Apesar de serem mais comuns em chás de panela do que em festas de despedida de solteiro – principalmente as masculinas – as brincadeiras em uma festa de despedida de solteiro – tanto para o noivo quanto para a noiva – podem ser uma boa pedida para descontrair o ambiente, e render boas risadas e lembranças da última noite de solteiro do casal.
Uma brincadeira bem inocente é tentar adivinhar qual o presente que o noivo ou noiva recebeu apenas com o tato, tendo os olhos vendados. A cada presente que não puder ser descoberto corretamente, o homenageado deve procurar a aliança de noivado dentro de um prato com farinha, ou mesmo uma tigela com água, sem a ajuda das mãos.
Para aqueles que gostam ais de brincadeiras mais adultas, quando a pessoa não conseguir descobrir, a prenda pode ser beber um copo de bebida – nada muito forte, para que a diversão não acabe no chão do banheiro – ou então ser borrada ou borrado com batom ou tinta guache. Para os mais ousados, a punição também pode ser ir tirando uma peça de roupa – ou trocando uma peça de roupa da noiva por uma do noivo e vice-versa.
Outra brincadeira muito divertida é que as amigas da noiva gravem um vídeo com o noivo fazendo perguntas sobre os dois – o tom das perguntas deve ser adequado ao casal, se mais recatados, perguntas mais discretas, ou sobre hábitos mais comuns, como hora em que acorda, ou cor favorita; para os mais ousados, perguntas sobre a sua vida íntima sempre rendem boas respostas.
Depois do vídeo pronto, no dia da festa, as amigas fazem as mesmas perguntas à noiva, e a cada resposta certa ela pode abrir um presente, a cada resposta errada, ela tem de pagar uma prenda, que pode ser as mesmas do jogo de adivinhação escrito acima – um copo de bebida, pintar o rosto com batom, trocar a roupa, cantar uma canção para o noivo em vídeo e similares. O mesmo tipo de brincadeira pode ser feito em uma festa com o noivo, sendo que as punições também podem ser as mesmas.
O importante na hora de selecionar quais brincadeiras estarão na festa e quais não estarão é saber até que ponto os noivos irão se divertir, e onde eles possam começar a se incomodar com algo ousado demais. Caso não seja um amigo muito íntimo, e queira fazer uma pergunta ou sugestão, consulte sempre com os melhores amigos do casal o que talvez possa ser exagerado, ou o que é adequado a eles.