Despedida de Solteiro

Duas semanas antes do casamento é o momento em que, tradicionalmente, organizam-se festas para o noivo e a noiva, separadamente: são as despedidas de solteiro, uma tradição milenar, que tem se modernizado ao longo dos anos, tornando-se algo divertido e interessante.

Acredita-se que a origem das despedidas de solteiro esteja na Grécia antiga, aproximadamente 5 séculos antes de Cristo, quando soldados Espartanos faziam jantares em honra ao homem que se  casaria – o último passo para que ele se tornasse um adulto.

Despedida de Solteiro!

Hoje em dia, as festas são muito mais divertidas e descontraídas – e igualitárias. Até alguns anos atrás, enquanto os homens tinham a sua Despedida de Solteiro, as mulheres faziam um simples Chá de Panela, em que os presentes tinham a ver com a casa e enxoval. Esse costume ainda existe, mas a função do chá é basicamente a mesma da Despedida: uma última festa antes do Grande Dia!

As festas, tanto do noivo quanto da noiva, são geralmente organizadas pela Madrinha – no caso da noiva – e o Padrinho – no caso do noivo. As atividades podem variar de acordo com o gosto pessoal de cada um: as Despedidas variam desde um simples jantar com amigos mais íntimos de cada um do casal, até mesmo grandes baladas, com direito a striptease e lapdance nos dois casos.

Na hora de organizar a festa, o ideal é nunca sair da zona de conforto do homenageado – ou, pelo menos, não sair demais. No caso de um noivo ou noiva muito ciumento, evite clubes mais movimentados, ou eventos muito badalados – afinal, duas semanas antes da cerimônia não é a hora para causar atrito entre o casal.

No caso da noiva, o mais comum é uma mistura do Chá de Panela e da Despedida de Solteiro: a festa ainda começa durante a tarde, a noiva normalmente usando véu e um buquê simples, e tentando adivinhar os presentes. Em seguida, uma festa acontece, ao gosto da organizadora – uma balada com as amigas, ou um jantar mais simples.

Já o noivo tem também as suas próprias tradições: durante a festa ou jantar organizado pelo padrinho, é tradição que os amigos organizem uma “vaquinha” com um dinheiro dado ao noivo, para que ele possa sair com os outros amigos depois de casado.

Despedida de Solteiro!

Não é incomum, também, que ambas as festas se encontrem em algum ponto da noite – normalmente quando elas terminam em alguma balada.

O mais importante na hora de organizar estes eventos é manter o espírito de diversão – tentar organizar tudo de acordo com o gosto dos noivos, mantendo o espírito de brincadeira, mas sem passar dos limites!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Despedida de Solteiro

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *