Apesar de todo o modernismo apregoado por muitos jovens a respeito das relações amorosas de hoje e de muitos se manifestarem contra a cerimônia e o casamento tradicionais, a verdade é que esse ainda é um momento de grande importância tanto para a mulher que busca a realização de um sonho, a procura do príncipe encantado, do marido perfeito, ideal para viver junto por toda a vida como também para o homem que igualmente busca a mulher de seus sonhos para com ela compartilharem sua vida e que seja inteligente, seja meiga e carinhosa.
Independente de tudo isso existem algumas curiosidades nas tradições dos casamentos que merecem ser conhecidas especialmente por aqueles que pretendem um dia chegarem ao altar.
Mês e Arroz
Para os japoneses o mês ideal para a união é junho, pois este mês é próprio para que o casamento dure muito enquanto que para nós o mês das noivas é maio provavelmente pela referencia a Maria, mãe.
Já no caso de jogar arroz é uma antiga tradição chinesa que é cultivada a mais de 2 mil anos e que simboliza a fartura para os noivos enquanto que os grãos são o símbolo da fertilidade.
Aliança e Vestido
A aliança já para os hebraicos possuía o significado de compromisso sendo que no plano esotérico o anel tem poderes considerados mágicos. Receber ou colocar um anel no dedo de alguém é como aceitar o dom do outro com exclusividade.
Já no que se refere à cor branca do vestido, esta somente se popularizou no século XVII por ocasião do casamento da rainha Vitória e teve uma aceitação muito grande por simbolizar a pureza, a castidade. Em Roma e na Grécia o branco era usado em celebrações de grande importância.
Buquê, Grinalda e Véu
Segundo antigos relatos o buquê surgiu na Grécia como se fosse um amuleto contra mau-olhado e por isso o alho era usado na confecção do buquê. Depois da cerimônia o buquê é atirado para as mulheres solteiras e a que pegar deverá ser a próxima a se casar.
Quanto à grinalda serve para diferençar mais a noiva das demais convidadas e quanto maior ela for maior riqueza e status da família. O véu em árabe quer dizer aquilo que separa duas coisas, no caso a vida de solteira da de casada.
Porque a Noiva é Carregada no Colo
Este é um costume de origem oriental que acreditavam na existência de gênios maus que somente atacavam as mulheres e que ficava na porta do quarto a espera da noiva e para evitar que a esposa possa pisar em algo ruim o marido a carrega no colo para dentro do quarto nupcial.
A Lua-de-Mel
Esta é de origem germânica que costumavam casar na fase da Lua Nova e para dar sorte durante a cerimônia os noivos bebiam uma mistura de mel com água.
Alguns acreditam que a origem pode ter vindo de Roma onde costumavam pingar gotas de mel na porta principal da casa dos noivos para que tivessem uma doce vida.