Todos os seres humanos nascem com a capacidade de se relacionar, de se interessar por outras pessoas e principalmente de amar a outro ser humano.
E devido a essa capacidade e necessidade que existem em todos os seres humanos de nos relacionarmos com outras pessoas, de amarmos e sermos amados, todas as pessoas do mundo possuem algum tipo de relacionamento com outras pessoas, e esses relacionamentos são dos mais variados tipos (amizade, amorosos e etc.) e as pessoas tratam e vivem esses relacionamentos de uma maneira diferente, pois tudo varia conforme uma série de fatores que vão desde a criação pessoal, ao modo de cada pessoa ver e viver a sua vida e etc.
Devido a existência da individualidade pessoal e da nossa personalidade, todas as situações que são vividas nos mais variados relacionamentos são vividas unicamente por cada pessoa, e cada um reage de maneira diferente a mesma situação. Quantas vezes nós não nos perguntamos ou tentamos entender a reação de um amigo ou amiga para uma situação vivida, exemplo: pessoas que fazem tudo e mais um pouco pelo seu parceiro, enquanto o outro não faz praticamente nada por ela, ou pessoas que correm desesperadamente atrás de outras para viverem um relacionamento amoroso e etc.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=FRD7XyMdb2E[/youtube]
Os Casais
É fundamental em nossa vida nos relacionarmos com as outras pessoas, no entanto, nós seres humanos fomos criados com o dom e a capacidade do amor. Vivenciar o amor em nossa vida é extremamente importante e salutar para cada um de nós seres humanos. É ótimo estar apaixonado, pois é um dos sentimentos e estados pessoais mais agradáveis que podemos vivenciar e experimentar.
No entanto existem pessoas tanto de forma individual como quando estão vivendo como casal que não sabem vivenciar o amor de forma adequada para viverem harmonicamente esse sentimento. Existem pessoas que vivendo individualmente são extremamente agradáveis, divertidas, boas companhias, que dão prazer de estar em uma convivência de amizade.
No entanto, quando essas pessoas estão com seu parceiro amoroso, acabam se tornando pessoas de difícil trato e que não trazem nenhum prazer em estar na sua convivência quando estão em casal.
Por isso é importante que todos nós conheçamos os nossos comportamentos, para que possamos ser pessoas agradáveis e de boa convivência independente de estarmos sozinhos ou acompanhados do seu parceiro ou parceira. Além disso, o controle das emoções e do comportamento vai auxiliar a melhorar a própria vida amorosa.
A compreensão dos seus hábitos e dos hábitos de seu parceiro (a) demonstra o seu comprometimento com o seu relacionamento e também irá ajudar a pessoa a resolver os problemas que surgem diariamente na convivência como casal e essa atitude irá mostrar a sua decisão e escolha para o tipo de relacionamento que você deseja viver.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=W4RsFedMGGE[/youtube]
Os Tipos de Casal
Saber identificar o tipo de casal que você faz parte pode ajudar a desenvolver e a corrigir os problemas que sempre surgem na relação. Pois a partir do instante em que nos identificamos, e fazemos uma análise critica do nosso comportamento, compreendemos melhor o comportamento e a necessidade de quem caminha ao nosso lado no relacionamento para que este logre êxito.
Conforme especialistas, o tipo de casal que a pessoa faz parte, é resultado das experiências vividas por cada pessoa ao longo de toda a sua vida.
Os especialistas definem os diversos tipos de casais existentes devido ao comportamento dos parceiros.
Segue abaixo alguns dos tipos de casais existentes, que são identificados pelos especialistas:
1) Casal do Tipo Cão e Gato – esse tipo de casal é feito por pessoas que brigam de forma constante, inclusive em publico. Esse tipo de casal é composto por pessoas que gostam do ciclo que é composto pela briga e pela reconciliação, para essas pessoas esse ciclo é uma forma de dar um molho, uma emoção ao relacionamento. As pessoas que formam um casal do tipo cão e gato estão habituadas aos conflitos. Para pessoas que não são acostumadas a esse tipo de relacionamento, é difícil compreender o motivo do casal permanecer junto perante a tantos desentendimentos. Alguns problemas como traição, perda de respeito entre os parceiros ou a quebra da confiança, podem aumentar os conflitos no relacionamento;
2) Casal que se Baseia na Emoção da Perseguição – nesse tipo de casal, sempre existe um dos parceiros que está perseguindo ou correndo atrás do outro, com o intuito de conquistar o amor, a afeição, ganhar a atenção do outro parceiro. As pessoas que fazem parte de um relacionamento que consiste na emoção da perseguição, de uma maneira geral demonstram medo de parecerem extremamente dependentes ou de demonstrar grande carência. A dependência e a carência são os problemas mais comuns vividos pelos casais que vivem uma relação deste tipo;
3) Casal do Tipo Pais e Filhos – nesse tipo de casal o comportamento consiste em um dos parceiros cuidar e se sentir responsável pelo outro, como se o parceiro tivesse uma capacidade menor que a dele. Esse tipo de comportamento se aproxima muito da relação entre pais e filhos. Esse tipo de comportamento por parte do casal surge quando o casal tem filhos ou quando um dos cônjuges passa por uma situação de fragilidade, como os problemas de saúde. Neste tipo de casal, a atração se mantém no fato de um dos parceiros encontrar o propósito de proteger o outro. O maior problema deste tipo de relacionamento é o fato de existir um controle até mesmo excessivo por parte do parceiro que exerce o papel de pai ou mãe;
4) Casais de Pessoas Muito Parecidas – as pessoas que participam de um casal deste tipo, de uma forma geral tem em comum opiniões, hobbies, tipo de carro, tipos de roupas e acessórios. Esse tipo de relacionamento normalmente é constituído por pessoas que em relacionamentos anteriores tiveram problemas e momentos difíceis. Esse tipo de casal gera uma união segura, e ambos se comportam como sendo um o melhor amigo do outro;
5) Casal Maduro – esse tipo de casal é formado em pessoas que não se deixam abalar por suas diferenças pessoais e de personalidade ou pelos seus conflitos de interesse, independente da idade que eles possuem. As pessoas que compõem um casal maduro são pessoas sensíveis ao seu parceiro e aceitam as características individuais do outro. A relação se caracteriza por ser estabilizada e segura. O problema deste tipo de relação é que devido a raridade dos conflitos e brigas, pois o casal busca sempre ficar em uma situação de comodidade, não existem oportunidade de buscar mudanças e melhorias;
6) Casais Siameses – esse tipo de casal é aquele que o casal vive grudado, é aquele casal onde tudo que um vai fazer o outro faz junto desde o passeio ao shopping, ida ao cinema, a shows, ao futebol, Dividem as senhas de e-mail, facebook, MSN. Esse tipo de casal é completamente alheio ao mundo ao seu redor, e o maior problema encontrado é o “grude” que vivem, que tira a liberdade do parceiro e que pode acabar desgastando a relação;