Como Escolher a Data do Seu Casamento: Dicas Práticas

Na hora de escolher a melhor data para o seu casamento, são muitos os fatores que devem entrar em debate, e considerados cuidadosamente antes da escolha final.

Primeiramente, deve-se avaliar o tempo de planejamento de festa e cerimônia – um casamento requer muita atenção a detalhes, para que tudo saia conforme o planejado, e não haja sustos quando o grande dia chegar. Escolha uma data com pelo menos seis meses entre o momento inicial do planejamento e a data em que a cerimônia e festa irão acontecer: assim haverá tempo suficiente para decidir de vestido à lista de convidados, passando por escolha de local, até lista de presentes.

Como Escolher a Data do Seu Casamento

Comumente, Maio é conhecido como o Mês das Noivas, e muitas pessoas tem como planejado que seu casamento ocorra nesse mês – se esse é o seu caso, é bom procurar locais como igrejas e salões de festas com muita antecedência: eles costumam ser reservados com até dois anos prévios à data da realização e quanto mais tarde você decidir estes detalhes, maior será o risco de não conseguir fazer sua festa e ritual no lugar em que realmente quer.

Outro fator que deve ser levado em consideração é como a época do ano em que você deseja se casar irá afetar a cerimônia – não escolha uma data que vá contra o que você espera do ritual que escolheu. Se quer um casamento ao ar livre, por exemplo, não escolha sua data em meses de inverno, ou meses de chuva na sua região. Planeje a cerimônia de acordo com a data para que nada dê errado.

Como Escolher a Data do Seu Casamento

Um outro detalhe importantíssimo é a questão da Lua de Mel. Essa viagem de comemoração íntima acontece tradicionalmente em seguida ao casamento e dependendo do lugar para onde planeja viajar, a época pode não ser conveniente. Planeje os dois acontecimentos paralelamente, sempre mantendo-os em mente em todas as decisões: esse é um dos dias mais importantes de sua vida, nada pode sair errado por falta de planejamento!

Além disso, sempre é bom levar em conta os planos de seus principais convidados – é claro que é simplesmente impossível planejar um evento em que todos os envolvidos, de participantes da cerimônia ao último convidado da lista tenham a data escolhida livre, mas confira com a sua família imediata (pais, mães, irmãos e irmãs) e também com amigos próximos que possivelmente participarão do casamento (madrinhas e padrinhos, daminhas de honra e pajens) a disponibilidade de suas datas, e leve-as em consideração na hora da escolha.

Como Escolher a Data do Seu Casamento

A escolha da data de seu casamento deve ser seu ponto de partida: planeje os acontecimentos todos à sua volta, levando os fatores descritos acima em consideração antes de mandar imprimir seus convites!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cerimônias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *