O Que É Monogamia, Bigamia, Poligamia E Poliandria?

Além da monogamia, que é modelo de relação que conhecemos e achamos mais comum, há também outras formas de firmar um relacionamento com uma ou mais pessoas, e apesar de isso não ser comum no Brasil, ocorre em alguns países mundo afora. Além da monogamia, existe também a bigamia, poligamia e poliandria.

Mas afinal, que é monogamia, bigamia, poligamia e poliandria? Se você tem essa dúvida, confira abaixo um pouco sobre cada uma dessas formas de relação:

O Que É Monogamia?

A monogamia quando relacionada aos seres humanos diz respeito ao tipo de relacionamento onde um indivíduo terá apenas um parceiro, que pode ser tanto sexual como romântico. Esse é o tipo de relacionamento que conhecemos, e o único que é permitido perante a lei (com relação a serem reconhecidos como um casal) no Brasil e na maioria dos países.

No reino animal esse termo também pode ser usado, para referir-se aos animais que tem apenas um companheiro sexual por vez. Além disso, esse termo é usado por ecologistas, biólogos, biológicos comportamentais e antropólogos quando se fala apenas no sentido sexual.

O termo monogamia pode ser dividido em algumas categorias quando está se referindo as relações humanas:

  • Monogamia civil: É a monogamia que fala sobre o casamento entre apenas duas pessoas.
  • Monogamia social: Está se referindo aos relacionamentos, como namoro e noivado. Sendo no geral dois indivíduos que vivem juntos, mantêm relações sexuais e colaboram entre si para viverem juntos.
  • Monogamia sexual: Duas pessoas que são parceiros sexuais, tendo uma relação baseada nisso, não podendo ter outros parceiros.
  • Monogamia genética: Pessoas que tem relações sexuais monogâmicas, possuindo evidencia genética de paternidade.
  • Monogamia em série: Usado para se referir a pessoas que terminam relações e começam outras, por exemplo, alguém que se divorcia e depois se casa novamente.

Os aspectos relacionados à legalidade da monogamia normalmente são estudados nas faculdades do curso de direito, além disso, também há aspectos filosóficos, que são aprendidos em disciplinas como a filosofia da religião, antropologia filosófica e na teologia.

Um exemplo interessante de monogamia no reino animal é o da Arara-azul, que para se reproduzirem se mantém apenas com um único par, que fica o tempo todo junto durante o período reprodutivo, dividindo as tarefas como cuidar dos filhotes, e do ninho. Além disso, os casais de Arara-azul permanecem juntos até a morte do parceiro.

O Que É Bigamia?

Nas culturas em que a monogamia conjugal é o modelo legalmente aceito de relação, a bigamia ocorre quando uma pessoa, que ainda está em um casamento legalmente oficializado, tenta oficializar o casamento com outra pessoa. Nos países que possuem leis para a bigamia, havendo a ciência ou não do primeiro parceiro, o segundo casamento é considerado nulo.

No Brasil há moldura penal para a bigamia, que pode configurar entre 2 a 6 anos de reclusão, e se caso a pessoa do segundo casamento estiver ciente do primeiro, também poderá ser punida com pena de reclusão ou detenção, de um a três anos. Caso o primeiro ou o segundo matrimônio sejam anulados, considera-se que o crime é inexistente. Quando uma pessoa se casa novamente após a morte ou divórcio, não é considerado bigamia.

Durante alguns períodos da história a bigamia foi tolerada, como no período republicano e no início do Império romano. Em outros períodos a bigamia já foi condenada com pena de morte, no próprio Brasil, com as Ordenações Filipinas, que ocorreram no ano de 1603. Já no Código Criminal do Império, a bigamia tinha como pena a prisão perpétua com trabalhos forçados e o pagamento de uma multa.

O Que É a Poligamia?

O termo poligamia tem origem no grego e significa “muitos matrimônios”, sendo realmente isso, a possibilidade de união entre mais de dois indivíduos, havendo relações sexuais entre eles. A poligamia é permitida em meio a algumas religiões, e também está prevista na legislação de alguns países ao redor do mundo.

No reino animal o termo poligamia é usado quando os animais têm relações sexuais com mais de um parceiro durante o seu período reprodutivo.

Nas relações humanas a poligamia ocorre quando a o casamento ou união conjugal entre mais de duas pessoas, e dentro da poligamia há as relações poliginia, quando um homem é casado com várias mulheres, e a poliandria, quando uma mulher é casada com vários homens. A poligamia é diferente das relações extraconjugais, quando há um parceiro sexual fora do casamento, esse tipo de relação normalmente não é de conhecimento público.

A poligamia é aceita em mais de 50 países, não sendo um desses países o Brasil, onde ela é considerada crime segundo o Código Penal Brasileira, não sendo reconhecido o casamento poligâmico no Direito de Família. Apesar disso, há alguns casos específicos no Brasil onde a união estável de mais de duas pessoas foi reconhecida de forma legal.

As culturas que praticam a poligamia possuem esse tipo de relação muito ligado com as classes e status. Já alguns países são legalmente monogâmicos, porém não punem a poligamia, dessa forma, ela acaba sendo permitida. Conheça alguns países onde a poligamia é comum:

  • Arábia Saudita: Predominantemente islâmico, se baseia nas palavras do Alcorão, onde é dito que é possível casar-se com quantas mulheres desejar. No país, não há limites para a quantidade de esposas que um homem pode ter. Já as mulheres, que tem direitos extremamente defasados no país, somente podem se casar com um marido.

    Poligamia Arábia Saudita

    Poligamia Arábia Saudita

  • Tanzânia: Esse é um país da África Ocidental, no local é possível escolher se deseja ter um relacionamento poligâmico ou monogâmico, que será registrado perante a lei. Caso deseje mudar o status do relacionamento, deve haver o consentimento de todos da relação.
  • Estados Unidos: Apesar de não ser permitida em lei, na cidade de Hidale, em Utah, os homens normalmente possuem mais de uma esposa, se casam legalmente com a primeira e com as outras somente em cerimônias religiosas.
  • Iêmen: É possível se ter várias esposas caso consiga sustentar todas elas, e a primeira esposa possui um papel mais “importante” na relação, já que é ela que autoriza o marido a procurar outras mulheres, e também quem toma as decisões no caso de se haver mais de uma esposa.
  • Sudão: A poligamia não só é autorizada como é incentivado. O divórcio só é permitido para os homens.
  • Nepal: É proibida legalmente no país, apesar disso, ocorre em algumas tribos, onde uma mulher se casa com um homem e, caso ele tenha um irmão, os dois dividem a mesma esposa. Possui uma explicação econômica, já que os irmãos podem dividir também as suas terras.

O Que É a Poliandria?

Poliandria é o tipo de união onde uma mulher pode ter dois ou mais maridos. Existe também a poliginia, onde um homem pode ter duas ou mais esposas.

O tipo mais comum de poliandria é quando dois irmãos se tornam maridos de uma mesma mulher, isso ocorre geralmente em locais com extrema pobreza, onde os homens reúnem os seus recursos para conseguir sustentar uma mesma esposa. Também ocorre em locais onde o infanticídio feminino foi praticado para controlar o crescimento da população, o que acaba tornando a população masculina muito maior.

A poliandria é um tipo de poligamia, e ela é bem menos frequente que a poliginia em relações humanas. Já no reino animal existem alguns exemplos de poliandria, como da Jaçanã, uma ave, onde a fêmea possui uma espécie de harém com cerca de 4 machos, que são usados para a reprodução e para defender o território de ameaças. Ocorre também com os suricatos, onde há fêmeas e machos vivendo juntos, havendo machos e fêmeas subordinados e dominantes, e as fêmeas acasalam somente com os dominantes.

Na Bíblia hebraica há a proibição expressa da poliandria, onde o ato é considerado adultério e faz com que as mulheres praticantes e também os nascidos de relações desse tipo sofram duras consequências.

Apesar de não ser muito comum, há casos de poliandria no Tibete, em Butão, no Nepal e em Sri Lanka, mas não há comunidades atuais que pratiquem tal ato sem que envolva homens que possuem relação genética, ou seja, são parentes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *