Qual Mão Usa Aliança Depois De Casado?

A aliança é um item muito importante do casamento, já que ela simboliza o amor e a união que está ocorrendo com aquele casal. No entanto, não é somente esse o significado da aliança, que possui diversos simbolismos por trás do seu uso e uma história extensa e muito interessante.

Quando um casal está organizando o seu casamento, podem surgir algumas dúvidas a respeito do uso das alianças, e a maioria delas pode ser respondida a partir do conhecimento sobre as raízes dessa tradição. Uma das dúvidas mais comuns é sobre qual mão se usa aliança depois do casamento ou ainda, o porquê ela é usada nessa mão e nesse dedo. As respostas para tais questões podem ser acompanhadas abaixo:

Qual Mão Usa Aliança Depois De Casado?

Tradicionalmente a aliança é usada na mão esquerda após o casamento, é importante ressaltar que durante o noivado e o namoro, ela é usada na mão direita. O dedo que irá receber a aliança é o dedo anelar, tanto durante o noivado quanto após o casamento.

Assim como todas as tradições que circundam um casamento, o uso da aliança nessa mão e exclusivamente nesse dedo tem uma explicação que pode ser entendida a partir do conhecimento da histórica da aliança de casamento.

A História Da Aliança De Casamento

O uso de anéis é algo que está incluído na história da humanidade há muitos anos, e esse acessório sempre teve um significado importante relacionado a ele que sempre foi além de um simples adorno. Quando foram criados, os anéis serviam tanto como talismãs quanto para o uso em transações comerciais ou até mesmo como símbolo de status social.

A aliança surgiu com a ideia de criar um símbolo para a união ou um acordo no geral, seu próprio nome tem origem no latim alligare, que significa relação de proximidade. A ideia do seu uso surgiu quando passou a ser necessário haver um símbolo para demonstrar o elo de união entre um casal, no entanto, a sua criação remonta a várias sociedades com diferenciação com relação ao seu uso, e para entender melhor sobre ela, é possível buscar suas origens em culturas diferentes.

História Da Aliança De Casamento

História Da Aliança De Casamento

Primeiras Civilizações: Egípcios, Gregos E Romanos

Acredita-se que as civilizações egípcias foram as primeiras a fazer o uso da aliança, há cerca de 5 mil anos atrás. Os anéis eram produzidos em tecido ou couro e eram chamados de anéis do amor. Foi escolhido o formato circular já que esse demonstra certo poder como um símbolo, passando a ideia de não possui início nem final, podendo relacionar essa característica com a ideia do amor eterno.  O uso no dedo anelar era ideal, pois é nesse dedo que há uma veia especial, que está conectada ao coração.

Os Gregos passaram a usar alianças quando Alexandre, o Grande trouxe essa tradição para seu Império. Nesse momento as alianças já eram feitas em ferro imantado, um material mais resistente que os usados pelos egípcios. Acreditava-se que usar a aliança na mão esquerda era o ideal para garantir que os corações dos noivos fossem conectados, sendo essa a origem de tal tradição. A aliança era usada pelos gregos como sinal de afeto em outros tipos de relações além das românticas, como as relações de amizade.

Aliança Egípcia

Aliança Egípcia

Possivelmente os romanos adotaram a tradição do uso das alianças após conquistar os gregos, permanecendo tal tradição quando seu império foi convertido ao cristianismo romano, se tornando então obrigatório o uso da aliança na mão esquerda após o casamento, assim como o uso dela no dedo anelar seguindo o mesmo raciocínio dos egípcios.

Uso Da Aliança Em Outras Civilizações: Asiáticos, Europeus E Americanos

O costume de usar aliança tomou conta do mundo inteiro, se tornou tradicional que ela seja usada na mão esquerda e no dedo anelar.

Os europeus chamavam a aliança de casamento de “anel de poesia”, sendo esse dado de presente à pessoa amada como uma promessa de amor e fidelidade, além de significar que aquela união seria eterna.

As alianças vieram para a América junto dos colonizadores europeus, que já tinham o costume de fazer uso da mesma. Durante um tempo era comum que as mulheres usassem um dedal como promessa de união, e após o casamento, fosse removida a sua parte de baixo para ser usado como uma aliança de casamento.

O Significado Da Aliança De Casamento

Um dos principais significados das alianças é a ideia de felicidade e amor na união, além de uma promessa de fidelidade feita por ambos os membros do casal. Algumas religiões acreditam que a aliança é o símbolo que representa um ciclo da vida pessoal de cada indivíduo, já que esse só está completo quando a pessoa se casa.

As alianças não precisam ser necessariamente iguais, no entanto, elas possuem o mesmo significado sempre, para demonstrar o comprometimento e a cumplicidade que irá rondar tal casal, além disso, o significado que faz relação à ideia de eternidade, pelo formato do circulo, é um dos mais importantes do uso desse objeto.

O significado do uso da aliança na mão esquerda e no dedo anelar é explicado por meio das tradições das civilizações antigas. O dedo anelar é usado para demonstrar a ideia de um compromisso definitivo, além disso, há ainda uma crença que cada dedo representa um membro da família, sendo que o anelar representa o companheiro, essa é baseada na ideia de que quando unimos todos os dedos pelas suas pontas, é esse que possui maior dificuldade para ser separado, demonstrando dessa forma uma união intensa.

Tipos De Aliança De Casamento

Tipos De Aliança De Casamento

Tipos De Aliança De Casamento

Além de saber o significado das alianças de casamento, em qual mão ela é usada e qual é a história desse acessório, também é importante saber quais são os tipos de aliança de casamento para escolher a que melhor reflete a personalidade do casal.

No mercado atualmente existem diversos modelos de aliança de casamento, que vão das mais simples até as mais luxuosas e elaboradas. É possível que o casal escolha modelos diferentes de aliança, não havendo problema nenhum, porém, que elas mantenham certa harmonia.

Alguns Modelos De Aliança São:

  • Alianças lisas: Esse é o modelo mais clássico e tradicional, não possuindo nenhum detalhe em outro material. As alianças lisas podem ser feitas de metal ou plantinha e então são banhadas em metais preciosos, como ouro amarelo, ouro branco, ródio negro ou oure rose. Esse tipo de aliança é preferência entre a maioria dos casais ou ao menos pelos homens.
  • Aliança cravejada de diamantes: Esse modelo é mais luxuoso, escolhido por aqueles casais que querem chamar mais atenção com a sua aliança. Os diamantes são pedras associadas com o amor, combinando perfeitamente com as alianças de casamento.
  • Aliança de diamantes: A diferença desse modelo de aliança para o anterior é que essa é praticamente feita somente com diamantes, não aparecendo espaços entre as pedras. Normalmente elas possuem apenas uma pequena faixa de ouro acima ou abaixo das pedras, as segurando. Esse tipo de aliança é relacionado à ideia de eternidade, sendo escolhida por aqueles casais que desejam algo bem brilhante.
  • Meia aliança cravejada de diamante: Essa aliança possui uma metade lisa, normalmente a que é usada na parte interior do dedo, e a outra craveja, que é a que fica a mostra. Essa modelo é mais econômica que os cravejados inteiramente, e também é versátil, já que pode ser usado dos dois lados.
  • Aliança com acabamento quadrado: essa aliança tem um formato mais moderno e diferenciado, ela não é um quadrado comum, mas sim um acabamento em suas bordas. É perfeita para quem gosta de um design diferente e ao mesmo tempo simples.
  • Aliança grossa: alguns modelos de aliança são bem grossos, possuindo um interior anatômico para ficar confortável no dedo. Esse tipo de aliança algumas vezes possui detalhes em pedra e até mesmo acabando em diferentes tipos de materiais, por exemplo, em ouro e prata.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Alianças

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *