Qual a Ordem de Entrada das Daminhas e Pajens no Casamento?

O que poderia ser dito sobre o casamento e todas as tradições que envolvem essa cerimônia? Muitas coisas, afinal para muitas pessoas as tradições ainda são extremamente importantes e são levadas muito a sério mesmo os tempos já tendo mudado tanto.

A realidade é que a maior parte das tradições de casamentos que acontecem no Brasil estão muito ligadas as tradições de casamento católicas, estão ligadas aos muitos anos em que o catolicismo esteve como carro chefe principal do moral e dos bons costumes no nosso país e apesar desse cenário já ter mudado bastante, em especial nos últimos anos, essa mentalidade católica ainda é muito forte, principalmente nas gerações mais antigas, acaba que isso mesmo que de maneira subconsciente pode influenciar muito ainda as gerações mais novas, uma vez que normalmente as pessoas são bem bombardeadas a vida inteira com diversas informações sobre como elas deveriam agir em cada uma das situações das suas vidas, inclusive a situação da celebração de casamentos.

Na realidade existem um grande número de casais que não são religiosos assíduos, mas que mesmo assim tem o sonho de se casar na igreja, pelo simbolismo que esse momento pode representar para eles, afinal como mencionado desde muito cedo nas sociedades se mostra muito o lado bonito do casamento, até mesmo pendendo um pouco para o que acontece nos contos de fada, a noiva entrando de branco na igreja é algo bastante romantizado e não que não seja bonito e que as pessoas não tenham o direito de gostar.

Enfim, é que quando se analisa da onde vem essa vontade e essa sonho, isso está muito ligado aos filmes de Hollywood, está ligado as novelas nos cenários em que tudo parece ser 100% perfeito, ao longo do tempo as pessoas vão incorporando essa vontade para si como se toda a ideia de casa segundo as tradições e estereótipos tivessem sido exclusivamente dela, de qualquer forma, não deixa de ser uma cerimônia muito bonita e muito significativa, independentemente de local, de decoração, de tradições, de religião, etc.

Quando se fala em tradições de casamento as primeiras coisas que vem a mente quase que instantaneamente são os rituais com a aliança, são os rituais de entrada da noiva, é o ritual das daminhas e dos pajens, tudo isso está muito marcado no imaginário e na memória das pessoas.

Claramente casamentos não acontecem apenas dentro da igreja católica, eles podem acontecer apenas na esfera civil, eles podem acontecer em outras religiões e cada um desses casos terão as suas próprias especificidades e as suas próprias particularidades, certas tradições podem adicionar algo a mais que saia dos costumes populares ou tirar algum ritual, mas no geral, todas as celebrações de casamentos acabam sendo muito parecidas umas com as outras.

Por isso, quando falamos em tradições e ordem dos acontecimentos, as alterações que acontecem são bem pequenas, podendo um modelo base ser usado como ponto de partida para a organização do casamento.

Rituais de Casamento

A opinião dos noivos e a vontade deles deve ser sempre respeitada, essa é uma das principais regras sobre os casamentos e isso acontece com muito mais facilidade quando o casamento é apenas no civil e realizado em algum lugar escolhido pelo casal, pois dessa forma eles tem mais liberdade para tirar ou adicionar momentos e rituais que eles desejarem no seu dia especial. Os casamentos por via de regra devem que começar com o que é conhecido como cortejo de entrada, que é o momento da entrada dos noivos e de quem mais for os acompanhar no altar ou lá na frente, pois são os principais participantes.

Considerando o modelo mais tradicional o noivo é o primeiro a entrar, em seguida entram os padrinhos e madrinhas e por fim a noiva acompanhada do seu pai ou de alguma figura paterna. Bom essa é a tradição, mas de maneira alguma é a regra, inclusive atualmente muitos noivos escolhem por entrar juntos na igreja como uma forma de demonstrarem que estão entrando de forma igualitária no casamento, outra questão é que muitos casais do mesmo sexo que se casam optam por entrar juntos também.

O costume do homem esperar a noiva do altar vem de convenções bem antigas, da época em que os casamentos ainda eram arranjados e que os pais entregavam as suas filhas aos noivos, pois agora ele é que teria direitos sobre ela, na atualidade já se sabe que a mulher não é de forma alguma propriedade nem da sua família e muito menos dos seu marido, então alguns casais optam por tirar essa parte da entrega da mulher por considerarem algo ultrapassado e entram juntos, muitas pessoas que estarão vendo não entenderão o simbolismo, mas o importante é o que isso representa aos noivos.

Casamento e seus Participantes

Casamento e seus Participantes

Em relação as daminhas e os pajens, esses charmosos participantes dos casamentos podem ter importantes papeis também, os seus momentos podem ser vários ao longo da celebração. O número de daminhas e pajens é muito variado de acordo com o que os noivos querem, afinal eles podem aparecer e ter várias funções no casamento, em famílias grandes talvez exista o desejo de chamar todas as crianças da família para esse papel e está tudo bem, é possível arranjar um lugar e uma função para todos eles, isso acontece para que nenhuma criança fique de fora, pois algumas podem ficar sentidas de não serem chamadas para participar desse momento.

Quanto ao momento de entrada das daminhas e pajens na celebração, não existe uma regra tão especifica quanto a isso, até porque esse momento pode ser no início da cerimônia, pode ser no meio, no momento das alianças ou até mesmo no final, o ponto é definir a função que cada um deles vai ter.

Os que têm a função de floristas podem entrar em qualquer um desses momentos, os que têm a função de levar as alianças aos noivos entram no momento da pausa das alianças, aqueles que têm a função de levar plaquinhas (essa é uma tendência) podem entrar no inicio antes dos noivos, independente do momento quem toma a decisão final são os noivos e se for casamento na igreja o sacerdote pode influenciar também.

Lembrando que os bebes e os cachorros também podem participar, é claro que não são todas as religiões que permitem, mas em muitos eventos principalmente os que são fora da igreja é permitido sim que eles entram na igreja, os cachorrinhos devem ser treinados antes e os bebes podem entrar sendo empurrados em carrinhos de bebe enfeitados ou dependendo da idade de mão dada com alguém.

Existem inúmeras possibilidades para as daminhas e pajens, eles podem entrar com o buque, eles podem entrar com carregando a bíblia ou com qualquer outro item que seja significativo. O importante é sempre treinar e ensaiar antes todo o momento, conversar bem com as crianças, explicar para elas tudo que vai acontecer para que não se assustem, se possível levar elas até o local do casamento para que possam se familiarizar um pouco, entre outras coisas. Tem os casais que optam também apenas por um dos dois ou menina ou menino, apenas por um casal, não tem problema essa escolha é dos noivos, então o que eles decidirem com certeza será o melhor para o seu próprio casamento.

Por fim, em relação as tradições de casamento, no passado elas deveriam ser seguidas a risca, já que existia muito julgamento nas sociedades, hoje pode até acontecer isso, mas muita gente nem se importa pois a compreensão de que o casamento deve ser livre para que os noivos o planejem da maneira que desejarem é muito maior, o casamento deve ser um momento leve e não de tensão ou de qualquer tipo de preocupação, ele deve fluir tranquilamente e o mais importante é que os principais envolvidos que é o casal a se tornar marido e mulher estejam felizes e contemplados com o seu momento especial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerimônias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *