Quem já não ouviu esse ditado? Ele parece servir para absolutamente todas as ocasiões, e descrever toda a espécie de acontecimentos e pessoas, de um tio que embaraça a família toda em um casamento ou formatura importante, ao filho rebelde que não passa no vestibular.
Afinal, todas as famílias têm, lá no fundo, os seus segredos a esconder. A cada problema ou adversidade que as famílias enfrentam, elas se fortalecem – seja um momento embaraçoso e engraçado, algo triste e melancólico, tudo que acontece faz com esse conjunto de pessoas que partilham sangue e sobrenome, se unam cada vez mais, fiquem mais fortes, e acabem por se tornarem uma família melhor por cada vez que passam por uma situação difícil unida.
A cada vez que um problema passa pela nossa frente, é para nossa família que nos viramos, buscando apoio e orientação. Da mesma maneira, a cada vez que algo de ruim ou estressante acontece, é para nós que nossos parentes, mães, irmãos, irmãs, pais, se voltam, buscando conforto. Não há nada de vergonhoso ou difícil nessas situações, basta enfrentar o que vier de cabeça erguida, e respeito, amor e carinho por aquele que está passando por momentos difíceis, por pior que a situação possa parecer, ou por mais que isso pareça ser algo desagradável, com que você não queira lidar naquele momento – coisas ruins acontecem. Até nas melhores famílias.
São exatamente essas coisas ruins que tornam estas as melhores famílias. Afinal, o que define melhor? Melhor família é exatamente aquela que pega o momento embaraçoso, seja ele um problema real e tangível, ou um momento de fraqueza, ou mesmo algo engraçado que tenha acontecido às custas de alguém, e os transforma em algo melhor, mais fácil de ser enfrentado de frente, de ser admitido, tratado, superado, ou lembrado com boas gargalhadas.
Melhor família É exatamente a que acolhe os seus membros nos momentos mais difíceis, que comemora com eles seus momentos mais altos, e os ajuda a passar pelos momentos mais baixos. Melhores famílias são aquelas constituídas com amor, carinho, respeito, companheirismo e gratidão – não importa seu tamanho, seja ela de duas pessoas, ou dezenas delas, não importa a distância entre membros dela, seja daquelas que se visitam todos os dias, ou as que se falam raramente pela internet.
Melhores famílias são, na verdade, as nossas.
E não importa o que acontecer, quantos erros forem cometidos, quantas gafes forem cometidas, quantos “micos” forem pagos, quantos problemas acontecerem, a família é o que sempre estará lá, para você, com você e por você.
Pois não interessa o que acontecer, ou quão grave for o que você está passando, tenha a mais plena certeza de que isso acontece nas melhores famílias.