Liturgia de Noivado Evangélico

A História dos Noivados 

O noivado celebra a união entre duas pessoas que desejam realizar um casamento, pode-se chamar de um meio caminho, entre o namoro e o casamento, é no noivado que eles irão manifestar a vontade de passar o resto de suas vidas juntos.

A história dos noivados é muito antiga, atualmente os noivados mudaram, porém eles continuam com a mesmo função, mostrar a união matrimonial que se aproxima. Em tempos antigos, o noivo devia pedir a mão de sua noiva em casamento para o pai dela, nessa época geralmente os casamentos eram arranjados, e tinham uma função mais em reunir aquelas famílias, com traços políticos, como por exemplo o noivado entre filhos de líderes de alguma tribo, que simbolizava a união dessas e o fim de possíveis disputas, ou jovens nobres que desposavam filhas de nobres de regiões distantes para que essas perpetuação uma aliança por meio familiar. Por muitos anos os casamentos, e noivados propriamente ditos eram realizados dessa forma, um acordo entre famílias, com a ideia de se promoverem no meio social, ou obter mais posses. No Egito antigo, dava-se a noiva um anel, para simbolizar que agora ela possuía também os bens daquele com quem ela iria se juntar depois de um tempo (não havia a palavra casamento na linguagem deles, mas a união era parecida com o casamento conhecido nos dias atuais). No ano de mil cento e quarenta houve o Decreto de Graciano, uma obra de origem cristã que tratava de muitos assuntos, incluindo nele o fato de que o noivado só poderia ser realizado com o consentimento de ambos os noivos, dessa forma havia um meio de acabar com os casamentos forçados. Apesar de ainda continuarem existindo os noivados forçados, a ideia de amor entre os que iriam se unir se tornou mais forte.

O Noivado em Diversas Religiões 

Nesse artigo iremos ver como funciona o noivado em algumas religiões, e após isso iremos nos aprofundar mais no noivado evangélico, falando um pouco sobre como ele deve ser, e a liturgia que pode ser usada nele.

Noivado Católico

Esse é o tipo de noivado que mais ocorre no nosso país, pois cerca de cinquenta e sete a sessenta por cento da nossa população segue essa religião. Geralmente organiza-se uma festa de acordo com a opção dos noivos, pode ser uma comemoração mais simples, ou algo mais grandioso, um encontro em um bar ou restaurante. Os noivos vão anunciar que pretendem se casar, não é mais necessário o noivo pedir a mão da noiva, mas muitos os fazem por questão de respeito aos pais dela. Geralmente organiza-se um jantar, muitas vezes com um bolo. O noivado ocorre cerca de um ano antes do casamento, muitas vezes tendo um prazo menor ou maior. É nessa época em que o casal deve-se conhecer melhor, para firmar a ideia de que irão viver juntos pelo resto de suas vidas. No noivado católico não há nenhum rito religioso tradicional, mas durante o discurso dos noivos, eles podem usar versículos da bíblia para falarem sobre o seu amor.

Noivado Budista

Apesar do budismo não ser uma religião muito comum no Brasil (bem menos de um por cento da população do país é budista), há ainda sim praticantes dessa religião, geralmente decentes de japoneses que vieram para o país. Para os budistas o noivado é considerado uma grande preparação espiritual dos noivos, e há um rito tradicional que deve ser seguido. Há varias escolas budista onde cada uma tem suas especialidades em relação ao noivado, mas ele geralmente ocorre é a cerimônia chamada Nangchag, onde um rinpoche (pessoa com título importante devido a sua posição no budismo), essa cerimônia deve ocorrer na casa da noiva, onde além da decoração escolhida por eles, tem que haver um altar com uma imagem de Buda. A celebração é como os noivados católicos na hora dos convidados, reúnem-se as famílias de ambos além dos amigos e pessoas importantes em sua vida. É tradição que os convidados levem arroz e uma bebida chamada tsang, além de carnes como forma de presente, a mãe da noivas eles levam galinha como agradecimento por ela ter criado a filha e a amamentado.

Noivado Judaico

O noivado judaico pode ocorrer um ano antes do casamento, ou unindo as duas cerimônias, sendo essa ultima opção o mais comum. O noivado, também chamado de Erusin ou Kiddushin, é oficializado quando a mulher aceita do noivo um anel ou um presente de valor, e então torna se um compromisso firmado. O noivo deve colocar o anel na mão da noiva recitando os versos “”Eis que são consagrados a mim com este anel de acordo com as leis de Moisés e de Israel”. Se realizado junto com a cerimônia de casamento, após esse ato, o rabino que estará conduzindo a cerimônia irá recitar as sete bençãos, e o noivo que segurava uma taça em suas mãos, a quebra no fim, e todos os convidados gritam “Mazel Tov”.

Noivado Evangélico

O noivado evangélico é uma importante celebração para os que seguem essa religião, pois como na bíblia não há citação do termo “namorados”, até que esses noivem (pois há citação de noivado na bíblia), não é algo oficial perante a Deus. A celebração geralmente é realizada na casa da noiva, podendo ser algo mais simples ou luxuoso dependendo das condições e de quanto o casal pretende gastar. É importante lembrar que com o casamento chegando, os gastos serão enormes, então há algumas opções para reduzir os gastos aqui, por exemplo, não exagerar muito na decoração, deixe as idéias de decoração para a cerimônia de casamento, mesas com toalhas simples e arranjos simplistas podem ser usados aqui, ou até mesmo não colocar muitas mesas, apenas distribuir algumas cadeiras. Uma outra opção é pedir para que cada convidado contribui com um prato, ou leve bebida, assim você irá economizar nessa hora. Se optar por servir comida, pense em petiscos simples, como mesa de frios ou salgadinhos por exemplo. Os convidados serão os amigos de ambos, além das famílias, e os irmãos da igreja juntamente com o pastor. Como é uma festa, mesmo que mais simples, a futura noiva deve escolher uma roupa bem elegante, geralmente um vestido branco mais simples, assim como o noivo deve usar terno.

Há algumas regras de comportamento dos noivos até o dia do casamento, por exemplo, esses devem se manter santos, ou seja sem estreitar suas relações agora que decidiram unir se em matrimônio. É dito na bíblia que Jesus espera uma noiva santa, e que o noivo também deve ser santo, por isso, é dever dos pais, além de ajudarem a organizar todas as coisas do futuro casamento, vigiar o casal para que sigam esse compromisso.

No hora de oficializar o noivado daquele casal evangélico, o pastor irá falar algumas palavras, e nos noivados evangélicos são citados lindos versos da bíblia para falar sobre a futura união. Em Gênesis 2:24 é dito – “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne”. Essa é juma passagem que sempre é citada pelo pastor durante a celebração do noivado, este fala sobre a união do casal, onde o pastor poderá emendar falando sobre o casal, e a missão que ambos estão assumindo naquele momento, deixando suas famílias para viverem em união, um grande passa na vida de qualquer um, o compromisso que assumiram é uma preparação para o futuro, para saírem de casa, deixarem seus pais, e assumirem a responsabilidade de constituir uma família.

Há muitos versículos encontrados na Bíblia que podem ser citados pelo pastor, ou ainda por um dos noivos em algum discurso que ele desejar realizar, abaixo vamos ver alguns dos mais bonitos versículos bíblicos que podem compor a liturgia de um noivado:

“Como você é linda, minha querida! Ah, como é linda! Seus olhos são pombas. Como você é belo, meu amado! Ah, como é encantador! Verdejante é o nosso leito” – (Cânticos 1:15,16).

“Você fez disparar o meu coração, minha irmã, minha noiva; fez disparar o meu coração com um simples olhar, com uma simples joia dos seus colares”. – (Cânticos 4:9).

“Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor”. –(Provérbios 18:22).

“Eu me casarei com você para sempre; eu me casarei com você com justiça e retidão, com amor e compaixão. Eu me casarei com você com fidelidade, e você reconhecerá o Senhor”. – (Oséias 2:19,20).

“Ponha-me como um selo sobre o seu coração; como um selo sobre o seu braço; pois o amor é tão forte quanto a morte e o ciúme é tão inflexível quanto a sepultura. Suas brasas são fogo ardente, são labaredas do Senhor.” – (Cânticos 8:6).

“O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará.” – (1 Coríntios 13:4-8).

“É melhor ter companhia do que estar sozinho, porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas.” – (Eclesiastes 4:9)

“Ah, se ele me beijasse, se a sua boca me cobrisse de beijos…
Sim, as suas carícias são mais agradáveis que o vinho. A fragrância dos seus perfumes é suave; o seu nome é como perfume derramado.” – (Cânticos 1:2,3).

“Nem muitas águas conseguem apagar o amor; os rios não conseguem levá-lo na correnteza. Se alguém oferecesse todas as riquezas da sua casa para adquirir o amor, seria totalmente desprezado”. – (Cânticos 8:7)

“Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito”. – (Colossenses 3:14)

‘Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”.’ – (Gênesis 2:18)

“Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe”. – (Marcos 10:9)

Todos esses versículos são passagens da bíblia próprias para serem lidas e usadas no dia do noivado, algumas dela podem ser faladas pelo noivo declarando seu amor a sua noiva, outras podem ser ditas por ela a ele, e algumas ainda podem ser usadas pelo pastor para que esse fale de como é bonita a união do casal, de como o amor é importante na vida daqueles irmãos da igreja que agora irão se unir para constituir uma família.

Após os discursos tanto do pastor como do noivo, o noivo irá entregar a noiva a aliança falando: “Com esta aliança declaro, diante de Deus e destes irmãos na fé, que a amo e que pretendo me casar com você”. Ao qual el responde “Que esta aliança seja para você um sinal do meu amor e uma promessa de vivermos para sempre juntos”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Noivado

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *