O debate profissão x coração é um dos mais antigos da humanidade. Desde que homens e mulheres começaram a ter renda igual e o direito de saírem de casa todos os dias para manter seus empregos, o debate entre namorar, casar e trabalhar bastante se tornou intenso. Mas será que dá para colocar na mesma balança com equilíbrio a vida profissional e os assuntos do coração?
Infelizmente sim. Para a maior parte das pessoas é uma verdadeira guerra épica conseguir equilibrar os dois lados. Por que? Porque somos fadados a fazer tudo intensamente, e algumas escolhas são necessárias as vezes que podem atrapalhar a vida amorosa. O que você faria se tivesse perto de casar, anel no dedo, festa pronta, mas uma super promoção para morar em Paris surgisse? Este é um dos pontos de maior impasse entre amor x trabalho.
Quando o Exagero Atrapalha
Um dos maiores problemas para equilibrar o amor e o trabalho sempre é o exagero. Se você quer o shake perfeito, não pode colocar nem açúcar demais e nem água demais, não é mesmo? O mesmo vale para esses dois lados. Quando há trabalho demais e saídas demais atrapalhando o aproveitamento no emprego, sempre haverá um problema.
Mas como conseguir uma dosagem perfeita dos dois? Para muitas pessoas é bem difícil. Uma dica pode ser ter uma agenda e ser mais rígido em seguir seus horários. Na sua rotina diária deve ter tempo para descanso, tempo para namorar e tempo para trabalhar. Quando tudo estiver em seu devido lugar, as coisas com certeza vão andar.
Abrir mão do Emprego Pelo Amor é Vintage
Um dos tópicos mais antigos de amor x trabalho é voltado para as mulheres. É precisar escolher entre ser uma esposa dedicada e mãe para cuidar dos filhos. Há 50 anos nosso artigo enfatizaria o quanto é importante ser uma mãe em tempo integral e cuidar dos filhos 24 horas, mas hoje isso é vintage. Vintage porque existe, ainda está entre nós mas é uma escolha antiga em uso.
No mundo moderno não é mais preciso escolher entre ser uma esposa e uma mãe. Existem ferramentas para ajudar como irmãos mais velhos cuidando dos mais jovens em um curto período de tempo, ou um pai ajudando ou babás. Claro que são escolhas difíceis, pois empregados jamais serão do mesmo jeito e com o mesmo carinho que os pais, mas são bem eficientes e podem curtir tanto seus filhos como os pais em casa. Há crianças realmente apaixonadas por suas babás e pessoas que nasceram para cuidar do filho dos outros com tanto amor como os seus.
Abrir mão do emprego não é mais necessário em prol do relacionamento. Ao invés disso, é uma boa dica pensar em usar ferramentas a seu dispor. Existem boas alternativas, como buscar empresas com berçários para seus empregados e empregos com escolinhas em endereços próximos. Se o casal quiser, poderá sim adequar emprego de homem e mulher com a criação dos filhos e viver um relacionamento feliz.
Negar uma Promoção em Prol do Amor?
Um dos debates mais comuns é até quando se pode crescer na profissão e não deixar o amor de lado. Mas você já ouviu o dito popular “quando se quer dá um jeito?” Será igual com seu coração e sua profissão. As vezes vai valer a pena alguns sacrifícios como morar longe do marido ou esposa para conseguir um bom emprego.
No caso dos namorados, a escolha se torna mais fácil. Não vai matar o romance viver um tempo fora de casa, seja em outra cidade ou estado, apenas para ter uma boa promoção. Ai vale o pensamento do bem maior: você vai voltar com um currículo bem melhor e pode conseguir uma boa vaga, dobra ou triplicar o seu salário morando em sua própria cidade. Não é bacana? E a regra é assim mesmo, bem simples: você irá morar em outra cidade e pode voltar bem melhor.
Mas no momento da escolha não parece a coisa mais bacana. Haverá brigas, confusão, sorrisos amargos e muito ódio por ter escolhido o emprego ao invés do namorado. Mas não é bem assim. Se existe amor, dá para dar uma pausa nas visitas constantes sempre! E há sempre passagens aéreas baratas, bons pacotes de fim de semana que podem se tornar ao invés de uma visita para namorar, pequenas viagens de férias. A ideia parece atraente? Pois será assim se sua escolha for feita.
Mudar Para Acompanhar o Amor na sua Empreitada Profissional?
Parece loucura, mas por que não? Um determinado casado conhecido da autora do artigo viveu por alguns meses. Ele, funcionário público do Banco do Brasil, não queria aceitar a mudança de cargo da quase noiva para São Paulo porque seria bem distante, pois ambos moravam em Recife. Depois de alguns meses um amigo deu a solução mais simples possível: ele mudaria com ela! Ele ocupada um cargo base em uma empresa que permite mudanças para outras agências bancárias e poderia acompanhar ela em todo o Brasil. Parecia simples, mas o casal não enxergava isso por muito tempo.
As vezes a mudança parece ilógica, pois acompanhar um namorado apenas ou marido e abandonar família e amigos em prol de uma paixão é mesmo uma grande escolha. Mas e se for o certo a fazer? Se seu coração diz que é certo, se você sente a necessidade de acordar com o outro, dá para buscar a felicidade mesmo em outra cidade ou até outro país. Se a profissão permite isso, não custa tentar, não é mesmo?
É Possível ser Feliz no Amor e no Trabalho
Sim, é possível. Com a dose certa de rotina, buscando tempos vagos para curtir a relação e também um pouco de bom senso de não cortar a carreira por conta de um romance, os dois lados, profissional e pessoal, podem sim viver lado a lado. O que não vale é anular um em prol do outro. Sem equilíbrio ninguém consegue ser feliz.