Argentina Discute Casamento Gay

Muitos são os países no mundo todo em que o casamento entre pessoas do mesmo sexo vem há muito tempo causando uma tremenda polêmica, por um lado os movimentos gays se articulam e lutam por seus direitos enquanto que os conservadores mantêm uma tremenda batalha no sentido de não permitirem que esses direitos se consolidem.

Igreja propõe plebiscito

Argentina Discute Casamento Gay

Argentina Discute Casamento Gay

Há poucos dias aqui no Brasil a candidata a Presidência da Republica pelo PT, a ex-ministra Dilma Rousseff em uma entrevista que concedeu se manifestou a favor da união de pessoas do mesmo sexo, isso no que se refere à união civil, pois segundo ela quanto as questão religiosa é muito complicado se manifestar, acredita ela que não pode haver interferências nesse âmbito.

Nesse momento também a Argentina discute casamento gay e Igreja naquele país está propondo um plebiscito antes de tomar decisões sobre uma questão tão polêmica quanto o é um casamento entre pessoas do mesmo sexo. Monsenhor Antonio Marino que é o bispo auxiliar na cidade de La Plata disse estar a Igreja Católica propondo a realização deste plebiscito com o objetivo de que o povo argentino tenha a oportunidade de decidir se concorda ou não com o fato de tornar legal a união de homossexuais.

Parlamentares pressionados

Pressões

Pressões

De acordo com Monsenhor Mariano existem muitos parlamentares que estão sofrendo uma grande pressão no sentido e aprovarem a lei que possibilita o casamento gay. Senadores confessaram ao bispo que mesmo sendo contra esses casamentos, por realismo político, estão oficialmente dando apoio para que a lei seja aprovada. Por outro lado os senadores devem logo começar a sofrer pressões também por parte de militantes pertencentes a organizações católicas que estão se movimentando e tiveram a idéia de convocar uma grande marcha em protesto contra a lei.

A manifestação

Lei

Lei

Essas organizações católicas marcaram a manifestação para hoje 13 de julho, data que foi muito bem escolhida, pois amanhã dia 14 de julho o projeto de lei deverá ir à votação no Senado. Esta lei esteve durante meses, engavetada no Parlamento, no entanto foi recentemente aprovada pela Câmara dos Deputados e isso foi motivo de divisão não somente dentro dos partidos de oposição como também entre os políticos da situação, do governo de Cristina Kirchner.

O Uruguai em 2007 aprovou lei para união civil entre homossexuais se tornando assim o primeiro país na America Latina a ter uma lei desse tipo. Na verdade a união civil entre pessoas do mesmo sexo ainda não contempla muitos dos direitos de uma união formal. Aos poucos os movimentos a favor dos direitos gays vão conquistando espaços, mas ainda há muito preconceito e uma grande luta até que cheguem a ter os mesmos direitos que têm casamentos entre pessoas de sexos diferentes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *