Parece que o mês de maio, famoso no calendário por ser (entre outras coisas), geralmente escolhido pelas noivas para dizer o tão esperado sim, está sendo substituído pelo mês de dezembro. Bem, pelo menos é o que dizem as estatísticas. E ainda de acordo com elas (IBGE) o mês de dezembro, antes só famoso pelo Natal, agora está ocupando o primeiro lugar da lista em número de casamentos. A estatística ainda mostrou também, que o mês de maio que sempre foi o preferido pelas noivas, ficou no 6º lugar na colocação.
Maio por Dezembro
Até a bem pouco tempo quando se perguntava às noivas se já tinham escolhido uma data para a realização do seu casamento, muitas talvez respondessem que estavam em dúvida quanto ao dia, mas provavelmente a maioria diria que o mês já estava escolhido. E claro que o mês escolhido era o mês de maio. Isso porque, a maioria das noivas fazia essa escolha. Tanto que o mês de maio ganhou o apelido romântico de mês das noivas. Porém, alguém teve a ideia de que casar em dezembro também poderia ser muito romântico e tudo indica que a ideia virou moda. Basta verificar os números. Atualmente muitas noivas têm escolhido casar no mês de dezembro. Por isso, nesse mês além das festas de Natal, em muitas casas acontecem também comemorações de casamentos.
Contudo, como em muitas coisas há prós e contras, casar no mês de dezembro também tem lá suas vantagens e desvantagens. Antes de apresentar as listas com os prós e com os contras, é importante lembrar que seja lá qual for o mês escolhido o planejamento antecipado é fundamental. Mas, se a escolha for pelo mês de dezembro planejar com muita antecedência é realmente fundamental.
Veja os Prós de Casar em Dezembro
13º Salário
No mês de dezembro é quando entra aquela grana extra, o 13º salário, que quase todo mundo espera durante o ano inteiro. Para os noivos é bom porque é um dinheiro a mais que pode ser disponibilizado para gastos do casamento. Principalmente da recepção. E para os convidados também é favorável pode ajudar nos gastos extras com roupas e com os presentes para os noivos.
Mês de Férias
No mês de dezembro muitas pessoas saem de férias. Esse fato facilita para que aquelas pessoas que moram um pouco distantes do local onde vai ser a cerimônia do casamento, possam comparecer. Algumas dessas pessoas, não compareceriam se não fossem as férias.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=qku7_h0q90c[/youtube]
Verão
No mês de dezembro em pleno verão, os noivos podem optar pelo casamento ao ar livre. Um casamento no verão, ao ar livre pode ser feito durante o dia. Essa opção de casamento fica menos dispendiosa do que o casamento na igreja.
Flores
As flores no mês de dezembro, em pleno verão, estão com preços mais acessíveis. Com isso você pode abusar na hora de comprá-las e deixar a decoração do seu casamento muito mais bonita.
Valor da Despesa Reduzido, se for Durante o Dia
Um casamento realizado durante o dia não é tão formal como o que é realizado à noite. E, por ser meio informal, alguns detalhes que não podem faltar em um casamento realizado à noite são dispensáveis quando ele acontece durante o dia.
Horário de Verão
No mês de dezembro, em algumas regiões vigora o horário de verão. Se ocorre na sua, você pode aproveitar para estender (se casar durante o dia) um pouco mais a festa.
Vestidos mais Ousados
Mês de dezembro, temperaturas altas diariamente, o calor pede roupas mais frescas. Devido ao calor intenso, a noiva pode ousar um pouco na escolha do vestido. Há modelos belíssimos adequados para o calor do verão.
Agora, Veja os Contra de Casar em Dezembro
Fortes Chuvas
Uma das características do mês de dezembro é a chuva forte. Há regiões onde as chuvas provocam enchentes, entre outros estragos. Se você mora em uma região onde isso pode acontecer melhor não arriscar que, a chuva forte atrapalhe a sua festa. Ou mesmo que as chuvas não sejam tão fortes, ainda representam um problema para a comemoração ao ar livre.
Calor Excessivo
Em dezembro, normalmente faz muito calor. Isso pode ser um inconveniente muito grande. Imagine a maquiagem borrada por conta do suor ou o vestido maravilhoso começando a incomodar… Para evitar que isso aconteça, o ideal é escolher uma igreja com boa ventilação e, o local da festa também deverá ser bem ventilado. Além de ter um bom tamanho para que os convidados possam circular livremente. Lembre-se que com calor, em um ambiente com pouca ventilação, se tiver muita gente é quase insuportável.
Com relação ao calor, outro detalhe que necessita de ser bem pensado são as flores. Elas resistem bonitas e viçosas por pouco tempo em temperatura elevada. Portanto, será preciso cuidados extras para que as flores de sua decoração não fiquem com aparência de flores velhas.
Bebidas e Calor
Devido ao calor, prepare-se para um consumo maior de bebidas geladas. Isso quer dizer, aumento nos gastos.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=P9btjhUqyxw[/youtube]
Planejamento Antecipado
Lógico que não é novidade nenhuma que a comemoração de um casamento deve ser planejada com antecedência. Mas, se a ideia é casar em dezembro essa antecipação deve ser maior ainda. Porque, durante todo esse mês é costume acontecerem várias festas corporativas, festas de despedidas, formaturas e outras comemorações. Com isso, é muito mais difícil: encontrar fornecedores, a opção de escolha fica menor e os serviços de bufê ficam muito mais caro por conta da procura maior, que ocorre sempre nesse mês.
Outro detalhe importante é o local para a recepção. Devido às tantas comemorações (já citadas) que acontecem no mês de dezembro, encontrar um local em cima da hora é um verdadeiro milagre. Portanto, é outra coisa que precisa ser decidida com muita antecedência.
Decoração Natalina
Convém observar que desde o início do mês de dezembro as igrejas já começam a se preparar para a celebração do Natal. Portanto, mesmo que para o casamento a noiva tenha feito a sua decoração, pode ser que nas fotos do casamento tiradas dentro da igreja, apareçam detalhes de decoração natalina.
Se apesar de todos os contras, analisando bem os prós decidiu mesmo casar em dezembro, comece a planejar logo.