Certamente você já ouviu falar de casamento coletivo ou também chamado de casamento comunitário, mas deve ficar imaginando como funciona e como é possível participar dessa cerimônia.
O casamento coletivo pode ser somente civil ou também religioso e pode ser uma festa como outra qualquer de matrimônio, com a diferença de que não será um único casal que dirá “sim”, mas vários.
A Escolha Pelo Casamento Coletivo
O casamento representa um momento muito especial para o casal, principalmente para as noivas, mas nem sempre é possível arcar com os gastos de uma grande cerimônia e festa. O casamento coletivo pode ser a chance de oficializar a união.
No Brasil, algumas pessoas gastam verdadeiras fortunas para fazer a festa de casamento, pode ser que percam somente para os americanos, que tem como hábito, economizar, em média, 10 anos para celebração.
No Estados Unidos se faz economia e no Brasil, fica em média, 5 anos depois da cerimônia arcando com os custos. Claro, que é possível fazer um casamento gastando dentro das possibilidades, como é possível gastar praticamente nada fazendo parte de um casamento coletivo, tanto no civil quanto no religioso.
Como É O Casamento Coletivo Religioso
No caso do casamento religioso é feita uma cerimônia religiosa. Normalmente, são promovidas pela igreja católica, mas pode ser realizada da mesma forma por outra religiões.
Os casais que queiram participar se inscrevem e a cerimônia será realizada de forma gratuita. A decoração da igreja também pode ser feita através de uma doação, ou na hora da inscrição, cada casal doa o que pode e o dinheiro arrecadado serve para ornamentar o espaço para o grande dia.
Pode parecer estranho um casamento coletivo, mas pode ter certeza que não é e tudo acontece de forma organizada. As primeiras filas são reservadas para que os casais se sentem.
Cada casal se levanta para receber do religioso as bençãos quando são muito casais. Quando a quantidade de casais é menor, no máximo quatro, eles vão ao altar.
O casamento coletivo tem a sua dinâmica mudada somente considerando a quantidade de casais.
Assim como pode se ter uma festa após a benção ou mais detalhes, tudo depende do que é combinado entre os casais e a igreja. Normalmente, quando acontece uma festa depois da cerimônia, a mesma é feita na própria igreja.
Casamento Coletivo Civil
O casamento coletivo civil ou casamento comunitário civil, que é a mesma coisa, também é uma chance dos casais oficializarem a união economizando muito. Todos sabemos que um casamento não custa pouco, neste caso, todas as taxas de cartório são canceladas.
A realização é possível porque um juiz “doa” o serviço e comparece no lugar marcado para oficializar a união de vários casais.
A Proposta Do Casamento Coletivo No Brasil
A ideia de realizar casamentos coletivos no Brasil surgiu como forma de legalizar a situação de casais que não poderiam arcar com as taxas cobradas pelos cartórios para união estável. São custos altos para uma boa parte da população brasileira.
Nem sempre o casamento coletivo é 100% gratuito, em algumas cidades, a taxa cobrada é bem inferior, mas o casal mesmo assim, tem que pagar uma quantia para participar da cerimônia.
Depois da criação do casamento coletivo surgiu no Brasil uma outra novidade em relação a união entre um casal, a união estável, que reconhece oficialmente a vida a dois. O que faz com que alguns casais tenham dúvida, se vale a pena então, optar pelo casamento coletivo.
A resposta é sim, vale a pena participar de um casamento coletivo para regulamentar a união, pois a união estável ainda é uma situação que pode criar dúvidas, como por exemplo, em caso de morte de uma das partes, da pensão e de auxílio.
Se uma das partes de um casal morre e é casado, automaticamente está claro que vai herdar os bens. No caso da união estável, a outra parte terá que passar por vários trâmites para provar a convivência e que tem direito a herança. Sem falar que para ser considerada união estável é necessário fazer um documento em cartório, o que não é barato. O mesmo documento, em caso de separação, deverá ser cancelado, com mais um outro custo, que não é pouco.
Como Um Casal Pode Participar De Um Casamento Coletivo
Várias cidades brasileiras oferecem o serviço de casamento coletivo. Normalmente, os tribunais e as igrejas da cidade anunciam, através de veículos de comunicação, quando estão abertas inscrições para a realização da cerimônia. A procura é sempre muito grande e por isso, a divulgação é feita em grande escala, para que nenhum interessado fique de fora porque não soube da data.
No caso do casamento coletivo religioso é necessário que as pessoas interessadas em participar conheçam e obedeçam as normas e as regras da igreja. No caso do casamento coletivo civil o primeiro requisito é que o casal viva na cidade do tribunal que irá realizar a cerimônia.
A pessoa precisa provar com um comprovante de residência que vive na cidade do tribunal que fará o casamento coletivo, além disso, será necessário apresentar no local, para inscrição, o CPF e a carteira de identidade ou outro documento de identificação com foto.
No dia da inscrição o casal ficará sabendo da data e o local onde será realizado o casamento coletivo.
O Que Vestir No Casamento Coletivo
No casamento coletivo civil é indicado usar uma roupa social, tanto noivo quanto noiva e o vestido de casamento não é recomendado. No caso do casamento coletivo religioso é bom que os noivos sigam as orientações do lugar que irá realizá-los. É muito comum que quando é feito pela igreja católica, as noivas adotam o tradicional vestido e os homens coloquem terno. Porém, é indicado ter as informações do que é exigido para não destoar do restante do grupo.
O casamento coletivo não tem uma regra em relação a dinâmica, então, cada cidade e quem está organizando pode determinar como deverá ser. Somente no caso do casamento coletivo civil que a dinâmica é sempre igual e se trata mesmo da oficialização da união para fins burocráticos, acima de tudo.
Todo casal apaixonado sonha em se casar, fazer uma grande festa e chamar todos seus amigos, famílias e entes queridos. Porém, esse sonho acaba resvalando na fronteira imposta pelo dinheiro. Uma solução para quem não quer abrir mão do matrimônio e tudo a que ele dá direito sem gastar muito é fazendo um casamento coletivo. Essa nova onda no mundo matrimonial tem feito a cabeça dos noivos.
Um casamento coletivo funciona mais ou menos assim: os casais em questão entram em um acordo em relação ao limite do orçamento e este é dividido pelo número de pessoas que vão se casar. É necessário tomar alguns cuidados primordialmente como: os noivos devem se reunir e entrar em consenso quanto à tudo relativo à cerimônia e à festa, incluindo decoração, lembrancinhas, música, buffet, e por aí vai. Os casais, principalmente as noivas, vão ter que entrar no clima e saber dividir as atenções para que não haja picuinhas e situações desagradáveis. Bem pensado e administrado, um casamento coletivo pode ser uma forma diferente e divertida de estabelecer uma união.