Já se perguntou exatamente o que é o casamento para a Igreja Católica? Se sim, e não sabe a resposta para essa pergunta, confira um pouco mais sobre o tema abaixo.
Casamento Religioso
O casamento religioso é um vínculo estabelecido entre duas pessoas, seguindo as regras de uma determinada religião, nesse caso, a religião católica. Esse casamento não necessita de aprovação do Estado ou da lei civil, pois ele é válido no âmbito religioso e para esses fins.
Casamento na Igreja Católica
Segundo o Catecismo da Igreja Católica, número 1.660, o casamento é “o pacto matrimonial, com o objetivo pelo qual um homem e uma mulher constituem entre si uma íntima comunidade de vida e de amor, fundada e dotada de suas leis próprias pelo Criador. Pela sua natureza, é ordenado ao bem dos cônjuges, como também à geração e educação dos filhos. Entre batizados, foi elevado, por Cristo Senhor, à dignidade de sacramento”.
O Matrimônio é a união entre homem e mulher, que forma uma comunidade de vida, acreditando que Deus criou o homem e a mulher por amor, para que vivessem em comunhão de vida entre si, e após ocorrer o matrimônio eles não serão mais dois indivíduos separados, mas sim, uma só carne. Esse relato está escrito inclusive no Evangelho segundo Mateus, capítulo 19, no versículo 60.
Na Igreja Católica o matrimônio é um dos seus sete sacramentos, que irá estabelecer uma santa união entre o homem e mulher, sendo tal união indissolúvel. A intenção dessa união é que eles se amem e se multipliquem, educando seus filhos na fé de Deus.
Acredita-se que o principal fim do matrimônio seja a geração e educação da prole, ou seja, procriação e educação dos filhos, além de ser sempre necessária a ajuda mútua entre os conjugues.
O casamento na igreja católica tem o efeito de vínculo entre as duas pessoas que escolheram se casar, sendo necessário destacar que é um vínculo perpétuo e exclusivo. Acredita-se que por ser um sacramento ele tem efeitos sobrenaturais, como o aumento da graça santificante e sacramental, o que quer dizer que no futuro o casal receberá as graças necessárias em sua vida.
O amor no casamento é único e exclusivo, até o dia da morte de um dos membros do casal, por isso, quando o casal aceita se casar diante da religião católica, afirma que será fiel por toda a sua vida. Após a morte do vínculo anterior é possível casar-se novamente, não sendo um problema na Igreja Católica. A ideia de ser indissolúvel vem da crença que o homem não pode separar o que Deus uniu.
Existem alguns pecados contra o matrimônio, sendo eles:
- O divórcio civil: que consiste no divórcio perante a lei. As pessoas divorciadas não podem contrair um novo matrimônio religioso, as novas relações são consideradas adultério, por isso, essas pessoas não poderão receber absolvição sacramental e nem a comunhão eucarística.
- Separação de corpos: consiste em parar de viverem sobre o mesmo teto, sendo recomendado pela Igreja que o casal tente fazer de tudo para que consiga conviver bem. Em alguns casos a Igreja irá conceder a nulidade do casamento, caso seja necessário.
- Relações pré-matrimoniais: A união carnal é legítima quando existe uma união definitiva entre o casal. As relações sexuais antes do casamento geralmente não irão atender a ideia de procriação, por isso, não devem ser realizadas.
O Ritual Do Casamento Na Igreja Católica
O ritual é público, sendo realizado por um sacerdote ou uma testemunha qualificada pela Igreja, além das testemunhas escolhidas pelo casal. Para se casar é preciso que o homem tenha no mínimo 16 anos de idade, e a mulher no mínimo 14 anos de idade.
É preciso que ambos desejem se casar, havendo manifestação livre de vontade. É possível também se casar com alguém de outra religião, desde que haja autorização por uma autoridade eclesiástica, e que a pessoa de religião católica comprometa-se a educar os seus filhos na fé católica.
A celebração ocorre dentro de uma Igreja, mas em alguns casos o celebrante pode se locomover até o local da cerimônia, fora da igreja, para dar bênçãos ao casal.