Dicas Para Fazer a Lista De Convidados Do Casamento
O casamento é uma cerimônia muito importante na vida de um casal, já que é o momento em que eles irão oficializar a sua união perante as autoridades que irão representar a lei, a sociedade e aos familiares e amigos, que são as pessoas importantes e significativas na vida de cada um dos noivos, e que com certeza não poderiam ser deixadas de lado nessa celebração de extrema importância e de muito amor entre o casal. Além disso, na maior parte das celebrações, essa união é oficializada também perante a igreja, e consequentemente perante a um Ser Divino, que é muito importante para casais que carregam essa crença, ou seja, com tudo isso é possível entender a importância que o casamento possui.
Por ser uma cerimônia tão importante e tão esperada pelos noivos, é comum que seja envolvida por uma demanda consideravelmente alta de trabalho, o que pode gerar um certo estresse para os noivos, que terão muitas coisas para resolver, visando que tudo dê certo e saia como o que foi planejado. Os desafios são muitos: escolha da data, escolha do local, cardápio, decoração, escolha das roupas, escolha dos padrinhos e madrinhas, escolha da trilha sonora – tanto da celebração, quanto da festa – entre muitos e muitos outros itens a serem decididos. Porém, uma das tarefas mais difíceis e que podem acabar tirando o sono dos noivos é a lista de casamento, e é sobre isso que será falado agora.
Não esquecer ninguém, mas ainda assim não extrapolar o limite existente de pessoas a serem convidadas, essas são algumas questões que podem atormentar os noivinhos que estão montando a lista de convidados para esse momento tão maravilhoso da vida a dois. Por isso, apesar de ser um assunto muito delicado, a montagem da lista dos convidados é algo extremamente necessário para o planejamento do casamento como um todo, já que muitas outras escolhas dependem dessa decisão, como a escolha da quantidade de comidas e bebidas do buffet, quantidade de docinhos e tamanho do bolo, para que dessa forma nenhum convidado fique sem comer ou beber algo.
Uma das primeiras dicas a serem dadas nesse sentido, e que pode ser fundamental para que essa etapa de planejamento não seja estressante, é que em um primeiro momento os noivos não devem ficar muito bitolados com a lista de convidados, já que muito provavelmente ela precisará ser refeita muitas e muitas vezes, já que ao longo dos preparativos muitas mudanças podem acontecer nesse sentido – novas amizades, amizades desfeitas, mudança de prioridades, etc – e por isso, não deve ser algo tão preocupante desde o início.
No momento de dar inicio a montagem da lista, uma coisa interessante para ser esquematizada é separar essa lista em algumas categorias, como por exemplo: familiares, amigos mais íntimos, amigos da faculdade e / ou do trabalho, convidados que os pais fazem questão, entre outras subdivisões que o casal julgue necessário. Isso é uma dica muito interessante porque dessa forma caso seja necessário retirar alguém da lista, a procura fica muito mais fácil e rápida. Além disso, nesse momento também é importante já deixar alguns pontos claros entre o casal, como se na lista já estarão incluídas as crianças, como será tratado os namorados e possíveis acompanhantes dos amigos, entre outros detalhes desse tipo.
Um detalhe importante, que alguns casais acabam esquecendo, é que muito provavelmente os seus pais farão questão da presença de algumas pessoas específicas, como alguns amigos da família, parentes distantes e / ou mais velhos, etc. Fica a critério do casal somente ouvir e analisar essas opiniões, ou reservar uma porcentagem da quantidade de convidados para que eles possam escolher livremente. Esse segundo caso acontece principalmente quando os pais irão ajudar financeiramente no casamento, o que fica como uma espécie de troca de favores. Porém, é importante delimitar qual será essa quantidade disponibilizada para os pais, e esse valor não deve ultrapassar quinze por cento da quantidade dos convidados para cada um dos lados – pais do noivo e pais da noiva – deixando assim tudo melhor esclarecido.
Além disso, outro ponto importante – ainda falando sobre os pais dos noivos – é analisar o desejo de fazer ou não um convite especial para eles, que são as pessoas mais importantes nessa comemoração. Assim sendo, caso o desejo seja fazer, algumas dicas serão apresentadas logo abaixo.
Maneiras Especiais De Convidar Os Pais Para O Grande Dia
Ainda que já seja óbvio que os pais estarão cientes do casamento, muitos casais se interessam em fazer um convite pensado com maior cuidado e carinho para seus genitores, ressaltando assim a importância e o amor por eles e deixando esse momento ainda mais especial. E é esse o foco do artigo de hoje: dicas de como convidar os pais para o casamento, com ideias de formato de convites, mensagens para ser colocadas no mesmo, entre várias outras coisas do tipo.
Uma das maneiras mais clássicas de adaptar o convite tradicional, para o convite destinado para os pais é coloca-lo em uma caixa especial, com uma decoração mais requintada e se possível com alguma lembrancinha junto, para representar assim todo o amor e a gratidão que sentem, principalmente pelo apoio nesse momento de escolhas e decisões. São exatamente esses os motivos de que se indica que o convite dos pais seja diferente do dos outros convidados, já que eles são como uma espécie de convidados de honra.
A maioria das gráficas já contam com alguns modelos especiais para esse tipo de convite, o que pode auxiliar na escolha. Porém, nada impede que o casal pense do zero nesse convite, criando-o de acordo com a personalidade dos pais, e colocando itens que certamente irão agradar pessoalmente cada um deles. Além disso, caso os noivos queiram dar algum presente para os pais, juntamente com o convite, os mais indicados e mais populares são: perfumes, relógios, colares ou pulseiras que podem ser usadas no grande dia Além disso, dar algum doce fino, ou ainda a bebida favorita, como um vinho ou um champanhe, podem ser uma excelente escolha.
Já sobre a mensagem que será colocada nesse convite, o mais indicado é que não se escolha nada pronto, mas sim que o filho ou a filha e o genro ou a nora, escrevam algo mais pessoal e do fundo do coração de verdade, podendo até mesmo colocar fatos marcantes que aconteceram envolvendo os noivos e essa pessoa especial ao longo da história do casal. Além disso, a mensagem também deve expressar o sentimento de gratidão pelo amor, dedicação e entrega durante toda a vida, já que agora uma outra família começa a se formar. Com certeza tudo isso faz com que o convite fique muito mais emocionante e se torne muito incrível para quem está recebendo.