Como Escrever Tags De Convites De Casamento?

Convite de Casamento

O convite de um casamento pode parecer uma coisa simples, mas a verdade é que ele ainda gera muitas dúvidas para os noivos que acabam procurando por ajuda externa. Normalmente quem vai se casar procura por empresas ou profissionais especializados, que possam lhe auxiliar durante todo o processo de organização, prestando consultoria e cuidando de detalhes importantes, mas há algumas pessoas que optam por não contratar nenhum tipo de colaborador externo, pelo menos não no início, no entanto, quando começam a ver os convites de casamento, passa a ficar claro que o mais inteligente a se fazer é ter uma assessoria matrimonial.

Muitas pessoas pensam que entre todos os passos para se realizar uma celebração de casamento, o mais simples talvez seja o convite, mas a verdade é que para que se comece a confeccionar o convite, muitas outras decisões importantes já devem ter sido tomadas anteriormente, tal como o local onde será feita a oficialização de votos, o local onde vai acontecer a festa ou recepção do casamento, a data, quais serão os convidados, entre outras decisões essenciais para a realização do matrimônio.

Ainda que pareça um processo simples de decisão, há muitas questões a serem consideradas, como pesquisa de lugares, pesquisa de preços, datas disponíveis no cartório ou na igreja se você for religioso ou religiosa, para tudo isso é importante ter profissionais com experiência no assunto ao seu lado, pois ele irá saber quais lugares indicar, quais são os procedimentos legais e documentações necessárias e a responsabilidade de resolução de problemas dessa maneira sai das suas mãos e vai para as mãos de um profissional capacitado.

Há questões que pessoas que fazem assessoria de casamentos já sabem de cabeça, como as datas mais apropriadas para envio dos convites, melhores lugares para impressão, quais são as padronizações tradicionais nos convites de casamento, como aonde deve estar o nome dos pais, o nome dos noivos, o nome dos convidados, etc. Todos esses detalhes que parecem simples, podem virar um bola de neve depois, no entanto, se ainda assim você preferir fazer o seu casamento sem ajuda externa, vamos aqui deixar algumas dicas sobre dúvidas importantes e comuns relacionadas aos convites de casamento.

Dicas De Convites De Casamento Para Quem Está Organizando De Maneira Independente

Vamos primeiro esclarecer quais as informações vocês noivos, devem ter já definidas no momento em que mandarem fazer o seu convite, são elas:

  • Antes de qualquer coisa você deve escolher o tipo de casamento que você quer, o que mais combina com você e o seu parceiro ou parceira, para poder definir os locais de realização do matrimônio.
  • Saber em qual local serão oficializados os votos do casamento, por exemplo, na igreja, no cartório, no próprio local da festa, etc. Essa decisão é muito importante, pois ela afeta o deslocamento dos convidados e o planejamento deles.
  • Saber o local de realização da festa, um local que tenha a ver com os noivos e com o estilo de cerimônia que eles procuram.
  • Antes de escolher o modelo do seu convite, você precisa já ter definido as informações acima, pois se você terá um casamento em estilo rústico, não é comum que envie, por exemplo, um convite em estilo clássico e vice versa. O mais indicado é que o estilo do convite, a sua identidade visual combine com a festa e a cerimônia, pois é uma forma também dos convidados entenderem o tipo de festa que irão e quais são os estilos de roupas aceitáveis, inclusive muita gente já adiciona no próprio convite o estilo do vestuário, como esporte chique, gala, etc.
  • A data do casamento também já deve ter sido previamente definida, afinal um convite não é um convite se ele não tiver data, por isso a definição dos lugares também é tão importante, pois você deve ter certeza que eles estarão disponíveis no dia desejado.
  • A lista de convidados também é muito importante, para você saber quantos convites deve imprimir. Outro ponto é decidir se o nome dos convidados vai estar no convite, no envelope ou em folhinhas chamadas de tags.
  • Fique atento aos prazos, pois se o seu convite for mais simples e tradicional, as gráficas até conseguem produzir em um tempo menor, mas se o seu convite for altamente especializado, com design único e inovador lembre-se que pode levar um tempo bem maior para a sua confecção, pois os papeis serão personalizados, as cores, etc. Esse tempo é maior quando você quer ainda contratar outros profissionais, como pessoas especializadas em caligrafias e desenhos para fazer o convite. Algumas empresas podem passar meses para produzi-los, por isso o ideal se esse for o seu caso, de convites diferentes e exclusivos, é que você faça um pedido cerca de 5 a 4 meses antes de distribuir ele para os seus convidados.

    Convite de Casamento

    Convite de Casamento

Como Escrever O Nome Dos Convidados?

O nome dos convidados para o casamento antigamente ou eram escritos diretamente no convite, ou eram escritos no envelope, mas hoje é muito comum que se façam tags com o nome dos convidados, muita gente pode não saber, mas o que chamamos de tags são aqueles cartõezinhos que são feitos a parte do convite, mas que são presos a eles e entregues juntos e que contém o nome dos convidados. Algumas pessoas contratam profissionais de caligrafia especialmente para fazer essas tags.

Aqui pode surgir uma outra dúvida, sobre como colocar o nome dos convidados nos convites, como se escrever, se o convidado for solteiro? E se for um casal? Pois vamos aos esclarecimentos, se o convidado ou convidada for solteiro não há muito o que pensar, coloque apenas o nome dele ou dela. Se seu convidado estiver em um relacionamento sério ou for casado, coloque o nome dele e do companheiro, você pode colocar o nome da pessoa que for mais próxima de você primeiro, seja ele homem ou mulher.

Nome Dos Convidados

Nome Dos Convidados

Antigamente era regra colocar o nome do homem primeiro, por causa de costumes machistas da sociedade, hoje não tem mais isso, é mais indicado colocar o nome da pessoa mais próxima primeiro. Um outro ponto é que no passado sempre se colocava como modo de tratamento senhor, senhora ou senhorita, de maneira abreviada, hoje muitas pessoas que vão se casar só usam essa nomenclatura para pessoas mais velhas, como os idosos, que convém ter esse tratamento, normalmente o nome dos amigos mais jovens não acompanha os termos Sr, Sra, etc. Quando o casal tem filhos pequenos coloque o nome do casal e em seguida as palavras “e família”.

Quando se convida uma pessoa é costume colocar o nome dela inteiro, com sobrenome no convite, mas se você desejar colocar apenas o primeiro nome, é aceitável também, como já mencionamos, as coisas vêm mudando muitos e as tradições se modernizaram, fica a seu critério, mas se desejar colocar o nome inteiro, separe um tempo para descobrir o nome de todos os seus convidados e seus respectivos companheiros. Agora que você já sabe as informações importantes e essenciais sobre os convites de casamento, basta escolher os detalhes do seu próprio convite e mãos à obra, não se esqueça de sempre se planejar com antecedência, principalmente quando se pretende ter peças e produções mais exclusivas e personalizadas, ou que dependam de terceiros, até porque muitas gráficas também podem ter uma fila grande em relação ao tempo de espera para a confecção. Boa sorte e boa festa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *