Não é tão difícil saber, e ao mesmo tempo acertar o momento para pedir a quem você ama em casamento; em primeiro plano existe aquela euforia que, na realidade, nada mais é que uma paixão avassaladora, e a tendência é que toda essa paixão seja resfriada, e nada melhor que isso, pois o bom caminho para um grande amor é a morte da paixão rapidamente.
Paixão acaba e o amor perdura; passando esta fase, deve-se alimentar diariamente este amor com muita serenidade e pés no chão. O tempo perfeito para essa transição que é um namoro no qual os dois vão se conhecer a fundo, podendo analisar as características boas de cada um e também aprender a conviver com as características negativas, e com isso tentar a transformação através do amor.
Este tempo bom seria de um ano de namoro, mais uns dois anos de noivado e por que não pedir a mão de seu grande amor? Três anos vocês vão perceber que será o suficiente para que ambos tenham a total sincronização, cada um vai estar perfeitamente conectado ao outro e assim poderão entrar em um casamento com os pés literalmente no chão.
E se após estes anos não deu para entrar em sintonia, não deu para se entrosar, a incompatibilidade é visível e as coisas não caminham como deveriam, o correto é não entrar em um relacionamento mais profundo, para isso existe o namoro e o noivado, e não há necessidade de ser um tempo muito grande, isso só vai causar maiores desinteresses e o amor se vai e a amizade fica.