Dicas Para Lidar Melhor Com o Ciúme

Todo mundo gosta de saber que o outro sente ciúmes. Seja em pequenas doses diárias ou eventuais episódios de proibição de um vestido novo, o ciúme hoje em dia costuma ser o medidor de sentimentos, mas não é de fato. Ele pode ser bem perigoso em uma relação e quando em níveis exorbitantes, pode causar o fim de um relacionamento, seja ele curto ou de longa data. É preciso aprender a lidar com este sentimento se o seu desejo é manter uma relação longa e duradoura.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_BuRUGtMVZM[/youtube]

Por Que Sentimos Ciúmes? 

O ciúme é um sentimento relacionado com posse, bem humano e bem natural. As pessoas tendem a sentir ciúmes de objetos seus, e tendem a estender este sentimento de posse para relações humanas também, que pode ser entre irmãos, pais e primos. Homens e mulheres costumam tratar seu companheiro como seu e acabam por não querer que outros olhem, admirem ou tentem pegar. É como ter um lindo carro e todos queiram pegar, usar e levar para casa. Causa certa raivinha dentro de você, não?

Ciúmes

Ciúmes

Pessoas ciumentas em uma relação tendem a ser ciumentas também com seus objetos pessoais. A relação de posse tende a aparecer quando alguém mexe em seus bens pessoais, sendo esta uma boa pedida para os casais verificarem se estão com alguém ciumento de fato ou não. Caso queira saber se seu namorado ou namorada é ciumento ou não, observe como ele trata as suas coisas. Pessoas ciumentas costumam não gostar que suas coisas sejam mexidas, não se separam de bens importantes para elas como seu computador, celulares e não gostam de emprestar coisas nem que sejam a seus pais e amigos.

O Ciúme Pode Ser Fatal Em Um Relacionamento

Apesar de ser um sentimento simples, o ciúme pode acabar com diversas relações. Quando em níveis exagerados, ele pode destruir uma relação. Há casos de namoradas que não permitem que o namorado atenda ao telefone e maridos, em níveis extremos, que não permitem suas esposas de saírem de casa. Há relatos diversos de violência física motivada por ciúmes e até assassinato.

O ciúme é um sentimento de posse motivado pela emoção. As pessoas quando o sentem tendem a perder a razão e começam a pensar bastante com o lado momentâneo do cérebro, a emoção. Na maior parte dos casos acabam por deixar a pessoa ignorando seu lado racional e partindo para emoções e reações rápidas. O impulso pode causar grandes desastres e é motivo em muitos casos pelo orgulho ferido e pela raiva de ter alguém pegando algo que é seu.

A verdade é que não dá para escolher sentir ciúme ou não, apenas tentar controlá-lo. Ele existe e ponto final e poder vir em momentos nada agradáveis como festas de amigos, parentes e em reuniões de fim de ano. É um sentimento tal qual o amor, a raiva e não podemos escolher quando sentir ou não sentir, apenas tentar manter de uma forma saudável e a qual não prejudique a relação.

Aprendendo A Controlar O Ciúme: Há Motivos Para Sentir Ciúmes?

Apesar de ser um sentimento que surge sem aviso prévio, dá para controlar ao menos suas reações diante da problemática. Uma das formas é investigando o motivo. Será que você tem mesmo motivos para sentir ciúmes? Uma ligação atendida durante a madrugada pode sim ser uma amante, mas pode ser também uma amiga desesperada procurando conselhos, ou um amigo com problemas ou um parente doente. Existem milhões de motivos para ele atender ao telefone fora do seu alcance auditivo que não levam necessariamente a uma traição.

Um Problema

Um Problema

Nem todo colega de trabalho está dando em cima da sua namorada. Antes de partir para uma agressão, pense sobre o assunto e investigue. Será que o colega não precisa mesmo falar com sua companheira para algo urgente de trabalho e a viagem não é apenas algo de trabalho? Cada pergunta deve ser feita antes de partir para uma atitude.

A maior parte das crises de ciúmes de um casal é infundada. Muitas mulheres e homens temem perder quem amam por conta da concorrência e acabam por criar um clima de tensão a cada pequena fagulha de uma suposta traição. Um pouco de confiança em si mesmo e no outro podem manter o ciúmes neste caso sobre controle.

Antes de Brigar, Investigue

Você não precisa se tornar um detetive particular, mas procure motivos antes de desconfiar. Antes de brigar com seu namorado ou namorada por uma mensagem estranha em sua rede social, pergunte quem é ou investigue sobre o perfil ou se o casal possui uma história juntos. Pode não haver nada demais e você vai causar um contra tempo em sua relação, podendo até causar o rompimento sem necessidades.

Os ex podem representar um certo medo, mas na maior parte das vezes não há muito o que temer. Eles já foram um casal e hoje podem até estar se paquerando, mas não deve passar disso. Pense sobre o assunto antes de partir para uma briga e pedir o fim do contato. Às vezes eles não funcionaram como namorados e são bons amigos. Pense também em não fazer pedidos que você mesmo não gostaria de ter que fazer. Quantos amigos você não quer perder contato? Se você pedir para seu companheiro deixar de falar com uma amiga, pode precisar fazer o mesmo e perder uma amizade por um relacionamento nem tão duradouro o que valia tanto a pena. 

Não Deixe O Ciúme Dominar Sua Relação 

Cada momento em um relacionamento deve ser vivido da melhor forma possível e perder tempo com provocações bestas ou medo de perder o namorado ou noivo ou marido não é uma boa pedida. Todos somos passíveis de perder alguém para outra pessoa, mas o medo que isto aconteça não deve dominar a relação. É preciso viver tornando cada minuto especial, e não afastando as outras pessoas do seu companheiro para garantir que ele seja eternamente seu.

Existem diversas maneiras de manter o namorado do lado e viver a procura de propensas candidatas ou candidatos para tirar de jogo não é uma delas. Se a companhia se sente bem na relação, por que ela acabaria o namoro? Tornar o ambiente agradável é a melhor estratégia para manter o relacionamento prazeroso. Por mais que se sinta ciúmes, foque em manter o ambiente em harmonia e com todo o carinho do mundo, e a concorrência irá perder espaço.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Dj8skciAORc[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *