Depois do noivado geralmente os noivos já começam a planejar e idealizar o casamento, como será a cerimônia, a festa de casamento, o vestido de noiva, os convites do casamento, a decoração da igreja e da festa, enfim, cada detalhe é sempre muito importante e planejado com carinho. E entre tantas escolhas a definição da cerimônia religiosa é uma das mais importantes, especialmente quando os noivos são de religiões diferentes. Em todas as religiões a celebração do casamento é uma convenção que segue ritos, aprovações, concessões e consentimentos, e mesmo que esses ritos venham mudando ao longo dos anos o casamento permanece como um símbolo do romantismo. No entanto em algumas culturas esses ritos permanecem preservados e intactos ao longo do tempo, é o caso dos casamentos ortodoxos.
O Matrimônio Para a Ortodoxia
O matrimonio para os ortodoxos, assim como para todos os católicos, é um sacramento, que tem sua liturgia muito semelhante aquelas utilizadas antigamente na Constantinopla, com os ritos bizantinos, uma parte celebrados em grego e outra em português. O ritual do casamento ortodoxo é minucioso e rigoroso, tem uma grande riqueza de simbolismos religiosos a exemplo da dança de Isaias. A cerimônia divide-se em três partes principais que são as orações o noivado com a troca de alianças e a coroação. Uma das curiosidades do casamento ortodoxo é que os noivos não precisam declarar o tradicional “sim” diante do altar, pois ao se fazerem presentes pedindo a benção do Deus para a união dos dois deve ser o maior sinal de que desejam realmente viver juntos. O casamento ortodoxo ainda pode ser realizado por mais de um padre e até mesmo com a presença de arcebispo.
A Cerimônia
A maior parte da cerimônia do casamento ortodoxo é cantada e inicia com a invocação à Santíssima Trindade, ao mesmo tempo que os noivos recebem a benção do padre e beijam a Bíblia em sinal de reverencia. Nessa cerimônia o padre busca os noivos e leva os dois até o altar onde coloca as alianças que já estão lá, nos seus dedos com um sinal da cruz. Depois os noivos recebem as coroas de flores que são trocadas 3 vezes, tomam 3 goles de vinho e dão 3 voltas no altar seguindo o padre. Tudo é repetido 3 vezes em sinal a Santíssima Trintade, Pai, Filho e Espírito Santo.
Dança de Isaias
As voltas no altar, na chamada dança de Isaias acontecem em sentido anti-horário, significando que o compromisso que se inicia com o casamento não tem tempo para terminar. As orações que acompanham todos esses momentos são muitas vezes emocionantes, cantadas, e pedem a benção para os nubentes e também para seus pais e seus padrinhos, O padre ainda faz uma oração pedindo a Deus que uma o casal em uma só coração. Com certeza é uma cerimônia emocionante e inesquecível.