Como Escolher O Convite Para O Casamento?

O casamento é um evento muito importante, sendo ele uma forma de celebração do amor entre duas pessoas que pretendem passar o resto de suas vidas juntas. É realmente uma forma de demonstrar uma nova fase na vida daquelas pessoas, consequentemente, cada detalhe que envolve a organização do casamento é de suma importância para que a data seja lembrada com a devida importância que ela representa na vida de todos os envolvidos.

Um desses detalhes que é importantíssimo, por sinal, é o convite de casamento. Muita gente considerada o convite algo superficial, apenas um pedaço de papel que segue com algumas informações para que o evento ocorra, mas isso está bem longe de ser verdade. O convite de casamento é de suma importância para a realização do mesmo, sendo necessário dedicar bastante tempo e atenção nas decisões que envolvem a escolha ideal para o convite.

O convite de casamento é o primeiro contato que os convidados terão com o casamento, é através deles que eles terão informações diretas sobre a realização dele, como a data, horário e local, mas, além disso, ele é importante, pois é através dele que os convidados saberão alguns detalhes (mesmo que de maneira não totalmente explícita) do casamento, como o estilo do casamento, que define vários detalhes, como a roupa e o sapato que devem usar, qual é o melhor presente, etc. Fora as informações passadas, é o convite do casamento que instiga os convidados a se interessarem e ficarem ansiosos para esse grande dia.

Como Escolher O Convite Para O Casamento?

É devido a essa importância que muitas vezes surgem dúvidas sobre como escolher o convite para o casamento. A decisão é sim muito importante, no entanto, seguindo algumas dicas fica fácil escolher o convite de casamento que combina melhor com o evento e também com o estilo do casal.

São diversos itens que demandam atenção, como: cor do convite, tipo e gramatura do papel, tipo de impressão e formatação, formato do convite, estilo do envelope, decoração no convite, cor da letra, dentre outros.

Seguindo um passo a passo fica bem mais fácil decidir qual convite escolher:

Primeiro Passo: O Que Fazer Antes De Iniciar a Escolha Do Convite

O primeiro passo para escolher o convite de casamento é saber a lista de convidados, já que assim será possível fazer um orçamento com a quantidade mais aproximada de quantos convites serão necessários, para que o casal saiba se o valor irá corresponder ao que ele esperava gastar com os convites.

Ter consciência do orçamento disponível é extremamente importante, já que assim a escolha passa a ser restringida pelo valor, diminuindo as opções e descartando a possibilidade do casal gostar de algo que não tenha um valor adequado ao que eles gostariam de gastar.

Antes de iniciar a escolha do convite também é preciso que já esteja definido o tema principal do casamento, ou seja, o estilo de decoração, o horário que ele será realizado assim como o local e a paleta de cores que será usada. Isso é importante, pois todos esses detalhes irão interferir na escolha do convite, já que o mesmo deve condizer com o restante dos detalhes do casamento.

Segundo Passo: Prazo Do Pedido, Quantidade De Convites E Informações Necessárias

É de extrema relevância que os convites sejam encomendados com antecedência, por isso o ideal é que haja um calendário das decisões, para que nada fique esquecido.

O prazo de antecedência é importante para que os convidados se organizem, o ideal é que os convidados que moram perto do local em que será realizado o casamento recebam o convite com 2 meses de antecedência, e aqueles que moram longe, com cerca de 3 meses. Somando esses meses ao tempo que o convite demora a ficar pronto na gráfica, o pedido do mesmo deve ser feito com cerca de 5 meses antes do casamento.

Deve-se sempre pedir uma quantidade a mais de convites para que sejam usados em casos de imprevisto, como quando algumas pessoas são esquecidas na lista inicial de convidados ou caso algum convite estrague por qualquer motivo. O recomendado é que sejam encomendados cerca de 30% a mais de convites em relação ao número de convidados.

Saber as informações que devem estar presentes no convite do casamento é passo muito importante para a escolha dele. As informações são: nome do casal, local, data e horário do casamento. Já o nome dos pais e uma frase romântica (geralmente uma letra de música, citação da Bíblia ou de algum autor famoso) são opcionais, mas tornam o convite mais chamativo.

Terceiro Passo: Estilo Do Convite E Sua Identidade Visual

Estilo Do Convite

Estilo Do Convite

O estilo do convite irá seguir o estilo do casamento escolhido, havendo alguns pormenores que podem fazer a decisão da escolha do convite ser um pouco diferente da que foi usada para escolher a decoração de todo o casamento.

Os estilos de casamento são extremamente variados, há muitas opções, fazendo com que mais um estilo de convite combine com um estilo de cerimônia. Ou seja, é possível escolher um convite clássico para um casamento que tenha detalhes mais modernos, um convite rústico para um casamento com estilo boho, dentre outras combinações.

O importante é que o convite transmita um pouco mais sobre a cerimônia, aproximando os convidados da forma que ela será e fazendo com que eles conheçam mais dela mesmo com esse tempo de antecedência.

O casal deve levar em consideração a sua personalidade para a escolha do convite, decidir entre algo mais luxuoso ou simples, moderno ou clássico, exagerado ou minimalista é importante para definir o estilo do convite, sendo que todos os estilos combinam com essas características: é possível criar um convite moderno no estilo rústico, por exemplo.

Uma boa dica é levar em considerações os detalhes que envolvem o casamento para escolher o estilo do convite, como a estação do ano em que ele será realizado, o horário e o local. Enfim, pequenos detalhes importam e fazem com que a escolha do convite seja simplificada.

Já a identidade visual do convite é definida pelas cores e estampas empregadas nele, é importante escolher a paleta de cores que seja condizente com a escolhida para a festa e cerimônia do casamento. Essa paleta é uma combinação de cores que irá envolver todos os detalhes do convite, desde o papel até a letra e o envelope.

Deve-se ter sempre em mente que um convite de casamento não pode ser algo muito poluído, por isso, mesmo para aqueles casamentos que tenham uma decoração bem colorida podem escolher apenas um ou dois tons para criar o convite.

Quarto Passo: Detalhes Sobre O Papel E Impressão

É preciso decidir várias coisas sobre o papel do convite, o tamanho irá ser associado à proporção do evento, ou seja, um convite muito grande é associado a eventos mais amplos, já um convite menor e simples passa a impressão de um evento mais recluso. Nesse caso os convites maiores são associados também a eventos mais luxuosos.

A gramatura do papel também é assimilada ao mesmo fator, os convites de casamento devem ser feitos em uma gramatura mais densa, no entanto, aqueles que desejam economizar podem escolher uma gramatura menor, que muitas vezes tem um bom resultado, mesmo sendo correspondente a menor qualidade.

O tipo de papel também irá demonstrar mais sobre o casamento, já que a textura e o toque dele irá fazer toda a diferença no convite. O papel coringa, que é usado em quase todos os convites de casamento é off White. Há diversas opções de papel, sendo possível encontrar uma que combine tanto com o estilo do casal quanto com seu orçamento, algumas delas: papel cartão, papel linho, papel texturizado, papel colo plus, papel reciclado, dentre muitos outros.

As opções de impressão também são diversas e cada uma delas irá fazer com que seja aproximado mais do estilo desejado, é possível escolher entre impressões metalizadas, de baixo ou alto relevo, com ou sem cor e com ou sem brilho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *