Como Lidar Com A Crise No Relacionamento?

As crises ocorrem em todos os tipos de relacionamentos, principalmente quando é um relacionamento amoroso onde a convivência se torna constante e a vida do casal precisa passar por adaptações mútuas para que seja possível criar uma rotina em união.

Esses momentos de crises são completamente naturais e comuns, e ocorrem devido ao fato de que todas as pessoas estão em constantes mudanças durante o seu dia a dia, e tais mudanças, quando não apresentadas ao parceiro de forma correta e com diálogo, podem acarretar em momentos de tensão entre um casal.

Uma crise no relacionamento não representa diminuição ou falta de amor, e isso é um fator muito importante que deve ser destacado, partindo do princípio de que mesmo onde há sentimentos intensos pode-se haver diferenças que levam a momentos negativos é possível entender melhor como funciona uma crise em um relacionamento assim como ela pode ser superada.

Algumas crises em relacionamentos realmente podem acarretar em um término daquela relação, isso ocorre quando o casal nota que não há mais solução para os problemas e que eles já superaram as coisas boas que existem na relação, no entanto, esse é um número pequeno, e na maioria das vezes, uma crise não é sinal de um término próximo.

Quais São Os Sinais Que Um Relacionamento Em Crise Emite?

Partindo do princípio de que o relacionamento está em eterna construção e passam por inúmeras manutenções, as crises em relacionamento são comuns e em alguns momentos, até mesmo saudáveis para que ele possa evoluir para algo melhor.

Qualquer relacionamento humano possui fases mais positivas e fases negativas, claro que os relacionamentos amorosos não seriam diferentes, havendo momentos em que as brigas são constantes, as coisas se tornam desinteressantes por serem monótonos, os problemas da vida pessoal de cada um começa a afetar a relação, dentre outros fatores que demonstram que o casal está passando por uma crise.

O casal deve saber separar um momento ruim de uma crise na relação, já que os momentos ruins são bem mais comuns e ao mesmo tempo passageiros. Há alguns sinais que facilitam a identificação de uma crise na relação, e que podem ser analisados pelo casal para que eles consigam superar essa fase da sua vida juntos.

Relacionamento Em Crise

Relacionamento Em Crise

Os sinais mais claros que podem apontar uma crise no relacionamento são:

  • Vidas completamente independente: Esse pode ser um sinal inicial, mas, que já aponta algum erro na vida do casal. Claro que todas as pessoas necessitam de ter uma vida pessoal e que nem tudo precisa ser compartilhado, porém, dentro de um relacionamento alguns planos e sonhos, assim como momentos da rotina diária devem ser compartilhados, já que são duas pessoas que se amam e desejam viver juntos. Se tudo na relação é separado, o casal pode ficar em alerta.
  • Relações sexuais reduzidas: Apesar de ser comum a redução de relações sexuais com o passar do tempo, se ela diminui ou é praticamente zerada de forma brusca, pode demonstrar um problema na relação, principalmente se o casal mantinha relações sexuais com alta frequência.
  • Falta de comunicação: A boa comunicação é a chave do sucesso para qualquer relacionamento, se o casal não conversa sobre os problemas ou sobre o que incomoda as partes, isso pode demonstrar que a relação se desgastou e está em crise.
  • Brigas contínuas: As brigas constantes acabam sendo um sinal bem claro de crise na relação, e quando o casal chega nessa fase é muito importante que eles se dediquem para que possam melhorar. Não é qualquer briga que demonstra uma crise, sendo importante saber diferenciar, já que discussões sobre opiniões divergentes são comuns, no entanto, quando qualquer assunto na relação resulta em uma briga mais intensa, isso demonstra que o casal está irritado um com o outro, criando motivos aleatórios para brigar.
  • Desinteresse na hora de tentar resolver os problemas em conjunto: Esse sinal é um alerta caso um dos membros não esteja interessado em melhorar os problemas, já que pode demonstrar que ele deseja o término, porém, essa falta de interesse pode ser também apenas o medo de enfrentar o problema, e, portanto, deve ser trabalhada entre o casal para que eles consigam superar juntos.

