Manter um casamento de aparência pode até ser fácil, mas fazer com que a relação não se desgaste e assim evitar as crises conjugais já exige um pouco mais de dedicação por parte dos envolvidos.
O início do casamento é visto por algumas pessoas como a extensão da lua de mel. No entanto, com o passar dos dias a convivência acaba mostrando que as divergências sempre existiram e sempre existirão, por mais que o casal tenha namorado por longos anos, já que ambos vêm de culturas diferentes e nem sempre têm os mesmos ideais.
O fato é que apesar das diferenças, as pessoas realmente se casam esperando ser felizes. Então se você quer ter uma relação harmoniosa, saiba que em alguns momentos terá que abrir mão de determinadas coisas para evitar conflitos, e o mesmo deve ser feito por seu parceiro.
Como Identificar uma Crise no Casamento e o que pode Gerá-la?
A rotina muitas vezes faz com que a crise conjugal passe despercebida, pois muitos casais acabam considerando as pequenas discussões como algo normal. O problema é que com o passar do tempo a insatisfação por parte de um dos envolvidos, ou até de ambos, passa a ser constante e evidente. A partir de então as divergências podem dar início a uma crise conjugal.
A partir de agora selecionamos alguns fatores que podem gerar crises no casamento. Então analise cada aspecto e tente mantê-los bem longe da sua relação.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=A_sOpHvPL9g[/youtube]
- Falta de diálogo: Alguns casais pouco conversam sobre assuntos referentes à vida profissional e tão pouco sobre questões familiares. E com a falta de diálogo o casamento passa a ficar frio e o que era para ser uma conversa acaba até virando discussão.
- Incompreensão: O fato de um dos envolvidos no casamento não compreender as opções, os sonhos e a preferência do outro pode gerar muitos problemas conjugais. Lembre-se sempre que, pelo menos na maior parte dos casos, você já sabia boa parte das preferências e dos de seu(sua) parceiro(a), por isso procure compreender quem você escolheu para estar ao seu lado. Caso o que ele(ela) queira vá contra os seus princípios os as prioridades do casal, procure ter um diálogo franco e evite futuros problemas.
- Desrespeito: Não reconhecer o que o seu parceiro é e tudo o que ele faz por você pode ser encarado como uma falta de respeito, afinal em uma relação temos que valorizar quem escolhemos para estar ao nosso lado e temos o dever de respeitar e amar o cônjuge, assim como fazíamos quando o(a) conhecemos.
- Falta de se sexo: Se tem um problema que está destruindo muitos casamentos é a falta de desejo sexual. Muitas pessoas mostram total interesse pelo cônjuge no início da relação ou mesmo no começo do namoro, mas com o passar do tempo parece que as coisas vão se esfriando, por inúmeros motivos, e a falta de sexo passa a ser uma constante.
Portanto, lembre-se que o amor é fundamental, mas o sexo é um complemento e tanto no casamento, por isso procure manter o interesse por quem está ao seu lado e faça o possível para que ele(ela) se sinta sempre atraído(a) por você.
- Excesso de cobranças: Exigir demais do outro pode fazer com que ele se sinta pressionado, além de desgastar a relação. Portanto, faça a sua parte e ao invés de fazer inúmeras exigências, seja sempre honesto(a) e relate ao(a) parceiro(a) o que está lhe causando insatisfação, pois assim as chances de a situação ser revertida serão bem maiores.
Quando mencionamos as cobranças não podemos nos esquecer do ciúme excessivo, que passa a ser uma tortura, já que o ciumento cobra explicações de tudo e faz uma série de exigências, o que acaba fazendo com que o(a) parceiro(a) se sinta sufocado(a) com tudo.
- Intervenções de familiares:Quando decidimos nos casa com alguém devemos estar ciente de que estamos construindo uma nova família, o que não quer dizer que você deverá abandonar os demais familiares, mas significa que a partir de o momento que você estabeleceu uma relação mais séria, a sua prioridade será a pessoa escolhida para estar ao seu lado.
- Traição e mentira: Constantes histórias falsas e até uma traição que ocorreu podem fazer com que a confiança seja quebrada. Com a confiança em um nível baixo, certamente a relação acaba ficando estremecida e há a necessidade de quem errou tentar reconquistar a credibilidade do(da) parceiro(a) e mostrar que houve um real arrependimento e existe o desejo de mudança.
Dicas para Superar uma Crise Conjugal
Agora que você pode reconhecer os fatores que têm a capacidade de desencadear uma crise conjugal, partiremos para o principal objetivo de nosso texto, que é apontar caminhos para que você reconstrua o casamento e traga a harmonia de volta para o seu lar. Então além de analisar os pontos que serão sugeridos, coloque-os em prática e salve o seu casamento.
Avalie o seu Comportamento
Se algo está dando errado em seu casamento, por mais que você considere o seu parceiro como o culpado de tudo, procure ser crítico(a) em relação ao seu comportamento, pois algumas atitudes impensadas da sua parte podem ter desencadeado o problema, por isso não tenha medo, analise a sua postura e corrija os seus erros, caso você tenha detectado falhas em algum momento.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=gbaa–wiQKk[/youtube]
Encare o Problema sem Medo
Ao invés de ficar apontando o culpado ou mesmo maquiando a situação, procure encarar o que está acontecendo de fato, pois só assim você terá capacidade e se sentirá encorajado(a) para lutar por seu casamento.
Aposte no Diálogo
Se a falta de diálogo causou uma crise conjugal ou mesmo se ele está presente, mas algum fator fez com que a situação ficasse insustentável, procure sentar com seu parceiro e colocar tudo em pratos limpos. Mas lembre-se que para que um diálogo seja eficaz, manter o respeito e a honestidade determinará o rumo da conversa.
Abra o seu Coração
Se você ama de verdade o seu cônjuge e acredita que vocês foram feitos um para o outro não espere que uma crise se aproxime para dar valor na relação e mudar de atitude, mas procure fazer de cada dia um momento para amar e ser feliz.