A primeira coisa que devemos sempre lembrar sobre festas de despedidas de solteiro é que elas são tradicionalmente organizadas pelo melhor amigo do noivo – ou melhor amiga da noiva, já que com o passar dos anos essa tradição profundamente masculina deu espaço às mulheres também.
É algo que deve ser divertido e leve, para que a tensão dos últimos dias antes do casamento não acabe por estressar demais o casal. Essa é a principal função de uma festa de despedida de solteiro: a descontração das preocupações dos preparativos do casamento, e também do nervosismo de iniciar uma vida juntos – ou mesmo oficializar algo que já acontece, no caso de noivos que já moram juntos.
Durante muito tempo, essas festas aconteciam na noite imediatamente anterior ao casamento em si – normalmente sextas-feiras, já que casamentos acontecem mais comumente aos sábados – mas esse tipo de regra já não precisa ser seguida à risca, principalmente se o casamento no dia seguinte for acontecer durante a manhã.
O mais importante na hora de começar os preparativos para este tipo de festa é saber do que, exatamente, a pessoa homenageada com a festa gosta. Antes de decidir fazer um pub crawl ou um jantar discreto, é preciso ter a certeza de que o noivo ou noiva gostam de balada, ou de ficar em casa. Afinal, a festa é para ele ou ela – para que possam celebrar o casamento que se aproxima – e a pessoa que deve curtir mais a despedida tem de ser o futuro não-solteiro.
Para o responsável pela organização da festa, é imprescindível contatar os demais amigos da pessoa que terá a festa com pelo menos um mês de antecedência, e avisar quando a festa irá acontecer, e quais são as ideias iniciais para o acontecimento – como não se trata de algo formal, convites não são necessários, mas o aviso prévio evita que algum amigo mais próximo não possa comparecer por ter outro compromisso na mesma data.
Uma boa ideia é organizar algo surpresa – desde que, é claro, se saiba que a pessoa que irá ganhar a festa não se importe com isso, e que goste da ideia de ser surpreendido com uma festa assim. É importante também lembrar que, por mais tradicional que algumas brincadeiras sejam, algumas pessoas não gostam de se expor, e que, acima de tudo, deve-se respeitar os limites do noivo ou da noiva quandp se trarar de brincadeiras, prendas ou mesmo de estilo de festa.