Apesar de ser uma tradição amplamente masculina, a despedida de solteiro – seja uma festa ou só uma reunião com os amigos – tem se espalhado também no mundo feminino. Mesmo os chás de panela, que comumente serviam para que a noica ganhasse peças de uso para a casa que montaria com o noivo, hoje em dia te um tom mais ousado e divertido.
A forma mais comum de festa de despedida de solteiro feminina é o chamado chá de lingerie. Ao invés de ganhar presentes para a casa, a noiva ganha lingeries das amigas – isso acontece não só pela diversão, mas também porque muitos casais já moram juntos antes do casamento, e não há necessidade de presentes para uma casa que já está montada.
Outra forma são as tradicionais baladas, em que se fecha uma casa noturna, e a noiva e suas amigas fazem uma festa entre elas – às vezes até mesmo seguindo a tradição masculina que ainda acontece, e envolvendo strippers masculinos e jogos de beber. É claro, este tipo de festa mais ousada depende muito do estilo da noiva em questão, e ela deve ser consultada antes que alguma festa mais extrema seja planejada – essa é uma festa para que a nova se divirta e relaxe, e não para que ela acabe ficando constrangida, e não consiga aproveitar o que está acontecendo.
Além da festa mais tradicional, também é possível fazer alguns jogos ou brincadeiras divertidos, principalmente envolvendo perguntas e respostas sobre a vida íntima do casal e outras perguntas indiscretas.
Tradição de festas de despedida de solteiro é muito antiga, e normalmente sinalizava o começo da vida adulta dos soldados romanos, mas hoje em dia essa tradição perdeu esse lado tão masculino, e é, na verdade, uma noite para ser aproveitada e curtida, e para tirar a cabeça dos noivos da preparação para o casamento. Não é incomum que, caso noivo e noiva façam as suas respectivas festas de despedida de solteiro no mesmo dia, elas acabem no mesmo lugar unindo as duas festas em uma só, como um aquecimento para a festa de casamento.
Nada impede também que uma noiva tenha tanto um chá de panela quanto uma festa de despedida de solteira – o primeiro algo mais recatado e tranquilo, para as amigas mais recatadas, e para mães ou avós que possam não aproveitar uma noite de balada; e o segundo com as amigas, podendo ser até mesmo no mesmo dia que o chá de panela.