não combinam de maneira nenhuma com bolsas grandes, o mais adequado e elegantes, são aquelas bolsas do tipo bolsa carteira, em que se leva somente o básico dentro dela, um batom, um celular, um documento e algo mais que achar necessário, as vezes a própria bolsa fará você levar apenas o básico, pois elas nem comportam guardar muitos itens. As maquiagens para os casamentos mais tradicionais podem ser um pouco mais pesadas, do que as maquiagens dos casamentos ao ar livre, mas cuidado para não pesar demais, afinal mais uma vez vamos repetir que a atenção principal é sempre para a noiva.
Casamentos Durante a Noite No Inverno
Há muitas pessoas que não querem nem pensar em se casar durante os meses de inverno, pois elas acreditam que o frio pode ser muito intenso e realmente pode ser, dependendo da região do Brasil em que você se encontra, mas devemos lembrar que existem também suas vantagens, uma delas é que na maior parte do Brasil o inverno nem tem temperaturas tão baixas assim e a possibilidade de ocorrerem chuvas é bem menor, o que é um alívio, já que a chuva pode ser um grande problema dos casamentos, fazendo se sujar as roupas, molhar a decoração, destruir partes da festa, entre outros entretempos que ela pode causar.
Casamento na praia: O primeiro pensamento que pode passar na nossa cabeça, no quesito casamento no litoral durante o inverno, pode ser que é impossível, casamentos na praia e inverno não combinam, mas aqui mais uma vez entram exatamente os argumentos citados acima, de que essa pode ser uma ótima opção para quem deseja fugir da chuva e talvez até conseguir precinhos mais camaradas dos serviços e acomodações, principalmente em épocas fora de temporada. Nesses casos é muito importante se conhecer a região onde vai acontecer o casamento, se ela normalmente tem um inverno mais rigoroso ou mais ameno com temperaturas mais altas, sendo assim você saberá se o local escolhido é interessante durante os meses de inverno ou apenas no verão.
As roupas nesse caso seguem o mesmo estilo das roupas de casamento na praia para o verão, mas talvez os vestidos longos sejam os mais adequados aqui, já que caso as temperaturas caiam ou vente demais durante a noite ou na madrugada a dentro, é uma proteção a mais que você terá em relação ao frio, além disso, é interessante levar alum casaco para a saída da festa. Os sapatos seguem a mesma linha de sapatos usados durante o verão, principalmente se a celebração for com o pé na areia, onde não é possível se caminhar com um salto por exemplo.
Casamento na fazenda: Os casamentos na fazenda durante os meses de inverno podem ser bem frios, principalmente porque essas locações costumam estar mais afastadas da cidade, em regiões mais abertas e com mais natureza, o que naturalmente faz com que as temperaturas caiam um pouco em comparação “as selvas de pedra”, com isso os looks de casamento, também mudam. Adicionar peças como a echarpe ou o tradicional xale, podem ser o detalhe que faltam para a elegância do seu look, eles além de te proteger do frio, também são chiques e charmosos. As peças lisas, sejam elas em tons neutros ou não, podem ser mais indicadas se caso a sua roupa já tiver algum brilho, textura ou estampa, se caso a sua roupa for lisa ou em tons mais sóbrios, é possível usar uma echarpe ou xale com tecidos estampados e mais coloridos, se combinar com a sua produção em geral.
Casamentos tradicionais: Se durante o verão os casamentos tradicionais já tinham a indicação do uso de vestidos longos, durante o inverno essa indicação se torna ainda maior, use e abuse dos longos nessas ocasiões, afinal é chique, combina com o tema e ainda te protege das baixas temperaturas, não tem como errar usando esse comprimento. Você pode ainda optar por sapatos fechados, como é o caso das ankle boots e dos scarpins ao invés das sandálias de salto finas comuns, assim o seu pé também ficará mais protegido contra o frio. Os conjuntos de calça e blusa (em estilos mais formais é claro), também são bem aceitos, são uma excelente opção para o inverno e podem ser até mesmo mais elegantes que muitos vestidos.
Uma ótima ideia para quando estiver saindo da festa, é levar um over coat ou como chamamos aqui, um sobretudo, afinal, ele é chique, atemporal e elegante, e definitivamente não vai te fazer perder a classe nem mesmo no final da festa. No inverno é mais comum que se use as cores escuras, que tem mais a ver com a estação, além disso vestidos com tecidos mais estruturados são bem vindos também, os acessórios são sempre uma excelente escolha para complementar o look em casamentos tradicionais.
Roupas Para Noivas Em Cerimônias Noturnas
Não poderíamos deixar de falar aqui também sobre as noivas, afinal elas é que são as estrelas centrais da maioria dos casamentos, então vamos lá, as roupas das noivas vem mudando geração após geração, houve uma época em que a moda aqui no Brasil e em todo o Ocidente em geral, era se usar um vestido no estilo princesa, com uma parte de baixo com muito volume, mas por um bom tempo já vem sendo tendência o uso de vestidos de noiva mais simples, menos estruturados e mais retos, no entanto, os bordados e as pedrarias continuam em alta.
Mudaram-se os costumes, mudaram-se também as roupas, há muitas noivas escolhendo também se casar de macacões e abrindo mão dos tradicionais vestidos, os macacões em um primeiro momento pode parecer uma opção um pouco estranha, mas a verdade é que eles são muito versáteis e alguns modelos podem ser extremamente chiques e elegantes, além disso, eles são perfeitos para produções ao ar livre, onde pode se escolher modelos com tecidos mais fluidos e leves, que vão dar o ar de descontração e modernidade perfeitos, eles ainda podem ser combinados com lindos acessórios e com penteados mais elaborados nos cabelos.
Além dos modelos de vestidos, a cor usada pelas noivas atualmente já é bem mais flexível, muita gente já opta por não se casar de branco, que é uma tradição antiga e que foi adotada em homenagem a uma rainha da Inglaterra de séculos atrás. As noivas mais modernas não estão tão ligadas em cores e se você quer sair do óbvio, mas não quer se arriscar tanto assim, as variações do branco podem ser boas opções (vide o off White), como também as variações mais claras de outras cores, como o rosa bebe e o azul bebe, o amarelo clarinho também fica lindo, tal como o lilás e o vermelho, nesse caso para as mais ousadas.
Considerações Importantes Sobre O Dress Code De Casamentos
Há algumas informações que devem ser levadas em consideração, como por exemplo, a cor dos vestidos das madrinhas é uma cor de vestido proibida para as convidadas, o ideal é que todas essas informações sejam disponíveis no site do casamento ou em alguma parte anexa ao convite, de qualquer forma se ainda houver dúvida consulte os noivos ou a assessoria de casamento que eles escolheram. Antigamente não se tinha essa restrição com a cor da roupa das madrinhas, mas hoje ela existe porque é muito comum que todas as madrinhas usem a mesma cor escolhida pela noiva, essa é uma tradição importada dos Estados Unidos e da Europa, mas que chegou e conquistou o mercado matrimonial brasileiro.
Se você tem dúvida em relação a estação em que vai se casar, talvez a melhor opção seja escolher entre as estações intermediárias, que pelo menos em teoria, não são nem muito frias e nem muito quentes e que além disso, também tem níveis de precipitações médias menores. Tanto a primavera quanto o outono são boas pedidas, a primavera talvez seja ainda melhor, uma vez que muitas árvores florescem nessa época e a decoração talvez possa sair mais em conta, principalmente se você optar pelas flores da estação para decorar a sua festa, consulte as floriculturas para saber mais sobre isso. Para os convidados essas estações intermediárias são muito mais vantajosas, já que é bem mais fácil achar uma roupa que se enquadre nos quesitos intermediários, principalmente se as festas forem em ambientes ao ar livre.
Não podíamos terminar de falar sobre as roupas ideais para convidados de casamento e deixar de reforçar que o branco não deve de maneira alguma ser usado por mulheres, não faça isso com a noiva em seu dia especial, o branco é a cor das noivas sempre, ainda que a noiva opte por não usar o branco, definitivamente não é uma cor adequada para convidados de uma festa de casamento. Ainda que hoje existem várias mulheres que abrem mão do branco, a melhor escolha é sempre escolher uma cor que não interfira na roupa da noiva ou na roupa das madrinhas, no caso de a noiva não usar branco, a cor que ela vai vestir também será uma cor proibida as convidadas.
Lembrando que quando falamos sobre a cor branca, isso inclui todas as tonalidades que se parecem com o branco, como o off White, o branco gelo e todas as outras variações que se aproximem da coloração. Na dúvida evite também os tons nudes muito apagados, como o bege clarinho que em fotos poderia ser confundido com o branco. Uma outra coisa é que ainda que seja raro de acontecer, existem noivas que não aceitam que suas convidadas usem roupas pretas em seu casamento, é claro que ninguém consegue adivinhar algo desse tipo, se esse for o caso a própria noiva deve deixar isso claro para os convidados, através do site do casal (do casamento) ou através do convite, seja como for é melhor que ela avise, afinal o pretinho básico é um coringa para casamentos.
Não podemos deixar de falar também sobre os acessórios a se usar em um casamento, os acessórios são poderosíssimos, eles podem construir e mudar looks inteiros, como aqui estamos falando sobre casamentos no período da noite, ele são mais do que bem vindos, os casamentos mais tradicionais podem ser perfeitos para tirar aquela sua joia do armário, usar aquela peça com muito brilho ou com cores fortes que você não consegue usar no dia a dia, esse é o momento ideal. Nos casamentos ao ar livre, talvez seja melhor diminuir no nível de brilho dos seus acessórios, mas isso não quer dizer que você não possa usar e abusar dessas peças, desde que elas combinem com o seu look, está tudo liberado.
Lembre-se daquela famosa regra de moda, mais é sempre menos, se você for investir nos acessórios, opte por peças menos chamativas, mais discretas, se você está usando uma peça que já tenha muitos detalhes, como bordados, brilhos, pedras, texturas, cores ou estampas, veja muito bem como está lindando com as proporções, afinal você não quer ficar parecendo a famosa arvore de natal, onde as pessoas mal conseguem reparar em você no meio de tantas informações, saiba também equilibrar as proporções, se for usar um colar muito grande, brilhoso ou chamativo, não abuse do tamanho do brinco e vice versa, o bom senso é sempre a melhor pedidas nessas ocasiões, na dúvida o mais discreto é sempre a melhor opção.