Como se Aproximar Mais dos Filhos

Com a correria diária é constante ouvirmos pais e filhos dizerem que não conseguem passar muito tempo juntos, o que pode tornar a convivência mais complicada e pode acabar enfraquecendo a relação.

No entanto, não podemos culpar somente a falta de tempo como o principal fator responsável pelo distanciamento de pais e filhos, já que muitas vezes o tempo é suficiente, mas não é aproveitado com qualidade, o que também pode refletir negativamente no relacionamento.

Fazendo algumas reflexões acerca da convivência entre pais e filhos, abordaremos alguns fatores que podem influenciar negativamente na relação e, posteriormente, traremos algumas sugestões para que você possa cada vez mais se aproximar de seu(s) filho(s), já que se você acessou nosso artigo significa que está realmente preocupado(a) com o relacionamento. 

Como Conviver Com os Filhos Após a Separação

Um problema que acaba distanciando pais de seus filhos e/ou tornando a relação mais complicada é a separação dos pais. Após os filhos conviverem com os pais na mesma casa, ou mesmo participarem da relação da relação de alguma forma, quando os pais acabam tomando a decisão de romper o relacionamento, muitas vezes quem não deveria participar das brigas é quem acaba sofrendo mais com este momento, ou seja, as crianças acabam pagando caro pelo fim da relação.

Tentando atingir o(a) ex-parceiro(a) muita gente acaba tecendo duras críticas em relação ao antigo(a) parceiro, o que faz com que os filhos acabem guardando mágoas em relação ao pai ou a mãe e aos poucos prefira não ver a pessoa em questão com tanta frequência, ou talvez não queira vê-la mais.

Portanto, se o seu relacionamento chegou ao fim, mas você teve o privilégio de ter tido filhos, não saia por aí denegrindo a imagem de seu(sua) ex, pois por mais que a relação tenha terminado por algum motivo grave, a pessoa em questão fará parte da vida de seu filho para sempre. Portanto,  faça de tudo para que a relação entre você seja ao menos amigável.

No caso de você estar sendo vítima das críticas de seu(sua) ex companheiro(a), tente reestabelecer a relação entre vocês, ressaltando sempre a importância de vocês manterem uma relação saudável, que será fundamental para o desenvolvimento afetivo das crianças. Além disso, deixe sempre claro para os seus filhos que, por mais que a relação entre o casal tenha chegado ao fim, o laço entre vocês será eterno. 

Como Estreitar a Relação com os Filhos Adolescentes

Anteriormente abordamos as complicações que podem acontecer na relação entre pais e filhos após a separação do casal. A partir de agora trataremos de um tipo de relacionamento que, assim como no caso anterior, pode oferecer algumas complicações e ser um tanto quanto desafiador, já que lidar com um filho adolescente nem sempre é fácil.

Antes de ser tratado como um filho rebelde e que está querendo sempre atenção, na fase da adolescência o que o individuo mais necessita é de carinho e compreensão por parte de todos, pois as mudanças que ocorrem nesta etapa não são só físicas, mas psicológicas.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=XbM73PPC_kQ[/youtube]

Portanto, se você quer conquistar o respeito, afeto, carinho, confiança e a admiração de seu(s) filho(s), mostre a ele(s) que você não é um adversário, uma pessoa responsável somente pelas críticas e punições, mas procure estar na posição de amigo, sem deixar de lado sua postura como pai.

Ao ter um filho adolescente em casa alguns pais não conseguem desempenhar bem seu papel, pois acabam sendo autoritários demais, ou mesmo são tão permissivos ao ponto de não serem visto como uma figura de respeito.

Portanto, se você pretende ser um bom pai e quer evitar os conflitos desnecessários com seu filho adolescente, deixe bem claro que para que a relação seja saudável, vocês podem sim ser amigos, mas, além disso, você é o responsável pelo desenvolvimento dele, por isso precisa fazer cobranças e impor alguns limites, o que futuramente trará reflexos positivos na vida dele. 

Dicas para Melhorar o Relacionamento com os Filhos em Qualquer Situação

Independente da faixa etária de seu(s) filho(s) ou do tempo que você passam juntos, selecionamos algumas dicas fundamentais para o sucesso da relação. Confira.

Demonstre Afeto

Para se aproximar de seus filhos e conquistar a confiança e o amor deles, é fundamental que ele(a) primeiramente se sinta amado e bem quisto por você. Portanto, expresse o tempo todo quando você o(a) ama e o quanto você lhe quer bem, pois assim certamente seu filho se sentirá protegido e seguro ao seu lado.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=PQTbkYuB_W4[/youtube]

Dedique um Tempo ao seu Filho

Apesar de muitos pais culparem o fracasso da relação entre eles e seus filhos pelo fato de trabalharem demais, na realidade o fator tempo não pode servir como desculpa. Mesmo que você trabalhe demais e não possa passar muito tempo ao lado de seu filho, procure aproveitar os pequenos momentos com qualidade, ou seja, buscando se divertir ao lado dele e mostrando que aquele tempo, mesmo que curto, foi separado para que vocês se curtissem e fossem felizes. 

Inspire Confiança

Além de demonstrar todo afeto pelo seu filho e fazer questão de dedicar parte de seu tempo a ele, é fundamental que seu filho acredite e saiba que poderá contar com você independente da situação. Mostre o tempo todo que você estará sempre aberto para ouvir seus filhos e para ajudá-los o tempo todo, pois mesmo que inicialmente ele demonstre certa insegurança, com o passar do tempo certamente ele acabará mudando de atitude. 

Seja Compreensivo

Talvez o último tópico seja o mais importante, pois se você for realmente compreensivo com seus filhos, certamente você será capaz de amá-lo, independente de como ele é. Além disso, ao ser compreensivo você estará demonstrando todo o seu afeto e, certamente, terá a confiança de seu filho. Portanto, aja com equilíbrio e maturidade, pois a formação de seus filhos está em suas mãos.

E você? Quais são as atitudes que você costuma tomar em relação à educação de seus filhos? Não deixe de dividir suas experiências e sua opinião com os demais internautas. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *