Quando duas pessoas decidem se casar estão assumindo o compromisso de serem companheiras e estar uma ao lado da outra nos melhores e piores momentos. O casamento é uma união voluntária em que ambas as partes estão buscando construir uma família optando por estabelecer um vínculo conjugal com base em disposições legais do direito civil.
Esse é o papel do casamento civil, a união de duas pessoas por meio do que dispõe o Direito Civil. Os casais também podem realizar cerimônias religiosas de acordo com as suas crenças. Casamento deve ser sinônimo de concretização do amor entre duas pessoas que escolheram estar juntas. Continue lendo para entender melhor o significado do casamento.
Qual a Origem do Casamento?
O casamento de maneira geral se constitui numa união estabelecida de acordo com as regras legais e que está de acordo com tópicos culturais e religiosos de importância dentro da sociedade em que os indivíduos estão inseridos. Esse tipo de união pressupõe a divisão de uma habitação, o estabelecimento de uma relação íntima entre outros pontos que podem ser definidos de acordo com um contrato.
A palavra casamento tem sua origem a partir da palavra ‘casa’, porém, pode ser resultante também da palavra em latim casamentu. Embora o casamento seja bastante associado com o cristianismo é importante ressaltar que já existia anteriormente e com grande relevância. Para tribos como povos anglo-saxões o casamento era uma forma de estabelecer alianças e conquistar novos aliados para os clãs.
Como a união dos casais tinha o objetivo de fortalecer o poderio econômico de grupos familiares eram os pais dos noivos quem arranjavam os matrimônios, isso se perpetuou até o século 11. Somente a partir de 1140, através do Decreto de Graciano, o consentimento passou a ser considerado como algo importante. Foram criadas regras de conduta que com o passar do tempo foram sendo normatizadas pela Igreja Católica. A partir do século 12 o consentimento passou a condição para que o casamento fosse realizado.
Evolução do Conceito de Casamento
No período medieval, no continente europeu, os casamentos continuaram sendo realizados com o objetivo de firmar alianças políticas e econômicas entre diferentes grupos. A criação da Igreja Anglicana em 154 pelo rei Henrique VIII contribuiu para algumas mudanças ao permitir a dissolução de casamentos, para atender ao desejo do próprio monarca que deseja se separar da rainha Catarina de Aragão.
O fato do casamento poder ser desfeito deve ser entendido como um marco para aumentar o significado da união. Num contexto em que há divórcio com certa facilidade as pessoas se mantêm juntas por livre e espontânea vontade, isto é, não estão presas por uma obrigação uma a outra. A união matrimonial é algo que se dá através de uma escolha real entre as partes.
Significado do Casamento Atualmente
Nos dias atuais o casamento permanece como uma instituição relevante para muitas sociedades e ainda é uma forma de demonstrar que existe forte afeição pela outra parte. Trata-se do estabelecimento de um vínculo estabelecido entre duas pessoas que se amam e desejam construir uma vida inteira juntas.