No passado, os casamentos eram arranjados pelos pais dos noivos e casamenteiros na China. O processo contava com seis passos, que eram: a proposta de casamento, apresentação dos noivos, oração pela fortuna, envio de presentes de noivado, envio de convites e boas vindas para a noiva.
O Papel do Casamenteiro
No passado, as famílias contratavam um casamenteiro e era ele quem ia até a casa de outra família para buscar uma proposta. Em seguida, ambas as famílias consultavam uma cartomante que analisava o homem e as datas de nascimento da mulher, nomes e outras informações. Se ambos foram considerados compatíveis, um acordo de casamento seria negociado.
Atualmente algumas famílias ainda realizam casamentos arranjados ou preferem que seus filhos se casem com os filhos de amigos. Entretanto, a maioria dos chineses encontra sua alma gêmea da mesma maneira como estamos acostumado no Brasil e em grande parte do mundo, de forma natural.
Os compromissos modernos se diferem dos do passado, entretanto, ainda existem muitas tradições chinesas de casamento, que incluem a oferta de presentes de noivado, um dote nupcial e a consulta com uma cartomante.
Presente de Noivado
Uma vez que um casal decide se casar, a família do noivo envia presentes para a família da noiva, que incluem alimentos e bolos. Uma vez que a família da noiva aceita os presentes, o casamento não pode mais ser cancelado, é uma questão de honra.
Dote Nupcial
O dote nupcial consiste nos presentes que a noiva leva para a casa de seu marido após o casamento. Uma vez que uma mulher se casa, ela deixa sua casa e torna-se parte da família do marido. Sua responsabilidade principal é com a família do marido. O valor do dote irá para determinar o status da mulher em seu novo lar, ou seja, quanto maior ele for, melhor ela será tratada.
Consulta a Cartomante
Antes de um compromisso ser firmado, ambas as famílias consultam uma cartomante para se certificar de que o casal é realmente compatível. Nomes, dia e ano de, e tempo de gestação são analisados para determinar a compatibilidade.
Uma vez que a cartomante der o sinal verde, as famílias irão confirmar o compromisso. Por fim, o almanaque chinês é consultado para encontrar um dia auspicioso para que o casamento seja realizado.
Os Rituais do Casamento
A maioria dos casais se casa oficialmente com uma cerimônia simples em uma prefeitura. Já os chineses religiosos podem optar por trocar votos em uma cerimônia religiosa. A recepção após a cerimônia é a parte do casamento chinês em que a família e os amigos participam. Todos os gastos são tradicionalmente pagos pela família do noivo.
Banquete de Casamento
O banquete de casamento costuma durar duas ou mais horas. Os convidados assinam seus nomes em um livro de casamento e entregam envelopes vermelhos para as atendentes na entrada do salão de festas. O envelope é aberto e dentro há dinheiro para os noivos, o valor é contabilizado e registrado em um livro para que os noivos saibam quanto cada convidado deu.
Após a apresentação do envelope vermelho, os convidados são levados a uma grande sala de banquetes. Há a opção de haver lugares marcados ou deixar livre para que cada um sente onde preferir. Depois que todos os convidados chegam, a festa de casamento começa. Quase todos os banquetes chineses dispõem de um mestre de cerimônias que anuncia a chegada dos noivos. A entrada do casal marca o início da comemoração.
Após isso, o noivo faz um discurso de boas-vindas e os convidados são servidos. Durante a refeição, a noiva e o noivo fazem algumas entradas, cada hora usando roupas diferentes. Enquanto os convidados comem, a noiva e o noivo ficam passando pelo salão, dando atenção a todos.
Quando chega o final da refeição, mas antes da sobremesa ser servida, os noivos brindam com os convidados. O melhor amigo do noivo também pode oferecer um brinde. Após passarem por todas as mesas, o casal sai do salão enquanto a sobremesa é servida.
Após isso, a festa de casamento termina. Antes de sair, os convidados fazem fila para cumprimentar os noivos e suas famílias que ficam fora do salão, um do lado do outro. Cada convidado recebe uma foto com o casal e, muitas vezes, recebem doces da noiva.
Rituais Pós Casamento
Depois do banquete de casamento, amigos próximos e parentes vão para o local onde irá acontecer a noite de núpcias e dão dicas aos recém-casados. O casal, então, compartilha um copo de vinho e, tradicionalmente, cortam uma mecha de cabelo para simbolizar que eles agora são um só coração.
Três, sete ou nove dias depois do casamento, a noiva retorna para casa para visitar sua família. Alguns casais optam por viajar na lua de mel também.
Decoração de um Casamento Chinês
A maioria das decorações de casamentos chineses é fornecida pelo salão onde a festa será realizada. Presente em quase todos os casamentos chineses, o ideograma que simboliza a felicidade muitas vezes, é pendurado de cabeça para baixo, porque o símbolo de cabeça para baixo significa chegada. Portanto, ele simboliza a chegada da felicidade.
Alguns presentes de noivado e de dote podem incluir travesseiros e cobertores bordados com o símbolo chinês da felicidade. Outros símbolos tradicionais também são pendurados nas portas e nas janelas da casa nova do casal, para trazer felicidade e boa sorte.
Outras decorações de casamentos chineses incluem luzes, velas e flores semelhantes às encontradas em casamentos no ocidente. Quase todos os banquetes de casamento têm um palco onde os noivos ficam enquanto fazem um brinde, discurso, etc., e nele também fica o mestre de cerimônias, que é quem coordena a festa.
Convites de Casamento na China
Os convites de casamento chineses são quase sempre vermelhos. O texto é geralmente dourado, simbolizando a riqueza, e conta com os nomes dos noivos com os detalhes da localização do banquete de casamento. Eles são enviados pelo correio ou entregues em mãos várias semanas antes da data do casamento.
Como os casamentos chineses são essencialmente uma grande festa para celebrar a união do casal, o convite vale apenas para o banquete. Os convidados não testemunham a troca de votos e só participam de uma recepção para comemorar a união.
Uma das cidades da China mais bonitas para realizar uma cerimônia de casamento é Cantão, que fica a três horas de carro de Gongbei. Um dos lugares que oferece uma boa recepção para eventos importantes como casamentos, aniversário, formaturas e batizados é o hotel Sofitel Guangzhou Sunrich. No caso dos casamentos, há uma ótima assistência, aparelhagem e pessoal para a realização da festa. Há muitas pessoas naturais de lá que recepcionam os convidados no espaço do Sofitel, mas a maioria dos casais são estrangeiros.
Antes de casar em uma cidade como Cantão, que é uma das mais ricas da China, há uma série de procedimentos que o casal deve tomar. Não é tão difícil e burocrática como a legalização do casamento na França, mas ainda assim deve-se atentar para as exigências, pois do contrário o casal perderá tempo. É necessário traduzir para o chinês os principais documentos (RG, certidão de nascimento e passaporte) e protocolar o pedido no templo de escolha do casal.