Casamento
O casamento é uma das cerimônias mais celebradas do mundo e existe uma infinidade de possibilidades para sua realização. As variações são relacionadas a cultura, a região, a época do ano e personalidade dos noivos. Essa tradição pode significar amor, união, contrato e felicidade, ao mesmo tempo que indica que duas pessoas desejam viver juntas e unir suas vidas e suas histórias
Breve História Do Casamento
Desde que a humanidade iniciou o sistema de registro de eventos, as celebrações de união são conhecidas e sabemos que ocorriam em muitos grupos, tribos e civilizações da antiguidade, mas naquela época era visto puramente como uma obrigação social, onde duas pessoas se uniam principalmente com interesses políticos, econômicos e sociais, no entanto, em certas culturas não era conhecido como casamento em si, ao menos não o casamento que conhecemos hoje, mas apenas uma união de territórios, povos ou riquezas.
Casamentos Arranjados
O modelo utilizado pelas culturas ocidentais atualmente foi criado na Europa, principalmente por pressão da igreja católica que desejava padronizar a celebração, assim como acabar e criminalizar as manifestações de amor livre, poligamia, e outros hábitos que considerava impuros. Mas o que se lê nos livros de história é que os casamentos aconteciam, assim como as traições, muitas vezes a união se dava sem amor que por certo tempo era visto como um ato subversivo.
Por muitos séculos os casamentos foram arranjados pelas famílias, o consentimento ou desejo individual de casar só passou a ser aceito por volta do século XII e tornou-se uma condição para que a celebração fosse realizada, mas por muito tempo nas civilizações europeias ainda prevaleceu o arranjo de casamento visando interesses familiares, militares, entre outros.
Variações Dos Casamentos Nas Diferentes Culturas
A tradição europeia que seguimos no Brasil, é bem diferente das tradições em outros lugares, principalmente em alguns países orientais, assim como na Índia onde a noiva é pintada e usa roupas coloridas.
Cada cultura possui suas especificidades, assim como pode ser tradição diferentes cores de vestidos, diferentes celebrações ou organização das festas, como no casamento muçulmano onde as mulheres e os homens permanecem a cerimônia toda separados e tudo acontece como se fosse um contrato.
Maio, Conhecido Como Mês Das Noivas
A tradição de celebração do casamento em maio é uma tradição importada dos países do Hemisfério Norte, assim como outras tradições já citadas anteriormente, foi trazida principalmente da região da Europa.
Mas Porque Maio?
As estações do ano no hemisfério norte e sul se dão em meses diferentes, são imediatamente opostas uma as outras, portanto, enquanto no Brasil maio é o mês em que estamos no meio do outono, no outro hemisfério é o mês em que eles estão no auge da primavera. Esta estação abrange o período em que as temperaturas estão voltando a subir, onde há o desabrochar de muitas espécies de flores, trazendo mais opções de decoração para as festas e quase não se vê mais neve, além da vida social que passa a ser retomada aos poucos, tendo seu ápice com a chegada do verão.
Muitas vezes as flores são associadas à feminilidade, portanto, a tradição de um casamento decorado com muitas flores remete ao amor, ao mesmo tempo que é uma homenagem a natureza. Os casamentos europeus são muito realizados em ambientes abertos ou ao ar livre e na sua decoração conta com variadas espécies de flores. Essas tradições foram importadas para muitos países ao redor do mundo pois as civilizações europeias colonizaram grande parte do nosso planeta nos últimos 2 mil anos. Assim, as civilizações adaptaram-se o tanto quanto foi possível.
Vestuário
As peças utilizadas nos casamentos europeus realizados na primavera, em sua maioria são peças de tecido leve, que não esquentam muito e é prezada a praticidade. Poucos são os casamentos em que se as pessoas vestidas com muitos ornamentos.
No Brasil ainda é um costume casar com vestidos rodados de noiva, com tecidos mais grossos e alguns ainda possuem diversas camadas.
Maio Mês Dos Banhos
Segundo lendas europeias, devido às baixas temperaturas dos meses de outono e inverno, muitas pessoas nos séculos passados não tomavam banhos nesses meses, lembre-se que não existiam os chuveiros elétricos como temos hoje. Dessa maneira, o mês de maio é quando as temperaturas voltavam a esquentar e as pessoas em muitas regiões tomavam seu primeiro banho do ano, assim era iniciado o período de casamentos.
Maio Mês Das Mães E De Maria
Outro fator relacionado ao mês das flores para os povos do Norte é a data de celebração do dia das mães, primeiro ou segundo domingo do mês, variando de acordo com o país. Pela religião católica é também o mês de Maria que figura como mãe de Jesus segundo as tradições desta igreja. Outro ponto é que segundo os costumes populares, casar no mês das mães trazia boa sorte para os filhos que estavam para chegar na família e garantias de uma boa gestação.
Uma desvantagem em casar no mês de maio é a proximidade com o dia das mães, pois considerando o lado financeiro, nas datas próximas a esse feriado o preço das flores sempre estará mais alto e sua cerimônia custará mais caro.
Casamento Em Outros Meses
Em grande parte do território brasileiro as temperaturas no outono não são tão baixas e não há neve nesta estação, assim os casamentos são realizados sem grandes transtornos pelos casais apaixonados. A entrada da primavera no hemisfério sul ocorre no mês de setembro, então por aqui muitos casais procuram uma data neste mês, onde para nós existe a maior abundancia de flores e opções ao ar livre, com temperaturas mais altas e em geral, ventos mais amenos.
No Brasil, uma tendência que vem crescendo nos últimos anos é o casamento no mês de dezembro e janeiro, devido à praticidade de ser em período de férias coletivas para muitos trabalhadores e próximo ao recesso de final de ano, o que possibilita a realização de uma lua de mel um pouco mais extensa. Outro fator considerado é o bônus do 13º salário facilitando o pagamento dos custos da festa ou da viagem, portanto esses dois meses são escolhidos pela praticidade.
Na Inglaterra, o mês mais escolhido é junho devido a deusa Juno, famosa nos tempos do império romano, era conhecida como patrona dos casamentos e das mulheres. Enquanto isso nos Estados Unidos o mês de fevereiro está entre os campões por causa do Valentine’s day, o dia dos namorados norte americano que é celebrado em 14 de fevereiro.