Como Contar Para os Meus Pais Que Sou Homossexual

Dizer aos Pais

Muitos adolescentes têm estas dúvidas: percebem-se como homossexuais e não sabem como revelar sua orientação sexual para os pais. Neste artigo tentaremos abordar alguns aspectos que devem ser observados no momento em que o indivíduo estiver revelando um assunto tão íntimo aos seus pais.

Possíveis Reações dos Pais

Veremos qual a melhor forma de se aproximar de seus pais com o que talvez seja considerado por eles, como uma notícia que eles podem muito bem achar impactante. Você deve estar preparado para a possibilidade de que esse choque possa resultar em uma reação na qual você possa sentir-se rejeitado. Tente entender que alguns pais precisam de um maior tempo para a aceitação de um filho homossexual, procure ser paciente e tentar não dar lugar à raiva.

Conversa Franca

Conversa Franca

Muitos pais têm dificuldade em discutir abertamente o sexo com seus filhos. Você provavelmente está consciente do nível de sua capacidade de falar sobre o assunto, e deve ter em conta esta dificuldade ao abordá-los. Obviamente para revelar sua homossexualidade não precisa que os seus pais sejam muito bem informados sobre assuntos sexuais. Talvez a quantidade de conhecimento sexual que eles tenham transmitido a você possa ser uma diretriz a ser seguida.

Como Dizer a Seus Pais?

Não existe uma única maneira de contar a seus pais que você é homossexual. Da mesma forma que não há duas famílias que sejam exatamente iguais, que usem o mesmo para educação, ou utilize as mesmas palavras om os filhos, isso irá variar de uma família para outra. No entanto, muitas reações são comuns a todas as famílias, e sabendo disso, muitas vezes é possível trabalhar o melhor método para contar a sua família.

Muito poucos pais imaginam que seus filhos poderiam, eventualmente, ser homossexuais. Mesmo aqueles que podem ter tido suspeitas ainda assim podem ficar chocados, tristes ou com raiva quando confrontados com o fato. Tente entender isso. Você teve, talvez, vários anos para gradualmente perceber-se como homossexual.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xU2WxXX-Svk[/youtube]

Seus pais, não terão todo este tempo quando você lhes disser. Embora os adolescentes, às vezes, tenham dificuldade em aceitar a opinião de outras pessoas em sua vida, incluindo os seus pais, não há como negar que eles assistiram ao seu desenvolvimento desde o nascimento até o momento atual. Então, eles vão achar é difícil aceitar que há um lado de você que eles nunca souberam.

Palavras que os Pais Podem Dizer

Na reação imediata, há certas coisas que quase todos os pais dizem. Elas incluem “Como você pode ter certeza disso na sua idade?” “Eu passei por uma fase como esta, você vai superar isso”. “Você não se esforçou o suficiente com o sexo oposto”, ou, ainda, “Você não tem medo da AIDS?” Estas são coisas difíceis de responder, se você se sentir inseguro com você mesmo.

Se você é jovem lembre-se, que existem dois aspectos para a sua situação. O primeiro é os seus sentimentos homossexuais, e o segundo é a sua experiência sexual, se houver. Portanto, você deve considerar cuidadosamente até que ponto está indo para revelar-se aos seus pais.

A homofobia (ódio ou preconceito contra os homossexuais) tem muitas formas, mas ela é baseada na ignorância e pode ser dissipada pelo conhecimento. Lembre-se de que seus pais terão de considerar como eles vão lidar com parentes, vizinhos, amigos, e talvez seus empregadores ou a religião, quando eles tomarem conhecimento da sua orientação sexual.

Tente entender essa preocupação, talvez seja uma maneira, ainda que inconsciente de proteger você quando lidar em maior escala com o preconceito dos outros. A reação dos seus pais pode ser a de tentar superproteger você. Lembre-se que para equilibrar a homofobia, existe uma grande variedade de pensamentos positivos e atitudes esclarecidas.

Confiança em si Mesmo

O ideal é que você esteja tão confiante, e tão feliz sobre si mesmo quanto possível, antes de falar com seus pais. Isto pode ser muito difícil se, para você, ser feliz em ser homossexual depender de seus pais aceitarem o fato. Para alguns, a confiança necessária para aproximar os pais podem vir de diversas fontes:

Fale sem Medo

Fale sem Medo

Juntar um grupo de jovens homossexuais de um grupo social, de ter amigos homossexuais na mídia eletrônica (Facebook, por exemplo) que podem estar na mesma situação. Ou, talvez, fale dos pais que já aceitam seus filhos homossexuais.  Você é quem vai decidir qual destes assuntos vai lhe dar a confiança necessária para abordar a questão da homossexualidade seus pais.

Para Quem Contar?

Enquanto isso, você pode começar por tendo uma decisão positiva. Você quer dizer a ambos os seus pais nesta fase, ou apenas um? A maioria de nós acha que é mais fácil falar com um dos pais, em vez dos dois quando algo está nos incomodando. Também pode ser que um de seus pais não possa aceitar o fato neste momento, e talvez para ele seja mais facial assimilar a notícia vinda de seu cônjuge. Decida o que é melhor para sua família.

Decida, também, se há um parente ou amigo da família que seria melhor falar em primeiro lugar, seja para conselhos sobre como contar para seus pais, ou para ajudá-lo no momento em que você lhes dizer. Ao fazer estas decisões você já terá meio caminho andado para solucionar algo em sua vida que tem sido até o momento, nada além do que um problema.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Hyacmm28Uts[/youtube]

Os filhos e filhas frequentemente tentam observar a reação de seus pais quando eles ficam sabendo que alguém conhecido é homossexual. Este pode ser um bom momento para iniciar este tipo de revelação.
Vale ressaltar que os pais não veem as pessoas vizinhas ou os colegas de trabalhos que são homossexuais da mesma forma como veem seus filhos.

Quando é o Momento Certo para Contar?

Escolha o seu momento. Todas as famílias têm momentos espontâneos mais adequados para falar sobre algum assunto, e estas horas são geralmente melhores do que tentar criar um momento. Às vezes, os fatos podem fazer esta escolha para você. Quando algo estiver em sua mente, simplesmente deixe transparecer. Seu inconsciente muitas vezes sabe melhor sobre essas coisas.

As Palavras Certas

Não há frases padrão ou palavras para dizer a seus pais que você é homossexual. Muitas pessoas começam a dizer que eles querem contar a seus pais algo que o medo os forçou a manter escondido, ou que há algo em sua mente que eles acham muito difícil falar. Se os seus pais perguntarem se você é homossexual, então, isso será provavelmente a maneira mais fácil de trazer a situação à tona.

Diga a seus pais por que você não disse antes. Normalmente, isso ocorre porque as crianças temem a rejeição deles, ou não querem ofendê-los. Você pode ter se acostumado a estes medos, mas seus pais não. Por isso, tenha paciência e lembre-se que o amor é sempre capaz de transformar as pessoas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Relacionamento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *