Tendências de Comidas para Casamentos

O casamento não deve ser visto como uma festa comum. É um acontecimento muito especial na vida de duas pessoas e como tal deve ser tratado.

Qualquer grande evento precisa ser planejado com antecedência, imagine um casamento, onde tudo necessita estar perfeito. Para que saia conforme o desejado, o ideal é que se comece a pensar em tudo com pelo menos um ano antes, afinal serão muitas pessoas envolvidas na organização. Um casamento envolve várias coisas e todas elas precisam ser organizadas com cuidado: igreja, local da recepção, horário da cerimônia, decoração da igreja, decoração do salão da recepção, salão de beleza, ufa! Muitas coisas mesmo. Mas, espere… Ainda tem o bufê. Esse item precisa ser muito bem planejado e com muita antecedência mesmo.

Relacionados ao bufê, há vários fatores: local da recepção, horário, número de convidados, escolha do bufê e principalmente que tipo de comida será servido.

Como Evitar Grandes Gastos com Bufê na Comemoração

As duas coisas que fazem com que a festa de comemoração de um casamento fique mais cara são sem dúvida nenhuma a bebida e a comida.

Muitos noivos não se preocupam com os gastos na comemoração, muito ao contrário, não se importam  pagar mais, se for para oferecer aos convidados uma grande festa. Atualmente são muitas as variedades com relação ao serviço de bufê para festa de casamento, Desde as mais requintadas as mais simples e das mais originais às mais tradicionais. Tudo depende dos gostos dos noivos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ax7Cacf5hfY[/youtube]

Para quem prefere uma comemoração com bufê da forma tradicional  vai uma sugestão:

Coquetel servido antes do jantar

-Para cada pessoa pode ser servido cerca de 12 salgados ou canapés por pessoa. Se for servido somente o coquetel pode aumentar essa quantidade para 20.

Almoço ou Jantar Depois do Coquetel

Você pode fazer um cálculo, estimando por cada pessoa 500 gramas de comida, porém se decidir usar uma massa, pode fazer um cálculo de 150 gramas se a massa for servida como o prato principal. Para as carnes ou peixes, o cálculo deve ser o seguinte: Se for churrasco, 300 gramas de carne para cada pessoa, mas se a carne for servida com outros pratos pode calcular 200 gramas. A quantidade de arroz para churrasco é calculada em 50 gramas por pessoa. 

Na Hora de Escolher o Cardápio

Procure escolher um cardápio que seja do gosto do casal, mas tente não se afastar muito dos gostos dos convidados. Nesse momento, vale até observar o nível sócio/cultural da maioria para não errar na escolha. Você pode montar um cardápio que agrade a todos, basta verificar qual será a porcentagem ideal para cada grupo.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ikBiOo9vTa0[/youtube]

Bufê de Casamento com Novas Tendências

Não é só a moda que muda, a gastronomia também. Estão sempre novas tendências. E, de acordo com essas novas tendências a palavra de ordem é agradar com sofisticação, porém de uma maneira mais descontraída. Atualmente a opção finger food tem sido muito procurada, para quem opta por uma comemoração mais descontraída e mais informal. O finger food é uma espécie de bufê que apesar de as pessoas poderem comer fora da mesa, em pé, são servidas por garçons.

Na verdade o finger food é um tipo de coquetel. Traduzindo literalmente finger food  quer dizer que é uma comida deliciosa que pode comer com as mãos, sem pratos e talheres. Além de serem muito práticos eles valorizam a decoração do evento. Esse tipo de bufê combina com ambiente mais descontraído onde a formalidade é totalmente deixada de lado. Não é como um almoço ou um jantar, porém deixa qualquer festa linda e moderna. 

Como e Quando Servir o Finger Food

Exemplos do que pode ser servido em finger food: mini sanduíches, espetinhos de frios, mini quiches, salgados fritos, canapés frios e quentes e salgados folhados.

Normalmente, em festa que se opta pelo tipo de bufê finger food, elas (comidinhas) são servidas quando os convidados chegam à recepção. No caso de os noivos escolherem um coquetel durante toda a comemoração somente  finger foods  são servidas. Porém, pode-se também receber os convidados com o finger foods e servir o jantar depois da chegada dos noivos.

Importante ressaltar que se os noivos estiverem pensando em uma festa com mais de quatro horas de duração, pode ser que seja necessário que sejam servidas mini porções além dos canapés. 

Veja Essa Sugestão de Cardápio Com

– Mini  porções:

Penne ao mediterrâneo com manjericão;

Escondidinho de aipim com carne seca.

-Finger foods:

Rolinho de frango com mousse de gorgonzola;

Canapé com pasta de salmão e pimenta;

Mini casquinhas de salada caesar;

Kafta com molho de iogurte e hortelã;

Biscoitinho de parmesão e alecrim;

Mini sanduíches de rosbife e maionese de açafrão.

Entre as vantagens desse tipo de bufê está a questão da economia de tempo e espaço e, com isso o tempo da festa pode ser aumentado.

Há muitas variedades de bufê de acordo com as novas tendências. Para quem quiser ousar na opção do bufê, pode inclusive servir na festa de casamento comida japonesa. Essa opção é bastante atual e caiu no gosto dos mais jovens.

Porém, para usar esse tipo de bufê alguns cuidados devem ser tomados. O primeiro deles é cuidar para que os alimentos estejam em excelente estado de conservação. Para isso é necessário que o ambiente seja adequadamente climatizado.

Outra coisa importante é que para servir os convidados é preciso um sushiman exclusivo, é necessário que o bufê tenha a condição de oferecer esse serviço. 

Não pode deixar de disponibilizar pratos vegetarianos e saladas para os convidados e não esquecer que nem todo mundo gosta de comida crua. Portanto, fazendo opção por esse tipo de bufê não pode deixar de preparar também alguns pratos quentes.

E mesmo entre aqueles que gostam de comida japonesa pode existir alguns que demonstram dificuldades na hora de utilizar os palitinhos para comer. Nesse caso,é ideal que o hashi automático seja disponibilizado.

Como Servir no Casamento Comida Japonesa

-Os convidados do casamento servidos por um sushiman;

-Os sushis precisam estar frescos, por isso é necessário ter alguém para verificar todo o tempo;

-A reposição de sushis deve ser feita de acordo com a demanda.

Por fim, o mais importante é que tudo seja perfeito. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerimônias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *