Alguns elementos que compõem uma cerimônia de casamento tem um impacto maior na emoção da noiva. O vestido é um dos principais focos desse momento tão especial, contudo, o bolo da comemoração também merece destaque. Nos últimos anos pudemos conferir inúmeros exemplos de bolos coloridos e que fogem do estilo convencional, porém, uma das tendências que está se consolidando é justamente retornar a tradição do bolo branco.
A seguir você poderá conhecer de onde surgiu a tradição de oferecer um majestoso bolo na cerimônia de enlace dos apaixonados, dicas de como inovar na escolha de um bolo branco e uma receita incrível para quem deseja economizar e ter um bolo caseiro na festa sem perder em nada o glamour.
Origem da Tradição de Oferece Bolo no Casamento
Os alimentos estão presentes nas celebrações de matrimônio desde a Antiguidade e sempre tiveram um papel simbólico relevante. Nos casamentos da Grécia Antiga, por exemplo, os convidados da cerimônia eram presenteados com biscoitos de mel e gergelim. O objetivo desse presente era reforçar as características centrais de um casamento que passa por momentos doces e outros mais intensos.
Na Roma Antiga a tradição consistia no noivo partir um pedaço de pão sobre a cabeça da noiva para que atrair fertilidade e abundância para seu lar. Os convidados tentavam pegar migalhas do pão como uma forma de ter sorte. O nascimento da tradição do bolo de andares se deu na Idade Média em que os convidados levavam para o casamento pequenos bolos de presente.
Esses bolos eram empilhados dando origem a um bolo de várias camadas. Os noivos deviam se beijar sem derrubar os bolos para que tivessem sorte em seu relacionamento. O século 17 deu origem a outra tradição que ganhou o nome de Torta da Noiva que consistia numa torta que podia ter recheio salgado de carne ou doce de pão doce.
No meio do recheio era colocado um anel, a convidada que o encontrasse seria a próxima noiva. Esse costume era ligado a casamentos mais simples. A partir do século 19 o bolo de casamento passou a ter a importância atual sendo visto em cerimônias de todos os estratos sociais.
Curiosidade – Por que o Noivo Segura a Mão da Noiva Para o Corte?
Uma das tradições mais celebradas das festas de casamento é o corte da primeira fatia que é feita pelos noivos juntos. Inicialmente apenas a noiva partia o bolo e distribuía entre os convidados os pedaços. Porém, conforme os bolos foram se tornando mais sofisticados e altos passou a ser necessário que o noivo desse aquela mãozinha para a companheira.
Dicas para Inovar na Escolha do Bolo Branco para Casamento
Se você está dividida entre manter a tradição do bolo branco, mas quer alguma inovação vai gostar das dicas que reunimos abaixo.
Desenhos
O seu bolo pode ser todo branco, mas ter como diferencial desenhos feitos sob a sua camada de cobertura. Esses desenhos podem ser arabescos, flores ou algo que se relacione diretamente ao casal.
Presença de Cores
Um bolo tradicional não precisa ser completamente branco, é possível optar pela criação de contraste usando outras cores como azul, por exemplo, para criar desenhos dando relevo ao item.
Elementos Decorativos
Os andares do seu bolo branco podem ganhar ainda mais graça com elementos decorativos como flores feitas de morango, por exemplo. A criatividade é quem manda para deixar seu bolo lindo e muito saboroso.
Receita de Massa para Bolo Branco de Casamento
A seguir você confere uma receita de massa para bolo branco de casamento que rende 3 andares. A decoração do bolo fica por conta da sua criatividade.
Ingredientes
- 200 gramas de açúcar
- 200 gramas de gordura vegetal
- 400 gramas de açúcar
- 480 ml de leite
- 1 colher de chá de essência de amêndoas
- 18 colheres de sopa de farinha de trigo
- 5 e ¼ de colheres de sopa de maisena
- 6 colheres de chá de fermento em pó
- 8 claras
- 2 colheres de chá de sal
- 11/2 colheres de chá de essência de laranja
Como Fazer
Comece preaquecendo o forno a 165°C. Em paralelo peneire duas vezes a farinha de maisene e reserve. Bata com a batedeira ou com um batedor eficiente as claras até chegar a consistência de espuma. Na sequência acrescente 200 gramas de açúcar aos poucos batendo até chegar ao ponto em que o merengue começa a dar origem a picos moles. Reserve o conteúdo desse recipiente.
Numa tigela grande você deverá bater a gordura até que ela fique amolecida. Noutro recipiente peneire uma mistura de fermento, farinha, sal e 2 xícaras de açúcar secos sobre a gordura. Acrescente então 11/2 xícaras de leite e as essências para então bater bem. Bata tudo por dois minutos com a velocidade da batedeira baixa, acrescente então o leite que sobrou e as claras batidas em neve. Deixe bater por mais um minuto.
Em seguida você deverá forrar o fundo de uma forma com 25 cm e outras duas com 20 cm cada usando papel vegetal. Coloque massa nas três formas e leve para assar no forno médio baixo a 165°C por cerca de 45 minutos e então deixe esfriando.
Como Fazer a Montagem
Comece aparando as bordas de um dos bolos de 20 cm para que ele se torne um bolo de 12 cm. O bolo maior que tem 25 cm deverá ser colocado por primeiro sobre uma bandeja ou prato grande. Passe a cobertura em cima e dos lados desse bolo espalhando bem. Na sequência coloque o bolo médio de 20 cm em cima do maior e repita o processo de passar cobertura em cima e nas laterais. Termine colocando o bolo menor em cima e faça o mesmo procedimento da cobertura. Decore como preferir o seu bolo.