As frutas, verduras e legumes podem ser uma parte agradável da dieta do seu filho. Eles contêm nutrientes essenciais que são importantes para a saúde, crescimento, e desenvolvimento de uma criança.
Os pais se perguntam como podem introduzir esses alimentos na alimentação de seu filho. A reposta é simples: Se eles comerem e demonstrarem que gostam de verduras e legumes todos os dias, seus filhos vão normalmente seguir o exemplo.
As Crianças Aprendem pelo Exemplo
As verduras e legumes coloridos e crocantes é uma parte importante e agradável da dieta do seu filho. Ambos contêm nutrientes essenciais que são importantes para a saúde, o crescimento e desenvolvimento infantil.
A maioria dos bebês comem frutas e legumes como um dos primeiros alimentos sólidos. Após o primeiro ano, os pais podem observar que seu filho é mais exigente com a comida e que se tornam pessoas mais independentes.
Os pais podem se preocupar se seu filho começar a comer menos frutas, verduras e legumes de vez em quando, mas isso geralmente não causa nenhum dano. Não é recomendável forçar as crianças a comerem mais frutas, verduras e legumes.
A melhor maneira é os pais aproveitarem esses alimentos como parte de uma dieta diária de toda a família. Pode levar algum tempo, mas esta é a forma como as crianças aprendem melhor. Então, os pais devem continuar tentando.
Os Benefícios de Frutas, Verduras e Legumes.
Há muitas razões para que todos gostem de comer uma grande variedade de legumes, verduras e frutas. Esses alimentos fornecem vitaminas importantes, tais como a vitamina C e ácido fólico. Eles também têm outras substâncias que são importantes para ajudar a reduzir o risco de alguns tipos de câncer e doenças cardíacas.
Qualquer Quantia é Melhor Que Nada
Segundo especialistas, todas as pessoas deveriam ser incentivadas a comer duas frutas e hortaliças cinco dias, mas muitas crianças e adultos não o fazem. Às vezes, as crianças podem esperar “uma comida mais saborosa”, com alto teor de gordura como salgadinhos ou doces, por exemplo.
Os pais devem continuar a oferecer ao seu filho uma variedade de frutas, verduras e legumes todos os dias, e não apenas o tipo de alimento que eles gostam. As porções de alimento das crianças podem ser pequenas e dependem de seus níveis de apetite, idade e atividade.
Os pais devem sempre lembrar-se que qualquer quantidade é melhor que nada e sempre tentar encontrar maneiras de incluir mais alimentos saudáveis na nutrição de seus filhos.
Incentivar o Filho a Comer mais Frutas, Verduras e Legumes.
Se os pais seguirem hábitos alimentares saudáveis, a criança pode eventualmente seguir o seu modelo.
Os responsáveis devem sempre continuar a oferecerem frutas, verduras e vegetais em uma variedade de formas, pois as crianças são mais propensas a comer o que lhes é familiar.
Nunca ache que o seu filho não gosta de uma fruta, verdura ou vegetal em particular. A próxima vez que você tiver que oferecer-lhe pode ser o dia em que ele vai decidir experimentá-lo. Os gostos das crianças costumam mudar com a idade.
As Etapas Para o Sucesso Incluem:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Q1hNRZyBEu8[/youtube]
– Envolver a criança na preparação dos alimentos e no planejamento das compras;
– Realmente mostrar que gostam de frutas, verduras e legumes para seus filhos;
– Incluir frutas e verduras, sempre que possível na dieta das crianças;
-Continue tentando sempre.
Envolver a criança na preparação e planejamento alimentar. As sugestões incluem:
-Envolva o seu filho na escolha de qual fruta ou legumes que ele gostaria de comer;
– Leve seu filho para comprar frutas, verduras e legumes e deixe-os ver, cheirar e sentir esses alimentos com você;
– Peça ao seu filho para tirar uma foto e descrever a comida para você;
– Deixe seu filho ajudar a lavar e preparar as fruta, verduras e legumes;
Use esta oportunidade para explorar novas cores e formas desses alimentos;
-Incentive as suas competências, permitindo-lhes fazer uma salada simples para servirem-se junto com você;
– Conte uvas ou bagas junto com eles em uma tigela;
– Plante alguns legumes ou ervas no jardim se sua casa ou em um vaso. Deixe seu filho aguar e nutrir a planta.
Desfrutar de Frutas, Verduras e Legumes.
As sugestões incluem:
-Lembre-se de desfrutar de refeições em conjunto com o seu filho sempre que possível. Se o seu filho vê você comer e gostar realmente de uma grande variedade de frutas, verduras e legumes, eles ficam mais propensos imitar o exemplo.
– Às vezes uma criança pode preferir seus vegetais crus em vez de cozido, esteja atento a essas preferências.
– Uma criança pode recusar novos alimentos se as refeições forem estressantes, sendo assim os pais devem tentar concentrarem-se nos aspectos positivos sobre a refeição e evitar discussões na hora da alimentação.
Apresentação dos Alimentos
As sugestões incluem:
-Mantenha uma taça de frutas frescas sempre a mão. Mantenha verduras, e alguns legumes, como ervilhas, tomate cereja, cenouras e cogumelos na geladeira para fazer um lanche rápido.
– Arrumem de modo divertido os legumes, verduras e frutas no prato. Sirva frutas de cores diferentes e corte os legumes e verduras para uma mudança ou para oferecer a seus filhos um prato especial.
-Para crianças relutantes em comer esses alimentos, tente uma nova fruta e vegetais uma vez por semana.
-Inclua frutas, verduras e verduras na alimentação, sempre que possível.
As sugestões são as seguintes:
-Incluir legumes e frutas em uma variedade de maneiras e na maioria das refeições e lanches.
-Ao invés de procurar novas receitas, tentem aumentar à variedade e quantidade de vegetais adicionados as receitas favoritas da família, como molhos para massas, sopas ou frituras.
Sugestões de Lanches
Inclua vegetais e frutas nos lanches também. Tente estas ideias para lanches:
-Espiga de milho;
-Batatas;
-Sopa de abóbora;
– Pipoca caseira;
-Legumes com molhos de salsa ou iogurte;
Bolos feitos com frutas ou legumes adicionados;
– Segmentos de frutas ou vegetais congelados para espetos de frutas;
– Compotas;
-Saladas de fruta;
-Suco de frutas;
-Prato com frutas variadas.
Continue Tentando
As sugestões Incluem:
-As crianças precisam ter a oportunidade de aprender, ou às vezes de reaprender, para apreciarem as frutas, verduras e legumes. O papel dos pais é o de torná-los disponíveis para as crianças. Lembrem-se de que seu filho pode precisar ver uma fruta, verdura ou vegetal 10 ou mais vezes antes de estarem prontos para experimentá-los.
-Sempre incluía uma pequena porção de legumes no prato do seu filho. Incentive-os a tentar, mas deixe-os decidir se querem ou não comer.
– Ofereça legumes crus e crocantes, antes da refeição principal, quando as crianças estão muitas vezes com mais fome.
-Tente evitar preparar alternativas para a refeição que você preparou. Seu filho pode optar por deixar determinados alimentos no prato, mas vai aprender a aceitar a refeição oferecida, se nada mais lhe for oferecido.
Salete Dias