A timidez é o sentimento de apreensão, falta de conforto, ou constrangimento experimentado quando a pessoa está em proximidade com a outra ou quando é abordada por outras pessoas, especialmente em situações novas ou com indivíduos desconhecidos.
A timidez pode vir de traços genéticos segundo alguns estudiosos, ou através do ambiente em que ela vive suas experiências pessoais.
Graus de Timidez
Há muitos graus de timidez. As formas que são geralmente mais conhecidas são a ansiedade social ou fobia social. A timidez pode ser apenas um traço de personalidade ou pode ocorrer em certas fases de desenvolvimento das crianças.
A principal característica que define a timidez é um medo muito grande do que as outras pessoas vão pensar de comportamento dela, o que resulta na pessoa ter medo de fazer ou dizer o que ele ou ela quiser por medo de reações negativas como críticas, ou rejeição, e simplesmente optam por evitar situações sociais nas quais tenham de participar. Alguns cientistas afirmam que a timidez também tem fortes aspectos culturais.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ArBDrm_uZmU[/youtube]
Timidez Versus Fobia Social
Um caso extremo de timidez é identificado como uma doença psiquiátrica, que é chamada de fobia social, que foi publicada na comunidade científica, como “transtorno de ansiedade social” e atualmente é considerado um problema bastante comum.
A timidez afeta as pessoas em situações sociais desconhecidas onde elas sentem a ansiedade sobre como interagir com novas pessoas, no entanto, a fobia social é uma forte ansiedade irracional sobre o fato de conhecer pessoas novas, porque a pessoa fica muito preocupada em ser criticada em sua aparição pública, sentindo-se extremamente envergonhada.
Essa condição interfere com a vida normal, porque as pessoas tímidas que se sentem assim evitam situações sociais, tanto quanto possível. Dois tipos de fobia social existem em geral a fobia social, o medo da maioria das situações sociais, e fobia social específica, o medo de um ou vários tipos de situações sociais (como falar em público).
Como ser Tímido Manter os Relacionamentos Interpessoais
Todas as pessoas já se sentiram tímidas em algum momento de suas vidas. Se você já se sentiu assim também, então já deve ter se perguntado se a sua timidez é normal. Relaxe, quase todo mundo se sente tímido em um momento ou outro, e isso não quer dizer que elas tenham algum tipo de distúrbio de comportamento.
Para a maioria de nós, a timidez é um sentimento que nos coloca em situações inconvenientes em qualquer ocasião.
Algumas pessoas, porém, estão aflitas com um grau de timidez tão grave que é quase incapacitante de se relacionar com outras pessoas. Este tipo de timidez aguda não só é muito doloroso para se vivenciar, como também pode ter efeitos devastadores sobre a vida social de uma pessoa, comprometendo sua felicidade, e sua carreira profissional.
A extrema timidez pode assumir muitas formas, e pode mostrar-se de maneiras diferente em diferentes pessoas. Algumas delas que são muito tímidas têm problemas em participar de grandes reuniões, porém ainda se sentem confortáveis em pequenos grupos, podendo de essa forma manter um bom relacionamento interpessoal.
Outras pessoas só se sentem tímidas e muito desconfortáveis com pessoas que acabaram de conhecer, enquanto outras nunca ficam a vontade em torno de muitas pessoas, mesmo aqueles que são conhecidas de um longo tempo.
Algumas pessoas muito tímidas são capazes de superar seus medos, aprendendo habilidades sociais e praticá-las com frequência em situações sociais.
Muitas também acham que é útil ter alguma medida de controle sobre suas reações físicas desagradáveis, tais como sudorese e tremor, por meio de técnicas especiais de relaxamento, ou através de treinamentos específicos para tratar pessoas extremamente tímidas.
Muitos indivíduos que são muito tímidos costumam lidar com sua extrema ansiedade simplesmente evitando quaisquer situações sociais que possam desencadear o seu desconforto. Agindo desse modo acabam ficando isolados, sem o contato tão essencial que todos nós precisamos para a troca de experiência e aprendizado.
Essa situação leva o indivíduo a recusar convites para festas e outros eventos sociais, optando por ficar isolado e até mesmo na vida profissional às vezes recusa até promoções no trabalho, se o cargo demandar o contato com muitas pessoas.
Embora evitar a situação temida possa parecer à pessoa tímida como a solução perfeita, na verdade agrava o problema em longo prazo.
Se você é uma pessoa tímida, e tem sua estratégia própria sobre como evitar lidar com seus sentimentos desconfortáveis, deve saber que esta é uma técnica que não vai funcionar! Na verdade, é muito mais provável que irá reforçar a origem de seus sentimentos de timidez.
Por isso você não tem que tentar resolver seus problemas sozinhos, ao invés disso procure a ajuda de um profissional especializado que possa ajudá-lo a viver de uma forma mais tranquila e sem ansiedades ou medos.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ArBDrm_uZmU[/youtube]
Cada vez que uma pessoa tímida escolhe uma maneira de evitar a interação social, ela reforça em sua mente o quanto ela teme lidar com outras pessoas. Ao escolher o benefício em curto prazo de evitar seus sentimentos de ansiedade, ela reforça o poder que o seu temor detém sobre ela.
Os psicólogos que se especializam no tratamento de distúrbios de timidez descobriram que evitar situações sociais pode realmente piorar o problema. Muitos desses profissionais que tratam de pessoas atingidas pela timidez recomendam aos seus pacientes um programa de exposição repetida, que vai aumentando gradualmente para a situação temida, combinado com o auxílio à pessoa sobre como aprender novas formas de pensamento que não exclua a interação interpessoal.
Existem várias terapias psicológicas que têm sido utilizadas para tratar a pessoa que apresenta uma extrema timidez. As abordagens mais bem sucedidas usam alguma variação da terapia cognitiva, ou terapia comportamental, ou de ambos, combinada com a exposição gradual e crescente à situação temida.
Tanto a terapia cognitiva quanto a terapia comportamental tem como objetivo ensinar o paciente a lidar com situações e sintomas no presente. Nenhuma dessas duas formas de terapia investiga situações no passado distante da pessoa.
Há muitos livros que podem ensinar o indivíduo a utilizar eficazmente as técnicas de terapia cognitiva para depressão e solidão. Se o seu caso não é particularmente grave, muitas vezes você pode aprender bastante lendo um bom livro sobre o assunto e fazendo os exercícios recomendados para aliviar os sintomas de timidez.
Porém se você sofre de uma timidez mais grave que o impossibilite de manter relacionamentos interpessoais saudáveis, então o melhor caminho e procurar um profissional especializado, no caso um psicólogo ou psiquiatra. Com a psicoterapia adequada para a timidez, os resultados positivos com certeza serão de longa duração.
Salete Dias