Não se sabe se os homens bonzinhos é que casam mais cedo ou se o casamento é que faz com que eles fiquem bonzinhos, nas a realidade é que um estudo foi feito e o resultado indica que homens menos problemáticos têm a tendência de se casar mais cedo e depois de casados se tornam ainda menos agressivos.
Dados de Pesquisa
Nos Estados Unidos, um grupo de pesquisadores da Michigan State University divulgou o resultado de um estudo feito que o comportamento agressivo de pessoas do sexo masculino tende a se tornar mais moderado depois que eles casam. Observaram os pesquisadores que se por um lado os mais calmos casam mais cedo, por outro essa agressividade ainda tende a diminuir mais com o matrimonio.
Descartadas explicações Genéticas
Esse foi um estudo que acompanhou 289 pares de gêmeos que foram acompanhados quando tinham apenas 17 anos de idade e nenhum deles era casado e aos 20, aos 24 e aos 29 quando então 60% deles já estavam casados. A pesquisa feita em pessoas identicamente genéticas teve o objetivo de que as explicações genéticas para as mudanças de comportamento fossem descartadas. De acordo com Alexandra Burt que coordenou o estudo e é professora associada de psicologia e geneticista comportamental da universidade, a taxa de comportamento anti-social nos homens casados é bem mais complicada do que se possa imaginar.
O Casamento é Positivo
Pelo menos em termos de redução de comportamento anti-social, o casamento é positivo para os homens. Os estudos indicam que os rapazes que possuem níveis mais baixos no que se refere a comportamento agressivo entre 17 e 20 anos têm uma probabilidade bem maior de se casarem até os 29 anos de idade.
Processo de Seleção
Esse fenômeno que acontece com os menos agressivos é denominado pelos pesquisadores como “processo de seleção” sendo que esse fenômeno está se tornando tão mais evidente quanto vem decaindo as Taxas de casamentos desde a década de 50. Segundo foi ressaltado pela professora Alexandra Burton comparados os irmãos gêmeos solteiros com os gêmeos casados se pode verificar que aqueles que estavam casados se envolveram menos em episódios de comportamento anti-social e agressivo.
Onde está a Explicação
Para os pesquisadores envolvidos neste estudo as explicações podem não se encontrar no casamento em si, mas no fato de que essa união acaba por incentivar os comportamentos sociais e acima de tudo, na maioria dos casos reduz o tempo que os homens passam com companheiros e colegas que são menos comportados. A redução do comportamento anti-social, segundo os pesquisadores, se torna mais claro ainda em casamentos mais fortes e sólidos o que também confirma o que foi explicado antes sobre a tendência de buscar atitudes mais sociais.