Vivemos em um mundo que está repleto de violência, o que acaba causando muito medo nas pessoas. Hoje as pessoas acabam vivendo com uma série de transtornos psicológicos, causadas pela vida estressante, corrida e cheia de medo que estamos passando atualmente.
E entre os diversos problemas psicológicos que as pessoas estão vivendo atualmente, estão os ataques de ansiedade, que também são chamados de ataques de pânico.
Muitas pessoas acabam se confundindo quando sofrem um ataque de pânico, pois vários sintomas são iguais aos que uma pessoa sofre quando tem um ataque cardíaco.
Por isso, é necessário que saibamos distinguir um ataque cardíaco de um ataque de pânico, para evitarmos que determinadas situações não precisem ser resolvidas na emergência de um hospital, achando que determinadas situações são ataques do coração.
O Que é um Ataque de Pânico ou de Ansiedade?
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=MISqLRN47lQ[/youtube]
Um ataque de pânico normalmente está associado a um grande e forte medo, mesmo que a situação não esteja gerando nenhum perigo realmente existente.
Durante o momento do ataque de pânico, a pessoa sente diversos sintomas: taquicardia, suor excessivo, fraqueza, tontura e outros sintomas. O corpo tem a tendência de buscar ir para um local seguro, apesar de não ter acontecido nada que ameaçasse a pessoa.
Devido a esses inúmeros sintomas, as pessoas imaginam que estão passando por um ataque do coração, no entanto, quando realizam os exames médicos e detectam que não sofreram nenhum problema de origem cardíaca, e quando se aprofundam, identificam que o problema é de origem emocional e psicológica.
Nesses casos, os especialistas dizem que o nível de ansiedade da pessoa é tão grande que devido ao medo, ela sente sintomas referentes a outras enfermidades, no entanto o seu mal é psicológico e não físico.
O Que é um Ataque Cardíaco?
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=__cMrOxqSHg[/youtube]
O ataque do coração acontece quando o sangue para chegar a alguma parte do coração. Caso o fluxo sanguíneo não seja restabelecido com rapidez a parte do coração ficará com danos devido a ausência do oxigênio e levará a pessoa a morrer.
O ataque do coração é uma das maiores causas de morte que existem, por isso causa tanto temor nas pessoas (tanto homens quanto mulheres).
Geralmente, os ataques cardíacos ocorrem em decorrência de entupimento das artérias coronárias (gordura se acumula nas paredes das artérias).
Os sintomas mais comuns de ocorrência de um ataque cardíaco são:
- Dor ou desconforto na região do peito;
- Falta de ar;
- Náuseas;
- Vômitos;
- Tonturas;
- Desmaios;
- Suor gelado;
- Desconforto na parte superior do corpo;
Os Sintomas de Um Ataque de Pânico
Quando uma pessoa sofre com um ataque de pânico ou de ansiedade, geralmente ela sofre no mínimo 04 (quatro) dos sintomas descritos abaixo (esses sintomas são determinados pelo Manual de Estatística e Diagnostico de Distúrbios Mentais):
- Batimentos cardíacos acelerados;
- A pessoa fica agitada;
- Sente tonturas;
- Sudorese em excesso;
- Sensação de sentir sufocada;
- Náuseas;
- Falta de ar;
- Dormência e formigamento;
- Calafrios;
- Ondas de calor;
- Dor ou desconforto na região do peito;
- Sensação de morte;
- Sensação de falta de realidade;
- Sensação de loucura;
Como se pode ver, os sintomas são muito similares aos sintomas de um ataque do coração, por isso são facilmente confundidos.
De uma forma simplificada, o ataque de pânico está associado a algum medo que a pessoa possua, no entanto não existe nenhum perigo eminente para causar aquela reação. Isto é, a pessoa tem um medo tão grande de que algo vai acontecer que acaba tendo o seu sistema nervoso afetado.
Qualquer pessoa pode estar suscetível a sofrer com esses males, no entanto é necessário que se procure o tratamento adequado em hospitais e consultórios, que tratam deste tipo de enfermidade. Não procure se autodiagnosticar, vá a um médico e faça os exames devidos para que a sua doença seja diagnosticada de forma correta.
E é importante que tenhamos a ciência que o ataque de pânico não conduz a pessoa a morte, apesar dos sintomas e sensações (as vezes a pessoa pensa que esta sendo sufocada).
Causas dos Ataques de Pânico
Infelizmente, os especialistas não conseguiram saber com exatidão o que gera os ataques de pânico, apesar de existirem diversas hipóteses.
Entre os estudos de causas dos ataques do pânico, estão as seguintes causas:
a) Traumas de infância (exemplo: morte dos pais, um estupro e outras causas);
b) Questões genéticas;
c) A presença de menos receptores de serotonina (substância que acalma o cérebro);
d) A pessoa não sabe lidar com as emoções negativas que acontecem em sua vida. Essa inabilidade em tratar as questões emocionais acaba gerando tensão na vida da pessoa;
e) O sistema do medo do cérebro está sendo usado em demasia;
O ataque de pânico pode atacar pessoas de todas as idades e ataca tanto homens quanto mulheres (conforme os estudos as mulheres tem o dobro de possibilidades de desenvolverem essa enfermidade).
Como Distinguir um Ataque de Pânico de um Ataque Cardíaco
Quando uma pessoa estiver sofrendo alguns dos sintomas relatados acima, e em um momento de agonia, como ela pode fazer para descobrir se está sofrendo de um ataque do coração ou um ataque de pânico devido a semelhança desses sintomas? Devo ir para a emergência de um hospital ou não?
Não é tão fácil e simples conseguir distinguir um ataque cardíaco de um ataque de pânico, pois nas duas situações a pessoa vai apresentar um aumento da frequência cardíaca e com batidas irregulares.
Contudo, uma diferença importante é que geralmente o ataque de pânico não vem acompanhado de dor, enquanto que o ataque cardíaco a pessoa geralmente sente dor no peito, braço, pescoço, estomago e mandíbula. A dor no peito de um ataque de coração é mais intensa e mais forte que uma dor que possa ser sentida em ataque de pânico.
Outro fator diferencial é a respiração. Em um ataque de pânico a pessoa pode controlar e regular a respiração, tornando profunda e lenta para que ela se acalme, enquanto em um ataque cardíaco ela não conseguirá ter o controle de sua respiração.
Outros sintomas comuns entre os dois ataques são: náusea, suor frio, tonturas e etc., contudo, após o ataque de pânico a pessoa volta ao normal e não apresenta mais os referidos sintomas, enquanto no ataque cardíaco, esses sintomas não desaparecem espontaneamente.
É difícil a pessoa conseguir fazer um diagnostico na hora do sufoco se está tendo um ataque cardíaco ou um ataque de pânico, no entanto ela pode procurar médicos especializados que irão ajudar na obtenção do diagnostico. Contudo, os sintomas quando se referem a um ataque de pânico conseguem ser controlados quando são aplicadas as técnicas de controle de medo e pânico.