Costume de Presentear os Convidados Com Lembrançinha
Essa moda começou não muito longe, é recentemente moderno esse costume. As lembrançinhas sempre foram um gesto simbólico dos noivos e dos familiares dos noivos de agradecer os convidados pela presença. Antigamente, algo semelhante acontecia. Os familiares dos noivos agradeciam alguns convidados mais chegados oferecendo-lhes pequenos animais em troca, como galinhas e carneiros, e não pela presença no casamento, mas sim pela participação na vida dos noivos. Hoje em dia, é impossível um casamento sem ao menos uma lembrançinha. E assim como o gosto pelo vestido, pela decoração e pelo buffet variam imensamente, a escolha das lembrançinhas também pode causar muitas dúvidas, devido a enorme variedade que o mercado oferece. Há pessoas que trabalham só com isso. Escolher uma lembrançinha bastante significativa pode ser uma tarefa difícil.
Dicas
▪ Pensado o número de convidados? Faça pelo menos 50 unidades a mais de lembrançinhas porque sempre tem gente que vai querer levar para outras pessoas, pra avó, pra mãe… E não se esqueça nunca de guardar alguns exemplares para o casal! Há muitas noivas que reclamam que ficaram sem a lembrançinha do próprio casamento.
▪ Lembrançinha é igual vestido de noiva: infinitas opções, você baba por vários, mas no fim sempre tem um que te agrada mais. O que menos precisa nessa hora é preguiça de procurar e escolher. A internet é uma excelente ferramenta que oferece ideias para você. Depois é só procurar em casas de festas, pois eles sempre têm referência de profissionais que fazem as lembrançinhas.
▪. Evite clichês! Tudo bem que aqueles imãs de geladeira são até bonitinhos, mas há tantas outras opções hoje em dia, que você poderia deixar eles de lado essa vez. Outras lembranças como aqueles mini vasinhos de flores plantadas no gesso também já saíram de moda.
Algumas Sugestões:
Comestíveis: Uma das mais tradicionais e que parece nunca sair de moda são os cupcakes ou mini-bolos decorados. Logicamente que não serão servidos em guardanapos. Uma caixinha bem decorada embeleza ainda mais o bolo. A única desvantagem, é que foge do conceito de lembrança, pois comeu, acabou. Entram nessa linha os bombons e trufas, saquinhos com balas finas e outros. Lembrando que, o famoso bem-casado não é lembrança de casamento! Ele é indispensável, mas não substitui as lembrançinhas.
Usáveis: Famosos adoram essa opção: são as famosas havaianas ou camisetas personalizadas, com a temática do casamento ou com o nome dos noivos, ou de acordo com o gosto do cliente. A ideia é fazer algo que lembre o casamento, mas que possa ser usado depois. Então evite fotos do casal ou nomes estampados muito visivelmente. Uma dica bem legal é fazer a camiseta com uma mensagem ou frase e colocar nome do casal e a data como etiqueta!
Decorativos: Essa é a opção talvez mais vasta. Você pode optar por caixas musicais, mini porta-joias para mulheres, velas aromatizadas (dentro de caixinhas de acrílico ficam lindas!), sachês para banho, mini garrafas com bebidas variadas (licores), canecas personalizadas, vasinhos de plantas naturais (vasinhos de pimenta, mini bonsai, muda de plantas, etc.), ou também vasinhos com flores feitas artesanalmente de pano (aquelas de meia de seda estão em baixa), mini buquês, porta retratos, monóculos, e por último, algo que está muito em alta é dar um cd, com músicas favoritas do casal.
Por Carol C.