Por Que Não Devemos Cultivar Ciúmes das Pessoas Que Amamos

Antes de falarmos sobre se devemos ou não ter ciúmes das pessoas que amamos, temos primeiro que entender o significado da palavra ciúme.

Esse sentimento que às vezes, pode acabar com um relacionamento amoroso, outras vezes pode até salvá-lo de um inevitável fim pode ser definido, em linhas gerais como “uma intolerância a uma suspeita de infidelidade”.

Pode até parecer simples, mas o sentimento de ciúme por alguém ou alguma coisa pode ser uma emoção muito complexa e dolorosa para quem a vivencia.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ex6KR4rouxI[/youtube]

Questões Sobre o Ciúme

O ciúme é um sentimento que pode ser entendido como uma reação emocional natural a uma ameaça percebida pela pessoa, que sente que alguém inconscientemente ou conscientemente poderá tirar-lhe algo que ela queira muito.

Ter ciúmes não é necessariamente algo ruim, pois serve para preservar alguém ou aquilo que gostamos.

O problema ocorre quando o ciúme fica incontrolável e o comportamento da pessoa acaba ficando sem controle.

Tipos de Ciúme

Ciúme Sem uma Razão Racional

Este é um tipo de ciúme que é provocado quando a pessoa não tem uma razão real par ter o sentimento e imagina eventos que não aconteceram de verdade.

Esse tipo de sentimento nunca é saudável para a pessoa.  Normalmente as pessoas que tem sentimento são paranoicas e inseguras.

Esses indivíduos que sofrem de ciúme sem razão sentem realmente que algo está errado mesmo que não haja sinais evidentes de que algo esteja acontecendo na realidade.

Essas pessoas, que em alguns casos necessitam de um tratamento psicoterápico podem muitas vezes sucumbir a uma depressão ou entrarem em uma paranoia que se não tratada, poderá trazer serias não somente para ele, como também para as pessoas quem convive.

São pessoas doentes emocionalmente que estão convencidos de têm razão para sentirem ciúmes de outra pessoa, mesmo quando a realidade é muito diferente do que pensa.

Nesses casos é muito difícil para alguém mostrar-lhes a verdade dos fatos, por isso somente com uma terapêutica especializada poderá melhorar desse problema tão sério. 

Ciúme Baseado na Inveja Por Outra Pessoa

Esse tipo de ciúme baseado na inveja que uma pessoa tem da outra é um dos piores sentimentos que um ser humano pode ter do outro, em alguns casos pode levá-lo até a cometer atos ilícitos ou mesmo crimes.

Quantas vezes não escutamos falar nos noticiários que um marido assassinou sua mulher por causa de “ciúmes”.

Isso na verdade é um sentimento de posse que envolve a pessoa e torna para ela uma sensação insuportável de que outro com mais poder tire a única coisa (pessoa) que ela julga amar. Quem tem inveja de outra pessoa nuca esta feliz com o que tem e sempre almeja ter mais, de preferência o que o outro ao seu lado possui.

É um indivíduo sempre insatisfeito e por vezes pode até agir de maneira errada para conseguir algo ou alguém em primeiro lugar que a outra pessoa que julga seu concorrente.

A pessoa invejosa esta sempre sendo o outro como um oponente. 

Isso não significa que ele seja inimigo ou não goste dessa pessoa, apenas vê pela sua ótica emocional inadequada que se alguém tem algo a mais que ele, essa pessoa está naturalmente concorrendo com ele em tudo na vida.

A Inveja pode ser destrutiva e muitas vezes, acaba com amizades e até com casamentos.

A ameaça emocional que a pessoa sente e que provoca o ciúme é real e pode ser acompanhada de evidências reais ou imaginárias.

Ao sentir um ciúme destrutivo o individuo costumam ficar furioso e até mesmo pensar em vingança.

A melhor maneira de lidar com um ciúme destrutivo é fazer com urgência uma psicoterapia com profissional especializado. Na sessão terapêutica a pessoa será capaz de falar sobre a situação que tanto a angustia com uma terceira pessoa totalmente imparcial.

Na psicoterapia provavelmente serão abordadas técnicas para auxiliar no gerenciamento de raiva e no controle da necessidade de vingança que pode acometer alguns indivíduos mais perturbados emocionalmente.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Dj8skciAORc[/youtube]

Ciúme Como Forma de Proteção

Como já foi mencionado acima, nem todo sentimento de ciúme pode ser considerado destrutivo.

Existe um tipo, no qual os especialistas o classificam como uma segurança emocional que a pessoa desenvolve para não perder aquilo que ama, ou seja, um mínimo de ciúme em um relacionamento amoroso deve existir para que o outro possa se sentir seguro e amado na relação.

Esse tipo de ciúme raramente se manifesta como uma violência contra a outra pessoa que é alvo desse sentimento.

Normalmente a raiva ou o descontrole quase nunca assume o controle das ações do indivíduo.

Este tipo de ciúme funciona mais como um mecanismo de proteção do que com um sentimento de destruição.

Os sentimentos desse tipo costumam levar a ações produtivas e necessárias ao bem-estar da pessoa, como por exemplo, terminar um relacionamento que não está fazendo bem a pessoa ou sair de uma amizade que não esteja sendo boa para o indivíduo.

Segundo especialistas, a principal preocupação de quem possui esse tipo de ciúme é a autopreservação e não vingança ou a inveja do outro. 

Como Controlar o Ciúme de Alguém

“O ciúme é uma forma de raiva causada por um sentimento de medo da perda de uma pessoa ou de algo muito amado”.

Conseguir controlar o ciúme é, pois, muito parecido com o controle que a pessoa consegue ter do ódio e da raiva que a envolve.

Quando a pessoa sentir que o ciúme está crescendo dentro dela, a primeira coisa que ela deve fazer é procurar fazer algo para relaxar e se acalmar.

Tente fazer algumas respirações profundas, isso vai ajudar você a relaxar e, em seguida, procure saber honestamente o que está acontecendo com você. Faço uma autoanálise e se achar que está com um ciúme excessivo tenha coragem de procurar uma ajuda ou aconselhamento psicoterapêutico, paras que possa levar a sai vida de uma forma mais tranquila.

Tente solucionar a situação que envolve segurança, tentando resolver o problema.  Demonstre o seu ponto de vista, mas sem mostrar raiva ou inveja da outra pessoa, discuta seus pontos e questões com clareza e evite acusações desnecessárias mantendo o foco na questão que pretende resolver, ou seja, o que ocasionou o ciúme.

Desse modo você será capaz de lidar com esse sentimento tão complexo de uma forma proveitosa e equilibrada, sem magoar a você mesmo nem a ninguém que esteja a sua volta. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *