Sendo o casamento um momento em que duas pessoas se unem com a aprovação Divina, podemos concluir que s diferenças do casamento evangélico e o casamento católico não são tão diferentes assim, mas existem certas peculiaridades que os distinguem muito bem um do outro.
Benção matrimonial
O casamento evangélico é também conhecido como benção matrimonial sendo que uma das diferenças mais importantes entre a união na igreja católica e a união evangélica é quanto aos rituais que na igreja católica tem muito mais enquanto que na evangélica, estes são em número bem menor. O casamento católico se faz um juramento e este é considerado sagrado enquanto que a união matrimonial dos evangélicos é vista apenas como um compromisso assumido.
Quem realiza o casamento evangélico
A celebração do casamento evangélico é feita por um pastor ou por uma pastora e este durante a cerimônia conversa com os noivos sendo que as palavras ditas durante a cerimônia devem ter relação com a vida dos noivos.
Muita gente na hora de casar acaba brigando por causa da religião, pois quando o casal não segue a mesma crença religiosa, em geral quando chega a hora do casamento nenhum dos dois quer aderir a crença do outro, por isso é bom tratar desse assunto com bastante antecedência caso contrário o casamento pode não sair. Lembre-se que independente de sua crença o importante é ser feliz.
A cerimônia
A cerimônia de casamento se realiza de acordo com os ritos, símbolos, e atos especiais que são característicos de cada religião e estes são especiais de cada cultura, de cada crença e de cada religião.
O casamento é uma instituição que muito tem mudado através dos séculos e se no mundo moderno é simbolizado principalmente pelo amor e pelo romantismo, no passado não era assim, poucos eram os casamentos que se realizavam por amor sendo que a maioria deles era quase um ato comercial e a parte patrimonial era a que tinha maior relevância na hora dos acertos que envolviam um casamento. As regras eram claras quando se tratava de garantir direitos de propriedade e perpetuar a linha ancestral.
Monogamia
Hoje uma das grandes características dos casamentos na maioria das culturas é a monogamia que é o regime em que homem ou mulher deverão ter apenas um parceiro, porém não é isso que acontece na realidade.
Vivemos em uma época em que tanto homens como mulheres não se mantém fiel ao cônjuge e de modo geral diante das exigências da sociedade se escondem quando mantém uma relação fora do casamento. A realidade é que tanto machos como fêmeas não são monogâmicos por natureza, independente da sociedade em que vivam e da classe a que pertençam, humanos ou animais. O que nos obriga a monogamia são as leis dos homens.