Os vestidos são a sensação para qualquer estação. As mulheres que sabem montar um guarda roupa sempre terão esta peça no armário porque sabem que é um trunfo para qualquer peça. Assim como as calças jeans, elas cabem em ocasiões desde as mais formais até as mais simples e ocasionais, sem precisar de muito requinte.
O vestido é famoso por diversos motivos: valoriza muito o corpo da mulher. Um decote mais aberto deixa os atributos à amostra. As pernas ficam em evidencia e as mais altas e com pernas bem torneadas podem usar e abusar do visual. Os cortes mais acinturados deixam a mostra uma cintura fina e bem definida, valorizando o corpo bem feito de uma mulher.
Em ocasiões sociais e eventos, um estilo que vem ganhando força e presença são os vestidos longos estampados. É coisa do passado usar vestidos de tonalidades únicas para eventos formais como formaturas, festas e casamentos. Claro que tem as regras para serem escolhidos, então deixamos aqui algumas dicas:
Em Casamentos
Usar vestido longo estampado em casamento tem que ser com sabedoria. Se for um matrimônio durante o dia, dá para usar e abusar de cores claras com estampas floridas e vivas. Flores, bordados e demais opções relacionadas serão bem vindas.
Durante a noite, dê preferência a estampas discretas passando um ar de seriedade a mais.
A regra para as cores da cor predominante valem para as peças com tonalidade única: não use preto, evite cores fortes e vibrantes como rosa choque, roxo aberto e verde florescente. Ocasiões formais pedem um tom a mais de sobriedade e precisam de cores fechadas e discretas, para você não chamar mais a atenção dos presentes que a noiva.
Para Passeio
Vestidos caem bem no dia a dia. Para passeios curtos como shopping, visita a amigos ou mesmo um coffe break com convidados irão ficar muito bem colocados.
Apesar de ser longo, o vestido estampado tira muito da formalidade de tais ocasiões. Dá para brincar bastante com a estampa a ser escolhida e optar por tons mais personalizados.
De dia, prefira tecidos mais leves como algodão, cetim e malhas para situações corriqueiras como visitas, uma ida ao cinema, compras e passeio no shopping.
No Trabalho
Antigamente vestido no trabalho era uma peça quase proibida pela ousadia, mas hoje em dia elas são amplamente usadas e queridas, com bom senso. Nada de decotes abertos ou peças transparentes.
Aliás, as transparências são algo ousado e até vulgar em todas as ocasiões. Se forem combinadas com uma camiseta por baixo de estilo até podem, fora isso estão fora de moda e extremamente vulgarizadas.
No trabalho escolha estampas formais e fechadas e vestidos bem abaixo do joelho. Use alças com educação e bom senso para não parecer vulgar. E deixe de lado a alça do sutiã aparecendo: são fora de moda e extremamente deselegantes.