Todos sabem que o casamento é um sonho bastante caro. São tantos requisitos somados na ponta do lápis que muita gente acaba não conseguindo realizar esse desejo que, nem sempre é apenas um motivador de romantismo do casal. Afinal, um casamento assegura uma série de direitos aos cônjuges, ainda mais no caso de terem filhos entre ambos ou fruto de relacionamentos anteriores. O fato é que não é apenas a festa que deixa esse gosto amargo da dívida no bolso dos noivos, a celebração religiosa também tem um custo de reserva do horário e celebração. Sem contar o casamento civil, que também cobra uma boa quantia para os bombinhos.
Garantia Através da Lei
Mas o que não chega ao conhecimento de todos, é que existe a opção do casamento gratuito. Este direito, assegurado por lei, pode ser feito por qualquer casal que possa comprovar situação de pobreza. Em vigor desde o ano de 2002, o artigo garante que todo cartório tem obrigação de realizar o casamento gratuito, restando para o casal apenas o pagamento de uma taxa de R$ 27,35 para o juiz de paz, bem menos que a média de R$ 250 habitual. A declaração de pobreza, documento que autoriza a realização do casamento, pode ser feita no próprio cartório.
Casamento Comunitário
E, como poucas pessoas sabem disso, muitas instituições e comunidades se unem para solucionar esse problema através do casamento comunitário. Como o próprio nome já diz, casamento comunitário é uma celebração feita ao mesmo tempo para muitos casais que não têm condições de bancar os custos do cartório. E essa prática está se tornando corriqueira, tanto prova o recorde brasileiro conquistado em 2007, com a celebração do casamento de 2.511 casais de uma só vez. Esse evento gigantesco foi promovido pela Setecs – Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, que já realizou outros eventos de semelhante proporção no país em parceria com o Tribunal de Justiça, Defensoria Pública, Ministério Público, clubes e lideranças comunitárias.
Comemorando Sem Custos
Mas não é pela falta de recursos que o casamento não merece uma comemoração especial. Se os gastos oficiais são eliminados, certamente é possível partilhar com os amigos sem gastos abusivos. Basta ter criatividade e bom senso. Vestido é caro? Use uma outra opção mais simplificada. Blusa e calça, vestido leve e curto, tecido simples, poucos detalhes. Faça você mesmo um penteado simples e prático, maquiagem leve para não correr o risco de errar.
Para a festa, ofereça um bolo com vinho branco, ou então promova um almoço para os amigos íntimos e familiares. A saída do restaurante pela conta de cada um também é uma opção para não deixar a data passar totalmente em branco. Mas se não há possibilidade financeira de oferecer algo aos convidados, despeçam-se ao final da festa e partam direto para a lua-de-mel. Essa parte da comemoração pode ser feita na sua casa, sem gastos, sem surpresas. Só você e ele, agora casados e sem dívidas.
Por Vivian Fiorio
Boa tarde. Vivo com uma pessoa há 12 anos e queremos nos casar, mas não temos dinheiro, no momento, para arcar com os custos da união civil, portanto, gostaria de saber como proceder para declarar e comprovar pobreza. Obrigada.