Atualmente há um crescente número de pessoas que estão optando por ir morar no exterior com a intenção de morar mesmo, de fixar residência, enquanto outros têm ido somente para fazer intercâmbio, morar fora algum tempo para adquirir experiência em outras áreas, ou se aprimorar em sua área de atuação, ou até mesmo para falar outro idioma fluentemente. Esta é uma decisão cada dia mais comum, entretanto sempre há um empecilho ou outro que deixa a pessoa com muita dúvida sobre a sua escolha, seja ela de família, amigos, cursos e, principalmente, o namoro.
E quando é o seu namorado, ou a sua namorada, que decide partir, parece que a dor e dúvida são ainda muito maiores, pois, família e amigos nós temos a certeza que serão sempre amigos e família e estarão sempre aqui, em todos os momentos. Contudo, no que tange ao namoro, já não temos a mesma certeza. E aí nasce uma dúvida muito grande: o que fazer quando o meu namorado ou a minha namorada estiver morando em outro país?
Priorizando Os Objetivos
Muitas vezes algumas pessoas sentem-se rejeitadas ou menos importante na vida do outro diante de uma situação dessas. Acreditam, muitas vezes, que a pessoa está pensando apenas em si e não se importa com ela, que vai ficar aqui com a incerteza do regresso. Mas uma das coisas mais importantes a se fazer nessas horas é uma boa conversa.
É necessário que ambos se sentem, conversem e priorizem os seus objetivos. Muitas vezes a vida profissional existe mais do que a própria vida amorosa, mas tampouco uma será vencida pela outra. A depender do que você quer para a sua vida profissional, há sim a necessidade de abrir mão de algumas coisas para conquistar outras, ou pelo menos dar um tempo de algumas coisas para conquistar outras e logo depois retomar as atividades e relações que ficaram em standby.
Então, se o momento do seu amado ou da sua amada requer algum tempo de distanciamento físico por razões profissionais, para aprimoramento e abertura de novos horizontes, não seja drástico, não imponha que ele ou ela fiquem e que abram mão dos seus objetivos para ficar ao seu lado, pois a sua insegurança não lhe permite enxergar as coisas do mesmo modo que ele. Já pensou que o “up grade” que ele fará em sua vida, pode, muito bem, ser muito útil para você também? E se ele já tem prazo para retorno, há sim a possibilidade de um bom diálogo para minimizar os traumas e os medos de uma separação momentânea.
Superando a Ausência
Quando o seu namorado decidiu ir morar em outro país, é uma decisão séria, diferente de só se mudar de bairro, de cidade ou até mesmo de estado, pois a locomoção dentro do mesmo país é muito mais rápida e barata. A distância é algo realmente muito ruim, que mexe com as estruturas do relacionamento, dos mais sólidos possíveis.
A ausência física é um dos maiores empecilhos, pois ela vem carregada de dúvidas, de incertezas, de medos. Ai você fica se questionando se ele está te traindo, o que está fazendo agora, com quem está e acha até que fica mais fácil mentir, pois você não terá como comprovar.
Mas uma coisa é certa, no momento em que decidiram continuar namorando, mesmo que a distância, o mais importante é acharem soluções inteligentes para que a ausência um do outro não transforme o relacionamento num fiasco. Aprender a respeitar o espaço um do outro, a respeitar as escolhas, já é bom começo.
Outra coisa importante a fazer é criar uma rotina para aquele período em que era dispensado ao seu amado que agora está distante. Se ele está longe, estudando e trabalhando, se aperfeiçoando, que tal você usar o tempo livre, que passava com o seu amado, para criar uma rotina de estudos, fazer cursos dos quais sempre quis fazer e não tinha tempo? Esta é uma opção muito inteligente, pois além de você se distrair e não ficar procurando coisa onde não, é uma forma de também se aprimorar, adquirindo, desta forma, mais conteúdo, mais bagagem para a sua vida e sua carreira.
Esses momentos de “solidão” são ótimos para, além de revermos a relação conjugal, também nos aprimorar naquilo que já queríamos, mas que o tempo curto nos impedia de fazer. E quando opta por fazer um curso, por exemplo, é uma boa oportunidade para conhecer pessoas, ampliar o seu “networking” e quem sabe, dessa nova amizade, rolar uma boa oportunidade de emprego, melhor do que aquela que você já tem.
Mudando A Rotina
A mudança de espaço físico do seu amor também exige uma alteração na sua rotina, por isso até que já sugerimos cursos para fazer nas horas em que estariam juntos. Mas além de cursos e mais cursos, você também precisa ter tempo de laser, sair para se divertir.
No primeiro momento lhe parecerá meio estranho sair sozinha, a sensação é de que falta algo. No início você até ficará meio apática, sentir-se-á também um tanto culpada, já pode pensar que, enquanto ele trabalha e estuda, cá estou eu, me divertindo (ou pelo menos tentando, esta era a intenção). Mas nada de culpa… Muito menos de ciúme exacerbado. Este é um momento diferente na vida de ambos, que devem sim ser aproveitado sem medo, sem culta e com total confiança um no outro, afinal de contas, sem confiança mútua, nada vai adiante.
Adequem os seus horários para que possam se falar, seja por telefone ou por internet, (lembrando que existem vários programas que permitem a comunicação em tempo real e de graça com pessoas em qualquer lugar do mundo). Será muito importante esse momento para colocarem o papo em dia, falarem das rotinas, das novidades, das juras e trocas de amor e dos planos para um futuro breve.
Mas, Se Resolverem Dar Um Tempo…
Bom, as dicas acima são para aqueles casais que optaram por permanecerem juntos durante a viagem. Mas se no seu caso, a dúvida, a falta de confiança e o ciúme forem muito exagerados, seria realmente o caso a ser pensado de dar um tempo. Dão esse tempo no namoro e cada um vai viver a sua vida da melhor forma possível e quando o outro regressar, aí sim vocês analisam o tempo que ficaram distantes e se vale ou não a pena voltarem!
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=jW37Sw1nHmI[/youtube]