Estar com quem você realmente gosta, e que gosta de você é muito bom. Por isso, é tão gostoso estar perto da família. Na família estão aqueles que querem o seu bem, te apoiam e torcem pela sua felicidade. É o lugar onde você se sente seguro, protegido, onde você sabe que pode ser “você mesmo”. Quando se ouve a palavra família, a primeira coisa que nos passa pela cabeça é aquela formação feita pelo pai, mãe e filho (os). Isso porque, aprendemos que as outras pessoas ligadas a nós , por laços de sangue mas, que não fazem parte do grupo que nos está próximo (pai, mãe, filho), são familiares.
Logo, os avós, os tios, os primos, são familiares. Contudo, por incrível que pareça , mudamos essa denominação , família, familiares, de acordo como nos sentimos em relação a eles. Quanto maior e mais forte for o laço afetivo, mais próximos nos sentimos de cada um deles. É importante ressaltar que uma família não é só formada por pessoas ligadas por laços de sangue. Faz parte de uma família também, aquele membro que a ela foi introduzido por amor.
Comunidade Familiar
Vivemos todos em comunidades, grandes ou pequenas, durante toda a nossa vida. Mas a família é a primeira comunidade da qual fazemos parte. E é nela que recebemos os primeiros ensinamentos, que levaremos por toda a vida e, que são fundamentais. Esses ensinamentos, que recebemos dentro da família, por mais simples que ela seja, são as bases que nos transformam em pessoas com comportamentos adequados, aptos para viver em consonância comportamental dentro de uma sociedade.
Que tal todos a Mesa na Hora das Refeições
Diante de uma vida com rotinas de trabalhos intensas, onde muitas vezes as atividades de cada um são em horários diversos, é cada vez mais difícil a família reunida durante as refeições. ( em muitas famílias, os pais por questões de trabalho, não se encontram em casa nesses momentos) . E, acaba que esse momento tão importante, fica relegado a segundo plano e, não deveria ser assim. O ideal é que todas as famílias pudessem estar reunidas durante o almoço. Porque, reunião familiar é uma das formas de se estreitar os laços afetivos, preservar a saúde , criando hábitos saudáveis e, transmitir ensinamentos voltados para atitudes comportamentais. Tais como: sentar-se à mesa, não começar um assunto stressante durante as refeições, não brigar , comer devagar, não levar para a mesa coisas como livros, jornais, notebook… Vale lembrar também, que os hábitos saudáveis em relação à escolha dos alimentos , que nos são passados pela família , os levaremos por toda a vida.
Embora não pareça, uma das melhores rotinas que existem são as refeições em família. Estudos mostram que casos de distúrbios alimentares na adolescência , ocorrem em número muito menor quando as principais refeições são feitas em família. Outro fator que merece ser considerado é com relação às drogas. O uso de cigarros e de outros tipos de drogas é visivelmente menor entre aqueles que tiveram uma maior convivência familiar.
Dicas
Alguns hábitos simples , porém muito importantes , aprendemos no convívio familiar
É importante observar que a mesa onde são feitas as refeições, não deve estar próxima ao aparelho de televisão. Porém, se não for possível mantê-la afastada, que pelo menos ela esteja desligada durante o almoço, jantar, etc.,. Comer assistindo televisão não é um hábito saudável. E pense … Cada momento em família é importante demais para ser dividido com qualquer outra coisa.
Pessoas que formam uma família, deveriam estar sempre juntas . Porém, como essa possibilidade é muito pequena, é preciso que cada momento onde é possível estarem todos reunidos, seja também um momento de prazer.
A família é fundamental para o equilíbrio do ser humano. Por isso devemos estar sempre buscando formas para que as pessoas que fazem parte desse núcleo, não se percam umas das outras. Existem pessoas que estão sempre buscando meios para promover uma bela reunião familiar: almoço, churrascos, jogos, passeios, viagens, a escolha fica por conta da disponibilidade dos participantes e da criatividade de quem está organizando.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=WqdLHk70q0c[/youtube]
Que tal Aquele Almoço Especial
Uma das formas mais aconchegantes para se reunir uma família é sem sombra de dúvida um bom almoço. Mas antes de sair convidando a todos , resolva com certeza todos os detalhes: onde acontecerá, o que será servido, como será servido, quantos serão convidados. Para que não ocorra nenhuma surpresa desagradável, quanto ao que se vai oferecer , e em se tratando de um almoço em família é ideal também, que se procure saber se existe entre as pessoas convidadas alguém seguindo alguma dieta especial. Se o almoço for servido em casa, escolha com carinho a toalha que usará, atenção aos talheres ( para que não falte ) e não se esqueça das flores, Elas tornam o ambiente mais alegre e receptivo. Se o local escolhido for um restaurante ou similar, procure saber ,como é o ambiente em questão para que ninguém, por alguma razão se sinta constrangido.
A Preferencia é pelo Churrasco
Quando se trata de uma reunião informal, principalmente se a intenção é a reunião familiar, o churrasco tem sido uma opção cada vez mais usada. Além de ser uma forma simples, é bem menos trabalhosa para quem o estiver oferecendo. E, geralmente, em toda família há aquele “especialista” em churrasco e esse, certamente ficará muito contente em cumprir essa tarefa.
Assim como no preparo do almoço, saber quantas pessoas comparecerão ao evento é muito importante na hora de ir às compras. O ideal tanto para o almoço em casa quanto para o churrasco , é enviar convites , que pode ser feito através de várias formas, ( em se tratando de informalidade , no caso de família, pode ser feito até através de email ) , e pedir que confirmem a presença.
Muito Importante
Encontro familiar não é o momento para se colocar nada “ em pratos limpos”.