Como Lidar Com a Crise No Relacionamento?

Assim que os sinais de uma crise são identificados, o casal já inicia um processo para lidar com essa situação, onde eles podem analisar no que erraram e o que podem melhorar para superar esse momento de dificuldade que estão vivendo.

Cada relacionamento é único e nem sempre uma crise é enfrentada da mesma maneira, mas, é possível fazer algumas coisas que comprovadamente ajudam na hora de tentar passar por uma fase ruim.

São passos simples que o casal pode seguir e ver como o relacionamento irá agir a eles:

  • Dialogar para que um entenda o outro: A comunicação é um fator muito importante para lidar com uma crise no relacionamento, e quando as pessoas conversam sobre seus planos e seus desejos, elas passam a se entender melhor e consequentemente, conseguem organizar e melhorar a sua relação. Ninguém consegue adivinhar os desejos ou os problemas da outra pessoa caso ela não fala sobre eles.
  • Respeito deve ser mútuo: A maioria dos relacionamentos é formada por pessoas com inúmeras diferenças, que pensam e tem opiniões diferentes, e nesse caso, o respeito das diferenças é muito importante para que ele seja saudável. É comum durante uma crise que sejam apontados possíveis defeitos do companheiro, mas isso deve ser feito de forma respeitosa, sempre falando o porque daquilo o incomodar e não apontando algo para humilhar o companheiro.
  • Saiba separar a vida pessoal do relacionamento na medida certa: Não é porque existe uma relação amorosa que tudo na vida dos indivíduos deve ser pensada em conjunto. Quando alguém passa a viver em função do outro, a sua vida acaba se tornando menos relevante, o que pode acarretar em frustrações tanto na vida amorosa como na vida pessoal. Por isso, é importante separar as coisas de maneira saudável.
  • Reservem um tempo para se divertirem: A monotonia é um fator que pode incomodar muito alguns casais, principalmente quando eles vivem uma rotina repleta de responsabilidades e sem momentos de diversão. Todo casal, mesmo os que não estão em crise, deve reservar um tempo para que ambos possam se divertir juntos. Essa diversão pode variar de acordo com o gosto de casal, eles podem ter um hobby juntos ou ainda descobrir coisas novas que nem sabiam que gostavam. Esses momentos são bem importantes e funcionam como uma manutenção do relacionamento.
  • Procure a harmonia sem medo de renovações: Um casal deve ter harmonia no seu relacionamento, eles devem confiar um no outro e também se admirar de maneira mútua. Ao mesmo tempo eles devem sempre estar dispostos a renovar tanto a sua vida pessoal como a vida em conjunto, pois as novidades podem trazer uma nova harmonia para o casal e ao mesmo tempo, criar um cenário positivo que irá melhorar a crise no relacionamento.
  • Ser proativo pode ser a chave para o sucesso: Num relacionamento em crise não basta somente desejar que ele melhore, é importante agir para que isso ocorra sempre da melhor forma possível, procurando entender o que o parceiro deseja e também explicar as próprias preferências e necessidades.
  • Os casais que vivem juntos devem dividir as tarefas: Esse tipo de divisão deve ocorrer desde o início da relação, para que os dois entendam que um tem responsabilidades com o outro, e que elas devem ser cumpridas.
  • Persistir: Esse pode ser um conselho pouco inovador, no entanto, é bem importante. Se o casal tem realmente fé no relacionamento e sentimentos um pelo outro, não deve desistir assim que uma crise aparecer, já que elas são normais e possíveis de serem superadas. Algumas vezes durante a superação de uma crise o início é tenso e parece que nada irá se resolver, mas a ideia é realmente não desistir da relação caso ela realmente valha a pena.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *