Quando nós conversamos sempre mantemos um padrão. Podemos falar devagar, rápido, baixo ou alto, porém, sempre mantemos um padrão próprio. É através desse padrão, das caraterísticas contidas nele, que podemos notar se uma pessoa está ou não mentindo, pois quando o individuo começa a mentir, o seu padrão de se comunicar, começa a mudar.
Falar com muitas justificativas, desviar o olhar, mudar o tom de voz, mexer os pés e as mãos de forma frenética, e outros vários sinais, são características, ou melhor, indicativos de um mentiroso.
Segundo Jairo Mancilha, diretor e psiquiatra do Instituto de Neurilonguística, “o corpo sempre é mais fiel à verdade do que a fala. A fala é criada pelo consciente, mas os sinais do corpo são provocados pelo inconsciente e a pessoa não consegue controlar. O cérebro não aceita a negação. É como: ‘não pense em vermelho’ e logo a pessoa pensa na cor vermelha. A mentira é uma negação à verdade que manifesta diversas alterações fisiológicas”.
Sinais de Mentira
Desviar o olhar – geralmente, quando o individuo mente, ele possui uma dificuldade em manter contato ocular de modo natural.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=DvjAYZjclj0[/youtube]
Olhar muito fixamente – quando o individuo “mentiroso”, possui conhecimento de que um dos principais sinais de mentira é o desvio do olhar, este passa a fixar o olhar de forma exagerada, no olhar da outra pessoa.
Voz – o tom da voz perde a coerência, a voz não fica tão firme mais, e pode começar a ficar cortada, trêmula e sem fluidez, além de o tom poder também ficar baixo e a fala ser projetada para dentro.
Piscar – pessoas mentirosas costumam a dar piscadas mais longas. O cérebro em uma maneira de recusar o que o individuo está dizendo, como efeito inconsciente, provoca essas piscadas, onde os olhar ficam fechados por mais tempo que o normal.
Mãos – quando o organismo de um individuo entra em estado de alerta, seja por ansiedade ou nervosismo, a temperatura periférica tende a cair. Sendo assim, quando o individuo estiver mentindo, ele poderá ficar com os pés e as mãos geladas, além também de fiar com as mãos agitadas e trêmulas.
Mãos nos bolsos – um sinal de que a pessoa esta escondendo algo, e quando as mãos ficam nos bolsos, o que pode significar que o individuo possa estar fechado a dar ou receber informações. Quando as palmas das mãos estiverem abertas e viradas para a pessoa com quem se fala, significa ser um sentimento bem mais confortável e mais tranquilo em relação à conversa.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=yEhOb18IVpE[/youtube]
Fala – quando o indivíduo está mentindo ele começa a dar muitas justificativas, rodeios e fala demais. Quando o individuo, não é uma pessoa prolixa (que tem costume em se expressar de modo excessivo), e passa a demorar demais para contar a “historia”, há uma grande possibilidade de esta ser uma mentira.
Pausas – Quando começa haver intervalos, ou pausas na fala, pode ser sinal de que o cérebro é quem está criando as próprias informações, sendo assim, a pessoa está mentindo.
Olhar para o lado direito – Olhar para o lado direito, diferente de olhar para o lado esquerdo, não quer dizer que seja mentira. Pois o lado direito é o lado da memoria, sendo assim, quando o individuo olha para a direita antes de falar, significa que ele está buscando informações na memória.
Olhar para o lado esquerdo – O lado esquerdo, para as pessoas destras, é o lado da criação, sendo assim, quando o indivíduo é indagado e move os olhos para o lado esquerdo, poderá haver a intenção dele estar criando uma reposta, ou seja, ele está mentindo.
Coceiras – a coceira é um outro sintoma da mentira. Quando o cérebro recusa a história contada, provoca estímulos que podem levar a mão à boca, cabeça e ouvidos.
Saliva – quando a pessoa está em um relato de mentira, por uma situação de estresse, o corpo entra em alerta e para de produzir saliva, e o individuo começa a “engolir seco”. Isso ira variar de acordo om a tensão e o nervosismo do mentiroso durante a fala, porém é comum que a boca fique seca.
Face – a feição e a fala precisam estar em coerência, pois se não estiverem, é sinal de que há algo errado. Quando somos sinceros, francos, naturais, usamos os músculos faciais certos para expressar uma emoção. Em um sorriso falso e moderado, não aparecem os pés de galinhas, os olhos ficam menos apertados e as bochechas não são levantadas. Já em um sorriso real, verdadeiro, são usados mais músculos e a pálpebra superior dobra-se um pouco sobre os olhos.
Lábios – lamber ou morder os lábios ao contar sobre um assunto, pode sérum auto índice de que venha ser uma mentira.
Nariz – mania de tocar o nariz. A sensibilidade da mucosa nasal, em momentos de tensão, aumenta. Sendo assim, quando a pessoa está sobre pressão, está mentindo, o nariz coça, apesar de poder ser uma sensação suave, a qual mal possa ser percebida.
Boca – mania de encobrir a boca, significa uma vontade de amordaçar-se. Essa ação, tende a ser uma gesto bastante rápido, pois quer dizer um conflito onde um lado do mentiroso não quer se calar e sim prosseguir com a sua mentira.
Ombro – outro sinal de quem esteja contando o fato, possa estar mentindo, é a leve erguida com um dos ombros.
Alguns Passos de Como Identificar uma Mentira?
– Conseguir o máximo de informação
Quanto mais você der “corda” para a pessoa falar, ficará mais fácil de identificar os sinais de mentira.
– Confiar nos seus instintos
O cérebro do humano recebe por segundos, milhões de estímulos e processa grande parte deles sem que exista a necessidade de passar pelo consciente. E a linguagem corporal está dentro desses estímulos, e quando falamos, não fazemos isto apenas com a boca, mas também acabamos nós expressando através de expressões faciais e gestos. Até podemos tentar mentir com as nossas palavras, porém o nosso corpo nos trai. A contradição que se dá com a fala e os sinais do corpo, é percebida inconscientemente pelo nosso cérebro. Não nos chega uma mensagem nítida de que a pessoa está mentindo, mas nós temos a sensação de que algo está errado.