O Sentimento de Inferioridade
Todo mundo já se sentiu inferior a alguém em alguma situação, pois na verdade cada pessoa é boa em algumas coisas e não tão boa em outras. Todo mundo tem algum tipo de sentimento de inferioridade na sua vida. Porém, algumas pessoas tem um sentimento muito mais profundo de inferioridade que as demais.
Quando o sentimento de se sentir diminuído em relação a outras pessoas ultrapassa o limite da normalidade passa a ser um Complexo de Inferioridade. Esse complexo tem uma profunda base de estudos nos campos da psicologia e da psicanálise. Aliás, trata-se de uma doença psicológica séria que pode ter consequências bastante significativas na configuração da vida do paciente.
O Complexo de Inferioridade
O sentimento de inferioridade pode emergir de uma situação imaginada por aquele que sofre com ele. Os especialistas afirmam que com bastante frequência se trata de um sentimento inconsciente que atua levando os indivíduos a supercompensação e também a comportamentos como ser antissocial ou ambos.
O que diferencia o Complexo do Sentimento de Inferioridade é o fato de que o segundo pode atuar como uma espécie de incentivo para que a pessoa trabalhe na melhoria do que não está indo bem. Já o complexo representa um estágio bastante avançado de desalento e pode resultar num tipo de escapismos das dificuldades.
Podemos resumir as diferenças entre o sentimento e o complexo de Inferioridade dizendo que o primeiro é apenas uma sensação que pode passar desde que a pessoa mude algo importante em sua vida, já o segundo é um problema psicológico que precisa de acompanhamento médico para ser superado.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=cTSe8Fa0wAQ[/youtube]
O Conceito do Complexo de Inferioridade
Um dos primeiros trabalhos da psicologia que relatou o chamado “Complexo de Inferioridade” foi de Alfred Adler (1917) que utilizou como ilustração da sua teoria o “Complexo de Napoleão”.
O estudo de Adler tem um caráter mais voltado para indivíduos, mas alguns sociólogos ao longo da história chegaram a propor a existência de um complexo de inferioridade num nível mais amplo que resultaria em consequências em culturas inteiras. Essa teoria é conhecida como Inferioridade Cultural.
No estudo de Adler, que foca o indivíduo, podemos encontrar a conceituação de dois tipos de sentimento de inferioridade que são o primário e o secundário. De acordo com esses estudos o sentimento primário estaria enraizado na experiência original de fraqueza, dependência ou desamparo que a criança ainda pequena teria experimentado.
Esse sentimento de inferioridade começaria a brotar na vida da criança a partir de comparações entre a criança e seus irmãos. Já o sentimento de inferioridade definido como secundário está relacionado a um adulto que para atingir um objetivo (muitas vezes puramente inconsciente) que lhe dará segurança precisa se compensar por se sentir inferior.
Quando o indivíduo começa a observar a distância que tem entre ele e a realização desse objetivo passa a ter um sentimento negativo que acaba se ligando a aquele primeiro sentimento de inferioridade. Basicamente se trata de alguém que se sente inferior, mas para não admitir isso decide perseguir um objetivo por vezes inalcançável.
A frustração de não conseguir realizar os seus objetivos acaba fazendo com que a pessoa a volte a sentir o sentimento de inferioridade original. Um tipo de círculo vicioso muito comum na vida dos neuróticos.
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=53ocGBUfgsU[/youtube]
O Que Causa o Complexo de Inferioridade?
Quando paramos para pensar profundamente nessa questão chegamos a conclusão que todo mundo que tem o Complexo de Inferioridade tem algum elemento em sua vida que causa esse sentimento profundo de ser menos do que os demais.
Porém, observando todos os casos dessa doença chegamos à conclusão que algumas causas são as mais recorrentes. Embora não possamos catalogar toda e qualquer causa desse complexo é interessante conferir os motivos mais comuns desse complexo.
Complexo de Inferioridade Por Nascimento – Todos os seres humanos nascem com sentimentos de inferioridade, apenas não nos lembramos disso. Isso acontece porque quando nasce o bebê é dependente do que para ele são super-humanos, os adultos.
Complexo de Inferioridade dos Pais – Esse sentimento pode ser cultivado pelos pais de duas formas distintas. A primeira delas diz respeito a forma como os pais dirigem comentários negativos e avaliações de comportamento para os filhos.
Se há apenas ênfase nos erros a criança tende a crescer achando que é menos que os demais. Esse tipo de atitude dos pais influencia principalmente até os 6 anos de idade. A segunda forma de cultivar esse sentimento negativo de inferioridade que pode se transformar num complexo é através da comparação.
Os pais podem comprar os seus filhos com outras pessoas (de fora da família) ou mesmo comparar um filho com o outro. Sempre que existe uma comparação em que um lado é maravilhoso e o outro entendido como errado ou mesmo é diminuído o sentimento de inferioridade começa a nascer.
Complexo de Inferioridade Por Defeitos Físicos – Ter uma característica física que o torne diferente dos demais podem ser um motivo de grande relevância no cultivo do sentimento de inferioridade de alguém. Defeitos físicos como ser manco, problemas de fala ou visão, ou mesmo feições desproporcionais podem causar reações nas demais pessoas que acabam se transformando em situações que desencadeiam experiências desagradáveis.
Complexo de Inferioridade Por Limitações Mentais – As doenças mentais podem estar bastante ligadas a esse sentimento de inferioridade se o indivíduo passa a ser cobrado e questionado a respeito da sua performance.
Complexo de Inferioridade Por Preconceitos e Desvantagens Sociais – As motivações que levam alguém a acreditar que é inferior a outra pessoa podem ser vindas da situação financeira, status econômico, raça, orientação sexual, sexo, religião e outras.
Como o Complexo de Inferioridade se Manifesta?
Existem duas formas principais de manifestação do Complexo de Inferioridade. Basicamente são:
Recuo – Desistência e fuga de contatos sociais para não precisar ser comparado com os demais e nem conviver com o fato de que as outras pessoas são superiores.
Agressão – Trata-se de uma forma mais intensa de viver esse sentimento de complexo de inferioridade. A pessoa começa a buscar de forma excessiva a atenção dos demais mesmo que seja por meio de críticas.
Como Lidar Com o Complexo de Inferioridade
Se você acredita que tem um sentimento ou mesmo um complexo de inferioridade pode se valer de estratégias para contornar esse problema. Confira abaixo duas opções.
Consciência – Trazer esse sentimento para o nível consciente, ou seja, admitir que o tem. Procure a ajuda de um psicólogo.
Superar ou Aceitar – Aprender a superar a sua incapacidade diante de algum obstáculo ou mesmo aceitar as consequências do mesmo.