Como Amar Mais A Si Mesmo

Amar a nós mesmos é uma das tarefas mais relevantes de nossas vidas. Se nós estamos vivendo uma fase positiva, tranquila emocional e financeiramente falando, é muito fácil cumprir esta função, ela não exigirá muito esforço e tudo fluirá de maneira muito positiva.

Entretanto, se nós não estamos numa fase muito boa, um tanto desajustada em algum setor de nossa vida, seja ele emocional, psicológico, fisiológico ou financeiro, o reajuste é um tanto mais complicado. Se não estamos muito bem, a arte de amar a nós mesmo exigirá um esforço e um equilíbrio muito grandes.

Ama - Se

Ama – Se

Amar a si mesmo deve ser a primeira e grande lição de vida que todo ser humano deve aprender, desde a mais tenra idade. Mas muitas vezes, somos instigados a amar tudo o que é externo, tudo o que vem e tudo o que está do lado de fora… Somos, diante deste mundo capitalista e desigual, educados a amar o bem material, amar as posses, as riquezas e tudo o que é supérfluo, vivendo, desta forma, um vazio sem fim. Se amamos mais o que não faz parte de nós, jamais seremos capazes de amar verdadeiramente o outro.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=YvvQM0fa4Eg[/youtube]

Mas Então, Como Aprender A Nos Amar Mais?

Como já citei, amar a si é uma tarefa que requer muito esforço e disciplina. Vejamos algumas dicas para realizar esta conquista!

Lição nº 1 – Você Realmente Se Conhece?

Primeiramente, para começar a por em prática a arte de amar mais a si mesmo, você precisa ter certeza que se conhece muito bem. E começar a se conhecer melhor é uma tarefa que não é fácil, pois tentamos, muitas vezes, nos boicotar.

Então, deixe os olhos de piedade de lado e se olho sem máscaras, sem pena, sem dó, sem maldade, sem julgamentos. Conheça seus limites, suas fraquezas, suas forças, seus gostos. Conheça a si mesmo e passe admirar-se como é. Se notar, nessa grande observação de si mesmo, que tem algo que precisa de ajuste, faça-o por você e para você e não somente na intenção de agradar aos outros.

Esta é a lição mais importante na arte de amar a si mesmo: é se conhecer bem, é ter certeza dos seus limites e não tentar mascar os seus defeitos ou fraquezas. E lembre-se: O certo e o errado, assim como fraqueza e força, defeitos e qualidades são muito flexíveis e dependem muito de cada um. Pois o que para você pode ser um defeito, para outro pode ser uma qualidade. Por isso a necessidade de se conhecer e não se boicotar!

Lição nº 2 – Amar A Si Mesmo É Diferente de Egoísmo

A segunda e muito importante lição na arte de amar a si mesmo é saber diferenciar o que é amor próprio do que é egoísmo. Amar a si mesmo, como falamos, não é uma tarefa fácil, mas ela distingue-se do egoísmo ou vaidade exacerbadas. Egoísmo é quando olhamos o outro de forma indiferente, querendo tudo apenas para nós, sendo incapazes de olhar para o outro como um ser humano, como ser dependente e tão falho como nós. Egoísmo é pensar somente em nós e o resto do mundo que se dane.

Egoísmo é diferente de amar a si mesmo, pois amar a si estende-se além das nossas esferas, entende-se ao próximo e passamos a olhar o nosso semelhante como uma pessoa próxima, que merece o nosso respeito e consideração.

Muitas vezes também, por engano ou falta de esclarecimento, muita gente confunde amar a si mesmo como uma forma de vaidade, se vangloriando e se exaltando sempre. Então devemos abandonar o egoísmo e a vaidade e sermos imparciais no ato de nos amar, de forma que sejamos realistas com os nossos limites.

Lição nº 3 – Gentileza Gera Gentileza

É importante ser gentil consigo e com o próximo. A gentileza é tão gratificante e para que sejamos gentis com o nosso semelhante, precisamos começar a aplicá-la conosco. Sendo gentis conosco, nós vamos parar de cometer alguns delitos de autossabotagem que impede de amarmos mais a nós mesmos.

O ato de gentileza conosco nos livra dos seguintes vícios que nos impede de amar a nós mesmo: a autocrítica e o autoflagelo. Esses são uns dos maiores delitos que cometemos contra a nossa pessoa, contra a nossa honra e a nossa mente sadia. O fato de nos criticarmos o tempo todo como forma de punição por algo que fizemos de errado, e vai nos matando dia a dia. Vai matando a nossa alegria, a nossa felicidade, a nossa capacidade de sermos imparciais e generosos com os nossos erros e fraquezas.

E diante de uma crítica infinita, nos autoflagelamos, nos punimos e não aceitamos que somos humanos, que também erramos e que também merecemos perdão, amor, segurança, felicidade, tranquilidade e outras e quantas chances forem necessárias para fazermos as escolhas certas.

Gentileza

Gentileza

Amar a si mesmo não requer uma lista interminável de lições. Amar a si mesmo é uma sequência simples e curta, contudo extensiva. Se aprendermos a nos conhecer melhor, já é o mais importante.

Quando estamos diante de nós, quando somos capazes de nos olhar no espelho com tranquilidade, sabendo da nossa capacidade, do nosso limite, saberemos exatamente onde poderemos chegar. Quando nos conhecemos melhor, seremos capazes de nos olhar sem pena, sem piedade, sem autocrítica e sem autoflagelo. Quando nos conhecemos melhor, seremos muito mais capazes de ter uma relação de amor, amizade e companheirismo com o nosso semelhante, nos abandonando de atitudes egoístas e vaidosas que nos levam para o abismo.

Então, se percebemos bem, não há mistérios na lição de amar a nós mesmos. Veremos que o segredo está em nos conhecer melhor, pois se aprendermos esta, que é a lição mais difícil e árdua, o amor a si, em concomitância com o amor ao próximo será capaz de transformar a nossa vida e nos afastar de tudo aquilo que nos atrasa, que nos fere, que nos maltrata. E nos conhecendo, seremos capazes de sermos gentis conosco, não nos julgando aleatoriamente, não nos maltratando como muitas vezes nós fazemos.

Nos conhecendo, seremos capazes de amar com simplicidade e livres de vaidade e egoísmo. Pratiquemos!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=UzbK-dxd2aY[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atitude

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *