O matrimônio pode ser definido como “união voluntária de um homem e uma mulher, nas condições sancionadas pelo direito, de modo que se estabeleça uma família legítima.”, o casamento ainda pode ser a representação da cerimônia, tanto civil como religiosa, que une um casal e se tornam basicamente “a mesma carne”. Mas qual o sentido do ato de casar-se? E ainda, como fazer com que um casamento seja feliz? Não há um manual ou definição no dicionário para isso, alguns costumam falar em pilares, ou seja, condições para que esse ato se torne algo estável e feliz.
O casamento não deve ser considerado uma tentativa, comentários como “se não der certo é basta separar” não deviam fazer parte do pensamento ao se casar, o sentido para o direito é a união de bens, para a religião é o ato de seguir as regras daquela religião em união ao seu parceiro, e para a maioria dos indivíduos da sociedade o casamento irá ser a representação do amor daqueles dois seres. E quais seriam então os quatro pilares para um casamento feliz? Ao fazer uma busca no google você encontra uma variedade de ideias para se tornarem esses quatro pilares, abaixo iremos comentar sobre quatro deles que representam conceitos básicos para se fazer uma união dar certo.
Respeito
Respeito é uma atitude que deve existir em qualquer relação interpessoal na vida. Demonstrar respeito ao próximo é certamente o que se espera de qualquer individuo na sociedade, e então no casamento não deve ser diferente. Na relação matrimonial muitas vezes pode acontecer do respeito acabar indo para segundo plano, por já serem pessoas muito intimas, mas não se engane, respeito é fundamental. O respeito vai além de ouvir o que o outro fala, você precisa reconhecer seu parceiro como igual, saber que é alguém com vontades, direitos e deveres assim como você, e que se faz necessário que ambos reconheçam isso. Então, como saber se você está sendo respeitado e se está respeitando seu parceiro como deve? Tenta analisar as atitudes de vocês, faça um teste, pergunte a si mesmo, eu gostaria de ser tratado da forma que trato meu marido/esposa? Veja a forma que vocês lidam um com o outro, desde nos pequenos detalhes até em decisões mais importantes. Algumas atitudes podem parecer falta de respeito, mas no contexto do casal que já se conhece, e conhece a personalidade um do outro talvez não seja, é importante lembrar que cada casal é um casal, e todo ser humano tem sua personalidade, mas isso também não pode ser desculpa para ações irracionais da parte de algum dos dois. Respeitar o seu parceiro demonstra amor e confiança, que será nosso próximo pilar.
Confiança
é difícil imaginar uma relação sem confiança não é mesmo? Como você pode estar com alguém se não confia nas atitudes dela? Mas isso é muito mais comum do que imaginamos. A desconfiança está amplamente relacionada com o ciumes, que em excesso é um sentimento extremamente desnecessário e perigoso. A ideia de ciumes é algo bastante infantil e também muito perigosa para um relacionamento saudável, para combater isso, tenta acreditar mais na pessoa em que você escolheu como seu parceiro, pois afinal, se vocês se escolheram é porque se amam, e devem confiar um no outro. Um outro sentimento que está relacionado a falta de confiança é a insegurança, muitas pessoas são bastante inseguras e mesmo com o parceiro tendo atitudes que não deveriam causar esse sentimento ele acaba ocorrendo, esse é um problema pessoal mas que os dois conseguem juntos resolver, para isso basta bastante diálogo (que será nosso terceiro pilar). Não podemos confundir desconfiança com preocupação, as vezes há uma linha tênue para separar esses dois, mas há sim diferença, então, tente sempre conversar e contar para o seu parceiro onde você está, tem pessoas que são bastante preocupadas e ansiosas, e o que pra você pode ser somente um pequeno imprevisto para ele já pode significar momento de tensão achando que algo horrível aconteceu. Lembre-se sempre de não esconder as coisas do seu conjugue, afinal vocês se escolheram então por que guardar segredos um do outro? Mas aqui também há um novo porém, não invada a privacidade do seu parceiro por desconfiança, em qualquer relação ambos precisam de privacidade, não viole esse conceito básico para isso, se você está desconfiando de algo, converse com ele e tente descobrir o que está acontecendo primeiro, não tome atitudes precitadas ou você pode acabar se arrependendo.
Diálogo
Mais uma atitude básica de qualquer relação que temos, e uma fundamental de um casamento. Como viver com alguém sem que haja diálogo? É basicamente impossível. Não confunda diálogo com briga ou “DR”, o diálogo deve existir em todos os momentos, e é ele que irá evitar as discussões de relações demasiadas pesada. A comunicação é assim fundamental, e não fala-se aqui somente conversar sobre os dois, mas sim sobre coisas da vida, seu parceiro também é um amigo, e ambos devem se sentir confortável em contar sobre o dia a dia, sobre o que passaram, sobre as notícias, além de falar da relação, da casa, dos filhos e etc. Dê importância ao que seu parceiro está falando, não finja que escuta enquanto mexe no celular, você tem que reconhecer seu parceiro como alguém que quer ser ouvido, para que quando for a sua vez de ser ouvido você receba o mesmo tratamento. Outra dica é, abra sua mente, seja flexível, talvez a opinião do seu parceiro seja diferente que a sua para determinado assunto, mas isso não deve ser uma razão para briga, e sim para aprendizado, tentar entender qual a mentalidade de um outro ser. O diálogo abre portas para novos mundos, é com o diálogo que você pode saber da vida toda de seu parceiro, entender seus gostos e vontades, e expor os seus também, então nunca se feche.
Carinho
Todos os pilares citados acima são atitudes que você deve ter em todas as relações, não somente no casamento, porém o carinho e afeto é algo mais específico. Se um casamento tem respeito, confiança e dialogo, mas não tem carinho, não há demonstrações físicas de amor, como sustentar essa relação por muito tempo? A falta de carinho gera a falta de intimidade, e isso se torna desgastante para ambos. Com o convívio pode acontecer dos beijos serem menos recorrentes, das demonstrações de afetos acontecerem com menos frequência, porem elas não podem desaparecer, a falta de carinho gera crises no casamento, e duvidas, tanto você como seu parceiro podem começar a pensar “será que ainda existe amor?”, e na maioria das vezes o amor ainda está ali, falta demonstrá-lo. Para isso tire um tempo para estar com seu parceiro, sair juntos, as vezes o simples fato de ver um filme em casa juntos já demonstra mais amor entre os dois, e não é só isso, um bilhete de amor, um beijo inesperado, uma flor, são as pequenas atitudes que não deixam o casamento esfriar e acabar. Se há amor, respeito, confiança, diálogo e carinho, as chances do seu casamento ser prospero e feliz são enormes, e só depende de vocês dois!