O Que Significa Usar Duas Alianças?

A aliança de casamento funciona como um lembrete diário da realização do sonho da vida conjugal é uma maneira de lembrar sempre o amor que existe em sua relação e ao mesmo tempo, demonstrar as outras pessoas que você se encontra em um relacionamento. A aliança é um símbolo muito forte, demonstrando amor que existe entre duas pessoas.

A simbologia da aliança pode trazer algumas dúvidas para os noivos que estão iniciando a organização de um casamento ou para simples curiosos que tem interesse de conhecer mais sobre esse item superimportante de uma cerimônia de casamento.

O Que Significa Usar Aliança?

Compreender o significado do uso da aliança é essencial para que toda a sua importância seja levada em consideração e dessa forma ela não seja usada como um item simples que tem como única função seguir uma tradição, mas sim, representando tudo que lhe convém.

A aliança demonstra um compromisso que foi assumido com o seu parceiro, que essencialmente gira em torno de uma relação de amor, é uma tradição longa que vem desde civilizações bem antigas e que evoluiu até o formato que conhecemos no dia de hoje.

A palavra aliança encontra sua origem no latim, na palavra alligare, que tem como significado a união ou uma relação de proximidade. O significado da palavra aliança está relacionado a ideia de um acordo selado ou de uma união que se estabelece, portanto, o anel chamado de aliança faz referência clara a união entre duas pessoas e no seu caso, em um relacionamento amoroso.

O anel é um item repleto de simbolismos, o seu formato circular está relacionado a eternidade, já que um círculo não possui nem início e nem fim, e como um dos principais pontos do casamento celebrado em âmbito religioso é a sua duração eterna, o uso do anel como uma aliança reforça tal ideia.

Durante a celebração do casamento, há uma tradição onde uma dama de honra (que normalmente é uma criança ou um casal de crianças) leva até o casal que se encontra no altar, as alianças carregadas por uma cesta ou uma almofada aveludada, essa tradição demonstra que a aliança tem um papel muito importante no casamento.

Usar Aliança

Usar Aliança

A aliança de casamento é precedida pelo anel de noivado, que é quando o casal demonstra a todos que tem a intenção de celebrar um matrimônio. Tanto a aliança quanto o anel de noivado são usados no dedo anelar, porém, o anel de noivado é usado na mão direito, e quando se realiza a cerimônia do casamento, ele passa para a mão esquerda. Há algumas explicações para essa troca, a mais romântica afirma que a aliança é usada na mão esquerda, pois essa está mais perto do coração, já outra explicação para essa tradição aponta que a mão esquerda demonstra submissão ao seu cônjuge.

Por muito tempo a aliança não tinha a função de representar o amor, mas, um acordo que era feito entre os pais do casal (o que era chamado de casamento arranjado), e a aliança representava as posses da noiva, quanto mais abastada fosse a sua classe, de materiais mais nobres era feita sua aliança. Porém, isso mudou e nos dias de hoje a maioria dos casamentos ocorrem para celebrar uma união no amor e no desejo de duas pessoas em formarem uma família.

Em alguns casos a noiva faz o uso de duas alianças, uso esse que pode ter mais de um significado:

O Que Significa Usar Duas Alianças?

Algumas pessoas decidem manter o seu anel de noivado ou então combinam a aliança um anel mais trabalhado, nesse caso, a pessoa está usando uma aliança comum e um anel mais sofisticado para criar um estilo mais elaborado.

O uso de dois anéis é comum, principalmente entre casais mais jovens e que desejam incrementar a sua aliança, já que um anel a mais pode ser usado apenas em algumas ocasiões que exigem algo mais elaborado, podendo ser removido quando a pessoa desejar algo mais simples, que é a aliança comum.

Mas há alguns casos, normalmente em pessoas mais velhas, que é possível observar o uso de duas alianças idênticas. Esse tipo de uso de duas alianças é um pouco triste, porém, tem uma simbologia muito forte e demonstra um amor que foi vivido intensamente. Normalmente, duas alianças são usadas por aqueles que já se tornaram viúvo, dessa forma, fazem o uso da sua aliança própria e carregam consigo o anel do seu parceiro, já que eles passaram grande parte da sua vida juntos, sendo usado assim como um símbolo para lembrar-se da vida que possuíam.

Apesar de ser um costume que pode ser observado tanto na personalidade feminina quanto na masculina, normalmente essa tradição é mais seguida por mulheres, normalmente já idosas e que perderam seus maridos.

Então, usar duas alianças significa (normalmente) viuvez, pode haver outras explicações, porém, essa é a mais comum e que ocorre com frequência. O uso do par de alianças na mão esquerda demonstra que aquela pessoa viveu uma relação intensa e de grande amor, e que mesmo a morte não é um obstáculo tão intenso a ponto de fazer com que a pessoa amada seja esquecida. A aliança representa que o amor é eterno, mesmo que uma das pessoas venha a falecer.

Usar Duas Alianças

Usar Duas Alianças

Usar duas alianças demonstra que há um laço tão sagrado entre aquelas pessoas que foge da realidade, conseguindo interligar o plano terreno com algo que seria o plano celeste, ou abstrato. É um ato muito bonito e que representa a importância da união daquelas pessoas em vida. É também um ato de afirmação, demonstra que não importa o que ocorra, o amor continua vivo, que as coisas podem ser mantidas como eram. Representa a união de sentimentos.

Portanto, usar duas alianças representa algo tão significativo como a troca das alianças em primeiro momento, representando o amor de uma união e estando repleta de simbolismos que o cerca, fazendo referência tanto ao formato circular do anel que demonstra a eternidade da união, quanto ao simples fato de amor e ser amado.

História Das Alianças De Casamento

Desde o momento em que os anéis foram criados eles já se tornaram um acessório repleto de significados, sendo usados tanto para talismãs pessoais como para objeto de troca e até mesmo demonstração de status, além disso, em alguns casos eram usados como uma promessa de amor.

A história das alianças de casamento tal como usamos atualmente possui várias influências, pois, muda de acordo com a sociedade e também com a religião da qual as pessoas que a usam fazem parte.

Há mais de 5 mil anos atrás os egípcios já faziam o uso da aliança, que era chamada de anel do amor. Normalmente os anéis eram feitos de tecido ou couro, e o formato de círculo foi escolhido pela ideia de eternidade em sua construção e também pelo buraco em seu centro, que era conhecido como um portal para o desconhecido, uma vida nova.

Assim como os egípcios, as sociedades Romana e Grega também usavam a aliança, nesse período os anéis eram confeccionados em ferro imantado, porque dessa forma os corações dos noivos estariam sempre interligados. O uso no dedo anelar esquerdo foi escolhido já que nesse dedo há uma veia que vai diretamente para o coração. Nesse período o anel também representava uma troca de posses, já que o homem passava a ter direito sobre os bens da mulher após lhe dar o anel.

Nas sociedades asiáticas as alianças também eram usadas há centenas de anos atrás, foi nesse continente que foi inventada a aliança puzzle, onde os dois anéis possuem o mesmo formato e podem se encaixar, apesar de hoje em dia ser bem fácil de desmontar esse tipo de anel, por um período ele era usado como uma forma de demonstrar que a mulher havia sido fiel (caso ela removesse o anel, o marido conseguiria descobrir).

As alianças foram evoluindo e se perpetuando mundialmente, até se tornarem uma forte tradição.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *